Por que utilizar o Dataverse ou SharePoint com o Power Platform

Por Luiz Antonio Sgargeta
Por que utilizar o Dataverse ou SharePoint com o Power Platform

O SharePoint é uma ótima opção se você deseja armazenar seus dados em listas simples e o volume de dados é pequeno. Quantidades maiores de dados em sua lista não são imediatamente um problema, mas talvez você precise ser um pouco mais inteligente na maneira como cria seus aplicativos e fluxos.

Para uma solução maior, você deve considerar com frequência um banco de dados que você pode considerar o SQL Server, mas isso rapidamente exige que um DBA esteja disponível. Adicionar novos campos/colunas torna-se algo um pouco mais difícil do que no SharePoint.

Uma opção que pode funcionar é o Dataverse. Dataverse é a plataforma de dados que vem com a Power Platform que não requer um DBA. Um administrador do Dataverse pode ser algo que pode ajudar

Segurança

Especialmente se você deseja proteger itens em um nível de item em vez de em um nível de lista, você pode descobrir que atingiu algumas limitações. Uma vez que você tenha muitos itens com permissões exclusivas, você encontrará todos os tipos de problemas difíceis de resolver.

Além disso, definir permissões no SharePoint de um Power App ou de um fluxo nem sempre é a coisa mais fácil de fazer.

Proteger itens no Dataverse é um pouco melhor e não é tão limitado quanto no SharePoint.

outro ponto importante a ser considerado é que itens e documentos no SharePoint podem ser referenciados usando uma URL. Então, onde você pode pensar que ocultar dados da Pesquisa e garantir que os usuários não saibam onde estão suas listas é suficiente. Se um usuário não conseguir um URL para um item, ele poderá encontrar os dados mantidos por outros itens da lista.

Comparando isso com o Dataverse, você descobrirá que não há uma url que faça referência a um registro em uma tabela.

Delegação

Delegação é a opção de enviar consultas para sua fonte de dados. Essas consultas são resolvidas na fonte de dados antes que os resultados sejam retornados.

A delegação no SharePoint é um pouco limitada se você a comparar com o SQL Server. Então, mais uma vez, o volume de dados pode ser algo importante a ser considerado.

Isso significa simplesmente que seu aplicativo ou fluxo pode ter que fazer um pouco mais do trabalho duro.

Custo da Licença

Absolutamente nenhum, bem, isso é você já está pagando por isso. Acessar as listas do SharePoint dos aplicativos ou fluxos não custa nada a mais.

Muitas vezes, esse é o motivo pelo qual as pessoas escolhem o SharePoint. Mas isso é mesmo certo? Bem, tudo depende.

Simplicidade

A criação da lista do SharePoint é definitivamente mais fácil do que a criação de tabelas no Dataverse. Isso, claro, se você for um usuário que já está acostumado a usar listas do SharePoint.

Não há necessidade de se preocupar com soluções e sem preocupações com relacionamentos complicados. Mas quando você realmente começa a pensar sobre isso, as listas do SharePoint podem ser copiadas de um site para outro (por exemplo, usando PnP PowerShell). E quando você usa pesquisas, também pode ter algo que se pareça um pouco com Relacionamentos no Dataverse.

Tempo de desenvolvimento

O tempo de desenvolvimento pode ser um desses custos ocultos. Se eu presumir por um momento que você está familiarizado com o SharePoint e o Dataverse, a criação de tabelas e listas é bastante semelhante. Mas e se você estiver familiarizado com um ou outro? Pode ser mais rápido desenvolver listas ou tabelas na sua opção preferida.

Manutenibilidade

Pessoalmente, gosto da ideia de soluções na Power Platform e mal posso esperar para que as conexões sejam incluídas adequadamente na história de implantação da solução.

Quando tenho vários ambientes e vários sites do SharePoint com listas idênticas. Usando o PnP PowerShell, posso manter rapidamente meus diferentes sites sincronizados à medida que adiciono novos campos à minha versão de desenvolvimento do site. No entanto, não consigo agrupar facilmente meu modelo de dados e meus aplicativos em um único arquivo. Sim, às vezes sinto falta das partes boas dos arquivos .wsp que costumávamos ter no SharePoint.

Conectores e APIs

Quando comparo os conectores para Dataverse e SharePoint . Existe um fator muito importante

No SharePoint você pode fazer 600 chamadas por minuto para o conector, enquanto no Dataverse você tem 6000 em 5 minutos.

Mas há mais a considerar dentro do conector.

Atualmente, o Dataverse tem 13 ações e 2 gatilhos no Power Automate

Enquanto o SharePoint tem muito mais. Especialmente a solicitação Enviar uma solicitação HTTP para o SharePoint é útil quando você deseja usar a API para fazer algo que não tem suporte diretamente no conector.

Talvez em breve tenhamos uma ação para chamar a API da Web do Dataverse dentro do conector.

Então, qual ganha o Dataverse ou o SharePoint?

Eu ainda diria que tudo depende. Para soluções menores que não vão crescer (você ainda se lembra de disquetes e discos rígidos de 20 MB que você nunca preencheria?) você pode usar o SharePoint. Além disso, se sua organização está apenas começando com o Power Apps, o SharePoint pode ser uma boa opção para um projeto de prova de conceito.

Veja também nosso artigo sobre o caminho para a hiperautomação de processos.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast