Dataverse: armazenamento e gerenciamento de dados de aplicativos

Por Erick Alves de Moura
Dataverse: armazenamento e gerenciamento de dados de aplicativos

Os dados estão no centro do desenvolvimento de aplicativos e geralmente são o fator decisivo para qual tecnologia a ser usada para o desenvolvimento. Portanto, esteja você usando uma plataforma de baixo código/sem código ou de desenvolvimento personalizada, o armazenamento de dados serão a primeira coisa a considerar. Assim, quando se trata de desenvolver Apps usando o Power Platform, existem várias opções disponíveis como Listas SharePoint, SQL Server e o Dataverse.

Então, nesta postagem do blog, vamos dar uma olhada mais profunda no Dataverse:

O que é Dataverse?

O Dataverse, anteriormente chamado de Common Data Service (CDS), é uma tecnologia de armazenamento de dados em nuvem que permite que dados estruturados e não estruturados sejam armazenados com segurança. Além disso, ele fornece recursos para integração de várias fontes em um único armazenamento, segurança de dados e gerenciamento de dados. Ele é usado como um armazenamento de dados padrão pelo Power Apps e pelo Microsoft Dynamics 365. Os dados armazenados no Dataverse são organizados como um conjunto de entidades/tabelas e cada tabela representa uma coleção específica de registros. Cada banco de dados Dataverse vem com um conjunto de tabelas padrão, bem como tabelas personalizadas criadas por organizações.

Dataverse: Segurança

O Dataverse usa controles de gerenciamento de identidade e acesso do Azure Active Directory (AAD) de nível empresarial para fornecer recursos de segurança de alto nível e garantir que apenas usuários autorizados acessem esse ambiente, dados e relatórios.

A segurança de dados no Dataverse é integrada no nível da plataforma, o que permite aos administradores definir as permissões de segurança uma vez, que serão aplicadas a todos os usuários autenticados usando qualquer um dos aplicativos do Dataverse. Ele usa segurança baseada em função para agrupar um conjunto de privilégios que podem ser associados diretamente aos usuários ou às equipes e unidades de negócios do Dataverse. Ele também fornece um recurso de segurança no nível do campo para permitir um controle mais granular da segurança no nível do campo.

Dataverse: integridade de dados

O Dataverse garante a integridade e a segurança dos dados com backups regulares, incluindo backups manuais e backups automáticos (do sistema).

Os backups do sistema ocorrem de forma automática e contínua. Para ambientes de produção são retidos por 28 dias e para ambientes de sandbox por 7 dias. Os backups do sistema para produção sem nenhum aplicativo do Dynamics 365 implantado neles são retidos por sete dias.

Os backups manuais são iniciados por administradores sob demanda e normalmente são feitos antes de fazer uma alteração significativa. O backup dos ambientes sandbox e de produção pode ser feito manualmente.

Não há limite para o número de backups manuais que podem ser feitos e os backups manuais não contam nos limites de armazenamento.

Dataverse: Integração

Um dos recursos mais atraentes do Dataverse é a facilidade com que ele pode ser integrado a qualquer plataforma Power ou aplicativo Microsoft 365, pois os dados podem ser visualizados ou integrados usando conectores. Ele é perfeitamente integrado a ferramentas populares, como Excel, Outlook, aplicativos de engajamento do cliente Dynamics 365, Power BI Desktop, Power Query, Azure Data Factory, Data Export Service e SQL Server Management Studio. Entretanto, também há conectores integrados disponíveis no Power Automate, Power Apps, Power BI e Power Virtual Agents para fornecer integração fácil e perfeita. Assim, aplicativos de terceiros podem ser integrados ao Dataverse via Web API.

Dataverse: importar/exportar dados

Os dados podem ser importados ou exportados do Dataverse usando várias opções, incluindo Power query ou Azure DataLake, mas o mais usado é o Dataflows. Os fluxos de dados podem ser configurados no portal Power Platform e permitem que você se conecte com dados de negócios de várias fontes, limpe os dados, transforme-os e, em seguida, carregue-os no Dataverse. Os fluxos de dados oferecem suporte a dezenas de fontes de dados locais, na nuvem e de software como serviço (SaaS) populares.

Resumo

O Microsoft Dataverse é muito mais do que apenas um simples banco de dados baseado em nuvem construído sobre os conceitos do Common Data Model e é aprimorado com segurança de dados, lógica de negócios e recursos de produtividade. Ele é usado principalmente como uma plataforma de armazenamento e gerenciamento de dados pelos aplicativos Power Platform, Office 365 e Dynamics 365. 

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast