Como prevenir a exaustão dos funcionários nos dias atuais?

Por Erick Alves de Moura
Como prevenir a exaustão dos funcionários nos dias atuais?

A exaustão dos funcionários, ou síndrome de burnout como é conhecida oficialmente, está se tornando um problema cada vez mais frequente em empresas. Os colaboradores que possuem essa síndrome atingem um estado de exaustão física ou mental extremo devido à situações vividas no serviço, como sobrecarga ou ter que lidar com um espaço de trabalho e líderes desestruturados.

Além de ser prejudicial para o próprio profissional, ter funcionários com burnout é um problema para a empresa. Afinal, ela terá que procurar outro profissional para ocupar o cargo do trabalhador que deixou a instituição e essa tarefa é mais dispendiosa que manter colaboradores.

E como é possível resolver essa situação? Evitar que funcionários tenham burnout é uma ação que apenas o empregador pode realizar. Pensando nisso, separamos 4 dicas para você saber como prevenir a exaustão dos funcionários em sua instituição!

Como prevenir a exaustão dos funcionários na empresa

Não sobrecarregue os profissionais

Ao dividir tarefas certifique-se de que os seus colaboradores não vão ficar sobrecarregados, pois esse é um dos principais motivos de burnout. Sendo assim, divida as tarefas igualmente entre a equipe, mesmo que sua vontade seja passar mais atividades para aquele profissional que você sabe que vai fazer bem o que foi pedido.

Isso é essencial, porque a quantidade extra de trabalho pode deixar o profissional perdido, estressado e cansado. Além disso, deixe claro qual é o papel de cada um para que eles consigam focar em suas funções e não se sintam perdidos.

Forneça ferramentas adequadas para os colaboradores

Um fato que costuma frustrar profissionais é não ter as ferramentas certas para realizar o trabalho. Esse é um grande problema, porque não importa o quanto o colaborador tente e quanto tempo ele gaste, ele simplesmente não será completamente bem-sucedido na tarefa.

Isso é capaz de cansá-lo e estressá-lo tanto, que ele pode sentir que não se encaixa na empresa. Por isso, é essencial que você forneça as ferramentas adequadas para os serviços de todos os seus colaboradores.

Tenha uma boa comunicação

Outra ação fundamental para prevenir a exaustão dos funcionários é manter uma boa comunicação com eles. Ou seja, você deve se comunicar com clareza, não ser grosso ou agressivo, estar aberto para tirar dúvidas e conversar com os colaboradores.

Ter uma boa comunicação também inclui dar feedbacks para os profissionais da empresa. Essa ação é muito importante, pois nessa conversa você consegue guiá-lo, informar o que está sendo bem feito e o que pode ser melhorado.

Dessa forma, além de cumprir melhor suas funções, o colaborador ainda sente motivado, pois ele entende que seu trabalho importa para a empresa e que essa se preocupa com seu crescimento profissional.

Incentive momentos de relaxamento no escritório

Para que o colaborador não tenha exaustão é essencial que a instituição incentive momentos de relaxamento no escritório. A empresa pode oferecer, por exemplo, pausas para ginástica laboral ou massagens rápidas durante a semana. Assim, os profissionais conseguem descansar o corpo e a mente durante alguns minutos e, depois, voltar para o trabalho mais calmos e produtivos.

Essas ações são apenas um começo para prevenir a exaustão dos funcionários em sua empresa. Para que sua estratégia seja ainda mais efetiva, analise sua instituição, veja se há outros problemas que podem causar burnout em seus colaboradores e conserte-os.

Dessa maneira, os profissionais serão saudáveis e sua empresa vai conseguir mantê-los na equipe. Depois de conferir como prevenir a exaustão dos funcionários, descubra como tornar sua empresa um local de trabalho moderno!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast