Benefícios inegáveis ​​do desenvolvimento Low-Code e No-Code

Por Erick Alves de Moura
Benefícios inegáveis ​​do desenvolvimento Low-Code e No-Code

A adoção de código baixo não apenas liberará sua equipe de TI. Também pode beneficiar toda a operação do seu negócio!

Sendo assim, nem todos entendem e apreciam completamente os muitos benefícios do desenvolvimento sem código. Se você está nessa faixa, este blog é para você.

Então, continue lendo para descobrir os muitos benefícios do desenvolvimento de código baixo.

Low-Code vs. No-Code

É quase impossível reconhecer todos os benefícios do desenvolvimento sem código sem primeiro entender o conceito subjacente.
“Low-code” e “no-code” são dois conceitos muito semelhantes. Afinal, ambas as abordagens foram criadas como uma alternativa ao desenvolvimento de aplicativos tradicional e ambas facilitam para sua empresa capacitar desenvolvedores cidadãos a criar novos aplicativos.

Existem alguns diferenciais importantes, no entanto. Embora a abordagem low-code exija pelo menos algum conhecimento básico de programação, a abordagem sem código permite que os usuários de negócios criem aplicativos sem conhecimento prévio de codificação.

O Microsoft Power Apps, por exemplo, transformou as duas abordagens em uma única plataforma de todas as ações que é tão robusta quanto possível. Atualmente com mais de um milhão de usuários ativos mensais , a ascensão meteórica do Power Apps só serve para mostrar que o movimento low-code/no-code está bem e verdadeiramente em andamento.

Benefícios inegáveis ​​do desenvolvimento Low-Code e No-Code

Neste ponto do artigo, você já pode antecipar os benefícios das plataformas low-code. Embora sejam muitos, é justo se pudermos mergulhar mais fundo para que você esteja convencido sem sombra de dúvida.

Economia de custos

No papel, a equação de criar um aplicativo personalizado poderoso é bastante simples. Você deseja contratar desenvolvedores excepcionais, minimizando os custos incorridos. Embora isso pareça ótimo no papel, a verdade é que é difícil encontrar desenvolvedores de alto nível e, mesmo que você tenha a sorte de obter um, os custos associados são, francamente, maiores.

Felizmente, o aumento da economia de custos é um dos maiores benefícios do software de baixo código. Isso porque essas ferramentas reduzem muitos dos aspectos complexos do processo de desenvolvimento de aplicativos em uma operação simples e intuitiva.

Se você considerar os custos de manutenção incorridos ao construir sem low-code e no-code, as economias de custo mencionadas acima certamente podem ser maiores. Imagine todas as metas operacionais e de negócios que você poderia alcançar com essa economia.

Hipereficiência

Quando reduzido ao mínimo, a questão de maior eficiência operacional é realmente uma questão de economia de tempo. Felizmente, esse é um dos maiores benefícios do low-code e no-code.

As plataformas low-code podem reduzir de 50% a 90% do tempo de desenvolvimento quando comparadas a uma linguagem de codificação. O tempo economizado aqui é inestimável para você e seu tempo. 

Por melhor que sua equipe de desenvolvimento seja, eles provavelmente gastam algumas horas criando interfaces de usuário bonitas e altamente interativas e vinculando campos de formulário. Ao simplificar tudo isso, plataformas low-code como Power Platform tornam o desenvolvimento hipereficiente e um valor agregado real aos seus fluxos de trabalho.

Turbine a experiência do cliente

Um dos benefícios mais óbvios do low-code no-code é que ele permite que as organizações criem aplicativos com mais rapidez e eficiência, um bônus real para o cliente.

É certo que automatizar os principais processos de negócios com uma abordagem tradicional pode consumir cerca de nove a doze meses; mas com uma abordagem low-code e no-code, as organizações podem alcançar o mesmo em poucas semanas.

O Power Apps, por exemplo, permite que você vincule todas as suas fontes de dados de dentro do seu CRM por meio de uma biblioteca de conectores e do Common Data Service (CDS). Embora isso seja certamente benéfico para seus funcionários em termos de atualização de informações em seu banco de dados em tempo real e de qualquer local, é particularmente impactante para a experiência do cliente.

Colaboração mais forte

Um dos benefícios mais subestimados do low-code no-code é a confiança que ele cria em seu software e processos.

Como você sabe, o desenvolvimento de software tradicional é um processo inerentemente em silos. Na melhor das hipóteses, as equipes de desenvolvimento lutam para manter outras equipes de negócios informadas sobre o que estão fazendo.

Em vez de departamentos técnicos e não técnicos trabalhando em silos, o desenvolvimento de aplicativos sem código reúne equipes desarticuladas e estabelece as bases para objetivos e linguagem comuns. Tudo o que é preciso para dar o pontapé inicial no processo é uma simples reunião com todas as partes interessadas envolvidas.

Esse nível de colaboração próxima beneficia sua empresa de duas maneiras principais. Primeiro, significa que não programadores podem fazer mais com aplicativos de low-code e no-code. Segundo, significa que programadores veteranos podem fazer muito mais porque consome menos tempo.

Tempo de colocação no mercado mais rápido

Hoje, mais do que nunca, a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante no mundo dos negócios. 

O problema é que os desenvolvedores não são mágicos de verdade. Eles não podem ativar aplicativos sofisticados em meros minutos.

Se você já se viu nesse cenário antes, pode ficar tranquilo sabendo que o time-to-market mais rápido é apenas um dos benefícios das plataformas de low-code e no-code.

Embora você ainda precise gastar a mesma quantidade de tempo definindo os requisitos do projeto e as metas de negócios, os modelos pré-criados e os modelos de dados ajudam a reduzir significativamente o tempo de lançamento do seu aplicativo no mercado.

Conclusão

Uma coisa é inequivocamente clara neste artigo: o desenvolvimento low-code e no-code apresenta uma série de benefícios inegáveis. Mas você conhece uma plataforma real que pode ajudar a resolver seus problemas de desenvolvimento de uma vez por todas?

A Microsoft Power Platform foi feita exatamente para isso. A Power Platform agrupa suas ferramentas de desenvolvimento low-code e no-code como parte de sua estrutura de negócios robusta e em constante evolução.

Portanto, nós da Trinapse ajudamos muitas empresas a aproveitar os benefícios infinitos da Microsoft Power Platform, Azure, SharePoint e Microsoft 365. E mal podemos esperar para adicionar sua empresa a essa rica lista. Para saber se combinamos com você e sua equipe, entre em contato ainda hoje.

Por fim, e, se você quiser informações adicionais relacionadas à Microsoft e seu poderoso conjunto de ferramentas de tecnologia de negócios, sinta-se à vontade para conferir nosso blog.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast