Como trabalhar com aplicativos avançados usando listas do SharePoint

Por Luiz Antonio Sgargeta
Como trabalhar com aplicativos avançados usando listas do SharePoint

O SharePoint é uma ferramenta excelente para armazenar, acessar e compartilhar informações entre colaboradores de uma mesma empresa. Além disso, ela oferece diversas funcionalidades que aprimoram o funcionamento do negócio, como a possibilidade de destacar conteúdos na home page e criar listas que facilitam as organizações de dados.  

Mas, você sabe como trabalhar com aplicativos avançados usando essas listas no SharePoint? Para isso, sua empresa precisa integrar o SharePoint com o Power Apps, outra boa plataforma do Office 365.

Uma rápida recordação sobre o Power Apps

Caso você ainda não utilize o Microsoft Power Apps é importante relembrar o objetivo dessa ferramenta para entender como ela auxilia sua empresa e melhora o aproveitamento do SharePoint.

O principal propósito do Power Apps é auxiliar sua empresa na criação de aplicativos empresariais. Com essa ferramenta, a criação desses aplicativos se torna simples e ágil, porque o profissional não precisa ter conhecimento sobre programação para conseguir realizar a tarefa.

É importante criar esses aplicativos, pois eles automatizam processos. Dessa forma, eles conseguem facilitar o dia a dia dos colaboradores e aprimorar a produtividade de todos.

Como funciona a integração entre o Power Apps e o SharePoint

Ambas as ferramentas são independentes, mas podem ser integradas de forma simples e rápida para aprimorar os serviços de sua empresa. Você pode conectar o Power Apps nas bibliotecas do SharePoint, listas e, caso deseje, até no OneDrive. É importante ressaltar que essa integração está disponível para todas as categorias do SharePoint, como colunas lookup e metadados.

É possível, por exemplo, criar um aplicativo diretamente do SharePoint para melhorar o acesso e a análise de dados de sua empresa. Digamos que seu negócio deseja monitorar o comportamento de seus clientes. Como ele consegue fazer isso com SharePoint e Power Apps?

Ele pode pegar os dados de uma lista do SharePoint e criar um aplicativo diretamente dessa ferramenta, quando ela está integrada com o Power Apps. Dessa forma, os usuários poderão verificar e editar informações sobre o comportamento dos clientes a partir de qualquer lugar (desde que esse tenha internet) e sua lista será atualizada automaticamente.

Vantagens de fazer a integração entre SharePoint e PowerApps

Fazer a integração entre essas ferramentas apresenta benefícios muito importantes para uma empresa aprimorar seu funcionamento. Veja agora as 3 principais vantagens de trabalhar com aplicativos avançados no SharePoint.

1. Facilita o cotidiano 

Para fazer fluxos de trabalhos para os clientes, por exemplo, a instituição poderá utilizar essas plataformas em vez de recorrer a outros aplicativos, como o InfoPath. Sendo assim, a integração facilita o cotidiano da empresa.

2. Traz agilidade 

Além disso, ela traz agilidade para o dia a dia, porque criar aplicativos no Power Apps é uma tarefa simples e rápida. Já em outros programas essa não é uma atividade tão fácil e, por isso, toma bastant tempo dos profissionais.

3. Melhora acessibilidade aos dados 

A união do SharePoint e Power Apps ainda melhora a acessibilidade dos colaboradores aos dados, porque eles não precisam ter o SharePoint em seus celulares, por exemplo, para consultar informações. Basta ter o aplicativo que foi criado em seus dispositivos móveis para verificar e editar dados.

Os aplicativos tambémaumentam a transparência das informações na empresa, o que é sempre relevante. Essas vantagens mostram como seu negócio ganha bastante ao trabalhar com aplicativos avançados usando as listas do SharePoint.

Então, não deixe essa oportunidade passar e faça essa mudança em sua empresa. Caso precise de ajuda para realizar essa integração e compreender melhor como fazê-la funcionar, entre em contato conosco para que possamos lhe auxiliar a aproveitar os benefícios da união do SharePoint e PowerApps!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast