Como o SharePoint pode ser ótimo para empresas de saúde

Por Luiz Antonio Sgargeta
Como o SharePoint pode ser ótimo para empresas de saúde

A saúde é uma das indústrias de maior e mais rápido crescimento no mundo. Acredite ou não, mas os gastos globais com saúde podem passar de US$ 10 trilhões em apenas dois anos.

A maioria das empresas de saúde está procurando renovar suas estruturas organizacionais e desfrutar de maior flexibilidade, mas o caminho em direção a esse objetivo é pavimentado com muitos obstáculos.

Então, se você tiver em mente todas as regulamentações de segurança rígidas e protocolos de proteção de dados deste setor específico, fica claro por que a transformação digital na área de saúde muitas vezes pode parece mais complicada.

O cenário do software de saúde

O mercado de software de saúde está em plena expansão e as seguintes soluções estão entre as mais populares para empresas:

  • Software de registro eletrônico de saúde – semelhante a um CRM, usado por clínicas e hospitais para manter registros de pacientes.
  • Banco de dados médico – bancos de dados que armazenam históricos de pacientes e planos de tratamento.
  • Pesquisa e diagnóstico médico – usado para fazer referência cruzada de registros de pacientes e compreender profundamente doenças.
  • Prescrição eletrônica – software para trasfega, renovação e cancelamento de prescrições para pacientes.
  • Software de telemedicina – software que permite aos médicos marcar consultas com pacientes online.

Mesmo que haja vários aplicativos que cobrem os problemas que se enquadram em cada um desses pontos, é importante ter em mente que a saúde é uma indústria verdadeiramente única, onde soluções pré-construídas muitas vezes não funcionam para todos os casos.

Assim, nós da Trinapse colaboramos com empresas de saúde que buscam construir suas próprias soluções personalizadas para atualizar seus processos existentes. Aqui está uma lista de alguns motivos pelos quais o SharePoint funciona tão bem para empresas de saúde:

Segurança no SharePoint

O SharePoint é compatível com a LGPD, o que é um fator importante para qualquer tipo de negócio que lida com dados pessoais confidenciais. Assim , o SharePoint suporta verificações de todas as caixas de segurança administrativas, técnicas e físicas determinadas pelas proteções da Regra de Segurança.

Portanto, com o SharePoint, as empresas de saúde podem executar análises de risco adequadas, treinamento de conformidade, trilha de auditoria, mantendo a segurança de seus dados sob controle. Isso é de extrema importância porque as violações de dados podem trazer consequências catastróficas.

A plataforma também vem com identificação e autenticação de usuário de alto nível, controle de acesso, criptografia de dados e recursos de backup.

Acesso instantâneo e colaboração

Na maioria dos casos, seus arquivos médicos são encaminhados de uma clínica para outra. Além de ver as informações dos pacientes, as clínicas também precisam olhar as informações por meio de diferentes filtros. Ou seja, eles precisam fazer referência cruzada de informações para ter certeza de que estão aprendendo com as experiências e descobrindo qual abordagem seria o melhor para um caso particular.

O SharePoint facilita a comunicação e a colaboração dentro e fora das paredes da empresa. Permitindo que as empresas de saúde otimizem procedimentos e fluxos de trabalho. Todos os eventos e atividades de trabalho são facilmente rastreados, o que é especialmente útil para gerenciamento de turnos e tratamento de emergências. Além disso, servem como uma solução ideal para trocas rápidas de informações com terceiros, como fornecedores e pacientes.

Gerenciamento de documentação do SharePoint

O gerenciamento de documentação é um grande fator para a maioria das organizações de saúde. Assim, além de controlar todos os documentos internos, as empresas neste setor também precisam prestar atenção extra à estrutura e disponibilidade de informações externas importantes.

Portanto, por mais triviais que possam parecer para alguém de fora, as operações do dia-a-dia precisam ser muito rígidas se você quiser ter algum sucesso neste campo. Estamos falando de check-ins, check-outs, contabilidade, faturamento médico, reclamações, gerenciamento de pacientes, inventário, etc. O SharePoint ajuda as instituições de saúde a economizar tempo e otimizar seus processos.

Procurando uma solução personalizada do SharePoint? Nós podemos ajudar

Como você pode ver, o SharePoint é realmente a solução definitiva para empresas de saúde que buscam digitalizar suas operações e garantir o melhor nível de segurança. Ele também pode servir como uma solução de gerenciamento de políticas, o que torna mais fácil para o seu pessoal dedicado ficar por dentro de tudo quando se trata de conformidade com as políticas. 

Por fim, certifique-se de contratar os melhores desenvolvedores do SharePoint para projetar a solução perfeita e econômica que é personalizada para as necessidades de seu negócio de saúde. Entre em contato conosco hoje para obter uma estimativa de tempo e custo e discutir as especificações do seu projeto com mais detalhes

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast