Futuro do SharePoint no mundo do Power Platform

Por Fernando Viana e Sá
Futuro do SharePoint no mundo do Power Platform

O Microsoft SharePoint tem sido a força motriz para permitir a colaboração virtual da equipe e a revolução do espaço de trabalho moderno nas últimas três décadas. No entanto, houve uma mudança recente quando se trata de escolher a plataforma de desenvolvimento devido ao surgimento do Power Platform.

No artigo de hoje, veremos como o SharePoint se compara ao Power Platform e como será o futuro do SharePoint como plataforma de desenvolvimento.

SharePoint vs Power Platform

O SharePoint Online é um aplicativo baseado em nuvem que vem com um grande conjunto de recursos e é usado principalmente para gerenciamento de conteúdo corporativo, gerenciamento de documentos, inteligência de negócios e colaboração em equipe. O Power Platform é um conjunto de ferramentas low-code/no-code que permite aos usuários criar automação de processos, aplicativos, chatbots e relatórios.

Capacidade Power PlatformSharePoint 
Entrada de dados Interface do usuário / Formulários Power AppsFormulários de lista 
Armazenamento de dados Tabelas do Dataverse Listas de MS 
Insights de negócios Power BI Serviços Excel, Centro de Business Intelligence 
Automação de processos de negócios Power AutomateFluxos de trabalho do SharePoint 
bots de bate-papo Power Virtual Agents N/A

MS Lists vs Dataverse

Atualmente os desenvolvedores podem escolher se querem usar MS Lists ou tabelas do Dataverse para armazenamento de dados. Entretanto, a escolha depende do tipo de solução que você está construindo e como ela será usada pelos usuários. Então, abaixo estão alguns pontos a serem considerados ao escolher entre MS Lists e Dataverse.

Fator a considerarListas do SharePointDataverse
Volume e tipo de dadosConjuntos de dados simples e menoresDados relacionais grandes e somplex
Segurança de dadosCenário de permissão simples Permissões limitadas preferencialmente não no nível do itemRequisitos de cenários empresariais complexos, como funções, unidades de negócios, auditoria, CMK, segurança hierárquica/em nível de campo
Custo adicionalNenhum custo está envolvido.Requer licenciamento adicional, como por aplicativo ou por planos de usuário com acesso ao Dataverse.
Tipos de dados envolvidosSuporta tipos de dados comuns. (Total = 15)Tipos de dados avançados estão disponíveis. (Total = 24)
ImplantaçãoImplantação manual onde as alterações não são tão frequentes.Implantação automatizada
Interface de usuárioFormulários de lista OOTB disponíveis que requerem desenvolvimento mínimoA interface do usuário personalizada precisa ser criada usando o aplicativo Canvas/aplicativo baseado em modelo
Capacidade de movimentação de dadosCopiar dados de e para o ExcelFluxos de dados para mover dados de e para uma ampla variedade de fontes de dados

O melhor dos dois mundos

O Power Platform sem dúvida se tornou a plataforma de desenvolvimento dominante devido ao vasto conjunto de recursos e ferramentas de ponta. Assim, deve haver uma mudança em que o SharePoint passará de uma plataforma de desenvolvimento para uma plataforma de personalização. Em termos de usabilidade, o SharePoint se tornará um aplicativo de usuário em primeiro lugar, em vez de uma plataforma de desenvolvimento de TI, permitindo um melhor gerenciamento de conteúdo e, portanto, um nível mais alto de envolvimento e adoção do usuário. 

Benefícios de usar o SharePoint com Power Platform 

  • O desenvolvimento no Power Platform facilita o suporte no futuro e reduz a sobrecarga/carga do SharePoint. 
  • O SharePoint está totalmente integrado a todas as ferramentas da Power Platform, o que facilita a criação de aplicativos de negócios e sua integração ao SharePoint. 
  • Permite a implementação de uma estratégia de TI no Microsoft Cloud que usa os melhores elementos do SharePoint para conteúdo, Teams para colaboração e Power Platform for Apps. 

Conclusão 

O surgimento da Power Platform não significa que é o fim do SharePoint. Na verdade, ela abre novos horizontes para o desenvolvimento de casos de uso muito mais complexos e facilita o desenvolvimento de soluções para execução no SharePoint. As organizações fizeram um grande investimento no SharePoint e não o abandonarão tão cedo.

Para ver mais conteúdos como este acompanhe nosso blog e fique por dentro das informações mais relevantes do universo Microsoft.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast