SharePoint: diferenças entre Site inicial, Página inicial, Site Hub e Site raiz

Por Fernando Viana e Sá
SharePoint: diferenças entre Site inicial, Página inicial, Site Hub e Site raiz

Com todas as novas terminologias e novos recursos lançados pela Microsoft no SharePoint Online, é muito fácil se perder e ficar confuso. Não se preocupe, é por isso que estou aqui para ajudá-lo em sua jornada pelo SharePoint. Hoje, quero explicar a diferença entre algumas partes da terminologia que os usuários acham mais confusas: Site inicial, Página inicial do SharePoint, Site de hub e Site raiz. Todos eles significam coisas totalmente diferentes, então deixe-me explicar para você.

Site Raiz

O SharePoint consiste em diferentes tipos de sites. Conforme você os cria, todos eles têm a seguinte convenção de nomenclatura:

domainname.sharepoint.com/sites/nome-do-site

No entanto, há um site que é criado imediatamente após você criar sua conta do Office 365 e esse site é nomededominio.sharepoint.com . Esse site é chamado de site raiz . Essencialmente, é o site com a URL mais curta ( sem o sufixo / sites ). A maioria das organizações usa o site raiz para o site principal / site de hub (mais sobre isso a seguir).

O site raiz é obrigatório em cada locatário e foi criado automaticamente para você quando sua organização adquiriu a conta do Office 365. O site raiz não pode ser excluído. Caso contrário, todos os outros sites e o OneDrive deixarão de funcionar!

Observações importantes sobre o site raiz

  • Se você criou seu Office 365 antes de 2019 (antes de a Microsoft modernizar os sites), o site raiz ainda terá a experiência clássica. No entanto, você pode facilmente substituir a raiz clássica pelo moderno Site de comunicação.
  • Todos os sites adicionais que você criar em seu locatário terão / sites / sufixo do nome do site em seu URL.
  • Você só pode ter 1 site raiz em seu locatário (acho que é bastante óbvio, mas ainda assim gostaria de mencionar.
  • O site raiz não pode e não deve ser excluído. É fundamental para que o SharePoint esteja operacional.

Site Hub

Ao criar sites em seu locatário, você pode combiná-los em hubs (pense neles como grupos de sites com navegação e marca comuns).

Observações importantes sobre sites de hub

  • Você pode ter um ou vários sites de hub – tudo depende do tamanho da sua organização e do número de sites que você possui.
  • O site raiz descrito acima também pode ser um site de hub (site pai do hub). Para que isso aconteça, primeiro você precisará modernizar seu site raiz (se ainda for clássico) e, em seguida, registrar o URL do site raiz como um hub. Na maioria dos casos, essa é a maneira preferida de fazer isso, pois o Root tem o URL mais curto (fácil de lembrar) e é um ótimo candidato para o hub principal da intranet.

Página Inicial do SharePoint

Quando você cria seus sites e decide combiná-los em Sites de Hub, você também está construindo a navegação de Hub para que os usuários possam navegar ao redor do Hub e todos os seus sites associados. No entanto, esses Hubs e a navegação correspondente precisam ser construídos por usuários (humanos). Mas e se você não construir tais hubs e navegação? Bem, neste caso, temos a página inicial do SharePoint. Eu o defino como um Facebook para sites do SharePoint . Essencialmente, é uma página que lista todos os sites que os usuários acessam com frequência ou seguem.

Observações importantes na página inicial do SharePoint

  • A página inicial do SharePoint não pode ser alterada de forma alguma.
  • A página inicial do SharePoint é única para cada usuário – dependendo dos sites que eles acessam e seguem.
  • É uma forma alternativa de navegar em sites em comparação com a navegação em hub e a única forma de navegar em sites se não houver hubs.
  • Curiosidade: as páginas iniciais do SharePoint costumavam ser chamadas de SharePoint Home e foram renomeadas recentemente. O SharePoint Home é algo completamente diferente agora e eu o descrevo na próxima seção. 

Site Inicial

O Home Site é um recurso relativamente novo no SharePoint Online. Conforme você cria todos os sites e hubs, como os usuários saberão qual deles é O único site principal? Isso é essencialmente o que é um Home Site . É uma forma de atribuir a um determinado site o status do site principal.

Observações importantes no site inicial

  • O site raiz pode ser um site inicial. No entanto, você precisaria definir o URL do site raiz como um site inicial via PowerShell.
  • O site central pode ser um site inicial.

Se você deseja entender melhor como utilizar os sites do SharePoint, entre em contato conosco hoje. Nossa equipe de especialistas em SharePoint terá prazer em conversar!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast