Power Platform: Como Identificar código obsoleto usando o Solution Checker

Por Fernando Viana e Sá
Power Platform: Como Identificar código obsoleto usando o Solution Checker

O Solution Checker do Microsoft Power Platform é uma ferramenta poderosa que ajuda a garantir a qualidade e a consistência das soluções desenvolvidas na plataforma. Ele verifica automaticamente a solução em busca de problemas, erros e práticas recomendadas, fornecendo um relatório abrangente. Com essa funcionalidade, os desenvolvedores podem identificar e resolver problemas potenciais antes de implantar a solução. Assim, melhorando a qualidade, a eficiência e a confiabilidade das aplicações criadas no Microsoft Power Platform.

Vamos ver como podemos usar o Solution Checker!

Verificador de solução em execução

Veja como você pode executar o Solution Checker no Power Apps Maker Portal e ver os resultados.

  • Dado que sua solução já contém os JS Web Resources nos quais você deseja executar o Solution Checker, você pode selecionar a solução e expandir o Solution Checker para clicar em Executar, conforme mostrado abaixo.
Solution Checker no Power Apps Maker Portal
  • Demora alguns instantes para executar a solução Solution Checker. Você verá o controle giratório conforme mostrado abaixo.
Solution Checker no Power Apps Maker Portal
  • Depois de concluído, você pode expandir o verificador de soluções e clicar em exibir resultados.
Solution Checker no Power Apps Maker Portal
  • Depois de clicar em Exibir resultados, você verá a lista de anomalias detectadas em seus recursos da Web JS. Além das práticas recomendadas de JS sugeridas, você pode ver a prontidão de atualização de categoria para identificar o código obsoleto que está sendo usado em suas soluções.
Solution Checker no Power Apps Maker Portal
  • Depois de clicar no link Referência em cada um desses resultados, um painel será aberto no lado direito para mostrar qual é o problema
Solution Checker no Power Apps Maker Portal
  • E ao clicar em Obter o guia completo, aqui está o link do mesmo que fornecerá os detalhes abaixo na documentação do Microsoft Learn.
  • Agora, se você observar o código que está sendo referenciado no resultado do Solution Checker, verá o código antigo (marcado com a caixa vermelha) sendo usado.

Em vez disso, você deve usar o novo código (marcado com a caixa verde) para executar a versão mais recente da funcionalidade.

Substituições importantes para Power Apps e Power Automate

Aqui estão as APIs obsoletas para Power Platform / Dynamics 365 CRM Client Scripting.

Espero que isto ajude!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast