Microsoft Fabric: Definição e recursos

Por Erick Alves de Moura
Microsoft Fabric: Definição e recursos

O Microsoft Fabric é um balcão único de software como serviço para análise que fornece às organizações uma plataforma de análise abrangente e simplificada, desde a ingestão de dados até Business Intelligence e insights acionáveis.

O Microsoft Fabric está em desenvolvimento há alguns anos. É a evolução SaaS do Azure Synapse Analytics (PaaS). O Microsoft Fabric apresenta o conceito de uma malha SaaS unificada, semelhante ao Microsoft 365, onde cada ferramenta tem uma experiência otimizada, mas compartilha uma base comum. O Microsoft Fabric oferece ferramentas otimizadas para diferentes tarefas de análise, ao mesmo tempo em que fornece uma base compartilhada para integração, espaço de trabalho, armazenamento, gerenciamento de segurança, colaboração e conformidade.

Quais são os benefícios do Microsoft Fabric? 

Alguns dos benefícios oferecidos pelo Microsoft Fabric são: 

  • Um produto, uma experiência, uma arquitetura, um modelo de negócio.
  • Oferta de software como serviço: a Microsoft cuida de tudo, desde o aplicativo até a rede.
  • Espaço de colaboração: trazer diferentes profissionais para compartilhar recursos e o mesmo espaço de trabalho.
  • Reduz a necessidade de copiar dados para diferentes soluções com OneLake.
  • Capacitar os usuários de negócios para que os profissionais de dados possam se concentrar em tarefas complexas, como aprendizado de máquina e projetos de ciência de dados.
  • Reduz a complexidade do modelo de precificação introduzindo o poder de computação universal.
  • Plataforma de análise de dados completa que oferece recursos maduros do Azure, como Azure Data Factory, Data Explorer e Apache Spark.
  • Abrange os formatos de arquivo de código aberto Parquet e Delta Lake.
  • Insights acionáveis ​​oportunos, simplificando a arquitetura.

Quais são os principais componentes do Microsoft Fabric?

O Microsoft Fabric oferece os seguintes componentes:

  • Engenharia de dados: Aproveitando os amplos recursos do Spark, a engenharia de dados no Microsoft Fabric fornece experiências de criação de primeira linha e facilita transformações de dados em larga escala.
  • Data Factory: O Azure Data Factory da Microsoft é uma ferramenta poderosa que combina a simplicidade do Power Query com a escala do Azure Data Factory.
  • Ciência de dados: A capacidade de ciência de dados no Microsoft Fabric auxilia na construção, implantação e operacionalização de modelos de aprendizado de máquina dentro da estrutura do Fabric.
  • Data Warehouse: O componente de data warehousing do Microsoft Fabric oferece desempenho e escalabilidade SQL de alto nível. 
  • Real-Time Analytics: Dados observacionais, adquiridos de diversas fontes, como aplicativos, dispositivos IoT, interações humanas e muito mais, representam a categoria de dados que mais cresce.
  • Power BI: Reconhecido como uma plataforma líder de Business Intelligence em todo o mundo, o Power BI no Microsoft Fabric permite que os proprietários de negócios acessem todos os dados do Fabric de forma rápida e intuitiva para tomada de decisão baseada em dados.

Quais são as vantagens técnicas do Microsoft Fabric? 

Há muitas vantagens no Microsoft Fabric: 

  • Plataforma de baixo código: não será uma surpresa ver o Co-pilot ajudando os desenvolvedores a escrever o código para soluções. 
  • Você pode desenvolver qualquer solução de análise de dados, independentemente do volume ou formato da informação. Você pode construir um data warehouse, data mesh, data lakehouse e datamart, bem como relatórios operacionais ou estratégicos sem o ônus de ter que copiar as informações várias vezes. 
  • Você poderá copiar dados usando trabalhos Spark e notebooks Python e, em seguida, fornecer as informações por meio de uma interface de data warehouse. Os usuários podem criar facilmente relatórios do Power BI em segundos, sem precisar duplicar os dados.  
  • Um dos bancos de dados de melhor desempenho do mundo que aproveita os recursos anteriores do Synapse Serverless é o Power BI integrado como uma oferta SaaS usando o modo Direct Lake. 
  • O Microsoft Fabric apresenta “atalhos”, que permitem aos usuários referenciar dados de um lugar para outro sem movê-los ou copiá-los.  
  • Integre vários serviços de dados sem precisar copiar os dados várias vezes. Além disso, integre-se ao Microsoft Teams e produtos do Office 365, como Excel e PowerPoint, e mantenha suas informações seguras com rótulos de confidencialidade. 

Quais são os principais recursos do Microsoft Fabric? 

O Microsoft Fabric tem quatro aspectos principais: 

  • Plataforma analítica completa
  • OneLake: arquitetura aberta e centrada no lago SaaS
  • Capacite todos os usuários de negócios por meio de produtos da Microsoft, como Power BI e Office
  • Alimentado por IA

Principais conclusões do Microsoft Fabric 

Experiência unificada do cliente 

Todas as ferramentas de análise da Microsoft, como Azure Data Factory, Azure Synapse, Power BI e Azure, são integradas ao  Microsoft Fabric , proporcionando uma experiência perfeita entre os produtos, da mesma forma que o Office integra Word, PowerPoint, Excel etc.

Economia de custos 

A computação universal permite que os clientes adquiram um único pool de poder de computação que pode ser usado para várias tarefas analíticas diferentes. Isso pode significar uma economia significativa para os clientes.

Experiência centrada na pessoa 

A nova plataforma oferece experiências personalizadas para diferentes funções, como engenheiros de dados, cientistas de dados e profissionais de armazenamento de dados, garantindo que todas as ferramentas sejam integradas e pareçam um único produto. 

Espaços de trabalho compartilhados

Todos os artefatos residem no mesmo espaço de trabalho, facilitando a colaboração entre os desenvolvedores.

Segurança

O One Security garantirá que as permissões sejam aplicadas uniformemente em todos os mecanismos, aprimorando a segurança dos dados e simplificando o gerenciamento de permissões de segurança para organizações que usam a plataforma.

Conclusão 

O Microsoft Fabric representa um marco significativo na jornada da Microsoft para revolucionar o cenário analítico. Ao unificar e simplificar os fluxos de trabalho analíticos, oferecendo uma arquitetura centrada no lago e permitindo uma integração perfeita com o Power BI e o Office, a Microsoft está capacitando as organizações a extrair o máximo valor de seus dados.

Veja também nosso artigo sobre Data Warehouse e Data Mining.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast