Automação de processos de negócios com Microsoft SharePoint

Por Luiz Antonio Sgargeta
Automação de processos de negócios com Microsoft SharePoint

No mundo dos negócios de hoje, a eficiência e a produtividade são essenciais para ficar à frente da concorrência. O SharePoint permite que organizações colaborem de forma mais eficaz e eficiente. Devido aos seus recursos de gerenciamento de documentos, o SharePoint também fornece uma base sólida para a implementação da automação de processos de negócios.

Nesta postagem, explicaremos os benefícios da automação de processos de negócios do SharePoint e como usá-la para agilizar os processos de negócios.

Benefícios da automação de processos do SharePoint

Como os fluxos de trabalho são automatizados, eles podem ser executados em uma fração do tempo que levaria para fazê-los manualmente. Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo, a eficiência é um fator chave para alcançar o sucesso.

  • Erros humanos reduzidos

As empresas sofrem custos substanciais devido a erros humanos em diversas áreas, incluindo pagamentos atrasados, gerenciamento de entrada de dados e muito mais. A automação do fluxo de trabalho fornece visibilidade em tempo real de todos os processos e dados, reduzindo a necessidade de sua equipe dar desculpas.

  • Maior Visibilidade

A automação mantém as práticas recomendadas de governança e do setor e oferece recursos analíticos que fornecem insights sobre quem está trabalhando no quê, quais tarefas estão demorando mais e qualquer outra coisa que você precise para tomar decisões sábias.

  • Maior satisfação de clientes e funcionários

Ninguém gosta de atividades tediosas e repetitivas, então os funcionários que são realocados para trabalhos mais estimulantes ficam felizes. Também diminui o atrito. A precisão aprimorada garante um produto ou serviço melhor para o consumidor. No ambiente atual, você não pode se dar ao luxo de automatizar o máximo possível de operações regulares para que sua equipe possa colocar em prática seu treinamento e habilidades, em vez de ficar sentado executando a entrada de dados repetitiva.

Além dos benefícios listados acima, a automação do processo de negócios do SharePoint pode ajudar as organizações a obter maior satisfação do cliente, reduzir custos, aumentar a receita e melhorar a conformidade com os regulamentos.

Por que usar o SharePoint para automação de processos?

O SharePoint oferece vários recursos que o tornam uma plataforma ideal para implementar a automação de processos de negócios. Isso inclui identificar as atividades de valor agregado nos processos e medir o desempenho. Usando esses insights, você pode projetar, desenvolver e automatizar processos.

Além disso, como um sistema de gerenciamento de documentos, portanto, usado para armazenar todas as informações relacionadas a um determinado processo de negócios. Isso inclui documentos de processo, definições de fluxo de trabalho e dados.

Como aliar o Power Platform para automatizar processos e fluxos

Existem dois produtos do Microsoft Power Platform que você pode usar para automatizar processos e fluxos de trabalho no SharePoint. 

O Power Apps é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos baseada em nuvem que pode ser usada em colaboração com o SharePoint. O Power Apps permite que você crie aplicativos para dispositivos móveis e a Web. Você cria soluções de automação facilmente implantadas em sua organização. 

O Power Automate pode conectar análises aos seus dados de fluxo e acessar todos os seus dados dentro do ecossistema da Microsoft, permitindo que você identifique rapidamente quaisquer problemas com seu processo e faça as alterações necessárias.

Conclusão

O SharePoint é adequado para automação de processos de negócios, principalmente para empresas que já possuem uma assinatura do Microsoft 365. Você pode usar isso para projetar processos automatizados, acompanhar suas fases usando alertas e notificações e fazer uso do recurso de gerenciamento de tarefas.

A Trinapse fornece serviços de consultoria do Microsoft SharePoint para ajudá-lo na configuração do projeto e serviços gerenciados para ajudá-lo a seguir em frente e fornecer suporte para todos os seus requisitos. Para obter assistência na configuração, aprender a automatizar processos de negócios usando o SharePoint ou qualquer outra coisa que envolva produtos Microsoft, entre em contato conosco.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast