Como habilitar visuais modernos em relatórios antigos no Power BI

Por Erick Alves de Moura
Como habilitar visuais modernos em relatórios antigos no Power BI

Você tem um relatório antigo criado em Power BI? Sendo assim se você tiver, saberá que o estilo do visual era bem diferente naquela época. Contudo, se você não gosta de ver todos os visuais em seu estilo antigo, onde os títulos se sobrepõem aos outros visuais e não sabe como mudar o visual para seu estilo moderno, continue lendo. Portanto, a imagem a seguir é de um relatório muito antigo de uma demonstração do Power BI! 

Se você for um desenvolvedor de Power BI antigo, pode se lembrar claramente daqueles dias em que tínhamos muitos segmentadores lado a lado na tela do relatório e às vezes era difícil clicar em um segmentador porque passar o mouse sobre os visuais ativa os quadros visuais e é fácil clicar por engano em um visual diferente.

O outro problema com o estilo visual antigo é que as opções de Cabeçalho Visual do painel Visualizações da guia Formato não estão disponíveis para visuais tradicionais.

Vejo que alguns desenvolvedores não gostam do estilo visual antigo. É interessante que, quando trabalhamos em um relatório antigo, mesmo que abramos o relatório na versão mais recente do Power BI Desktop, o estilo dos visuais permanecem o mesmo e não mudam se adicionarmos novos visuais a uma nova página. 

Alguns desenvolvedores passam por muita dor para fazer o visual funcionar no estilo moderno. Nós sabemos que alguns desenvolvedores copiaram todas as consultas do Power Query do arquivo antigo e as colaram em um novo arquivo do Power BI. Em seguida, eles usaram o Editor Tabular para copiar os objetos tabulares do relatório antigo para o novo. E alguns até começaram a construir tudo do zero. 

Passo a Passo

Se você for um desses desenvolvedores, esteja ciente de que há uma configuração simples que pode ajudar a mudar rapidamente todos os visuais antigos para seu novo estilo moderno.

Siga estas etapas após abrir um relatório antigo na versão mais recente do Power BI Desktop:

  1. Clique no menu Arquivo
  2. Então, Clique em Opções e configurações
  3. Clique em Opções
  4. No painel esquerdo, role para baixo até as opções do Arquivo Atual
  5. Clique em Configurações de relatório
  6. Assinale a usar o cabeçalho Visual modem com opções de estilo são atualizadas opção
  7. Clique em OK

Voila! É isso. Agora você pode aproveitar o estilo e o cabeçalho visual moderno.

Observe que o cabeçalho do gráfico de coluna agora mostra os controles e estilos de cabeçalho modernos. As opções de cabeçalho visual também estão disponíveis agora.

Não se esqueça de acessar sempre nosso blog e fique por dentro de tudo de Power BI!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast