Tutorial do SharePoint para iniciantes

Por Luiz Antonio Sgargeta
Tutorial do SharePoint para iniciantes

Neste artigo fornecemos algumas práticas recomendadas básicas, mas muito importantes, sobre como começar a usar o SharePoint Online corretamente:

1. Entender os recursos do SharePoint

A primeira etapa para o sucesso no SharePoint Online é familiarizar-se com seus vários recursos. Frequentemente, vejo as pessoas assumirem que ele é apenas mais um compartilhamento de arquivos, mas é muito mais do que isso. Ele é como um canivete suíço – pode fazer tudo, se você quiser.

2. Entender a diferença entre o SharePoint e o OneDrive

Ao contrário do OneDrive, o SharePoint, por design, é um espaço de trabalho de colaboração em equipe. Um determinado site do SharePoint tem vários membros da equipe e, desde que você tenha acesso ao site, terá acesso a todo o conteúdo que o site oferece (documentos, notícias, links, páginas, listas e assim por diante).

3. Familiarize-se com sites e bibliotecas

Este é provavelmente o conceito maior e mais difícil de entender para aqueles que são novos no SharePoint. Não temos esse nível de complexidade com compartilhamentos de arquivos e muitas outras plataformas de gerenciamento de documentos em nuvem, como Dropbox e Google Drive. Temos apenas pastas e subpastas e mais subpastas, e os usuários entendem como elas funcionam. No entanto, nele temos o conceito de sites. E nesses sites, temos bibliotecas de documentos.

4. Entender a segurança do SharePoint

Embora o SharePoint processe alguns recursos de segurança/permissões realmente robustos, implementar esses recursos corretamente está além de muitos usuários. A razão para isso é a estrutura mais complicada dele. Não estamos lidando apenas com arquivos e pastas. Embora a prática recomendada seja gerenciar a segurança no nível do site, você também pode interromper a herança e criar permissões exclusivas para cada nível mencionado acima.

5. Familiarize-se com os recursos de compartilhamento externo

Onde o SharePoint ganha pontos de bônus – é a capacidade de compartilhar conteúdo externamente. Você pode compartilhar arquivos e pastas individuais externamente; você pode compartilhar todo o site ou até mesmo uma Equipe.

O compartilhamento externo por si só é bastante simples, mas para que funcione corretamente, você precisa configurá-lo corretamente.

6. Familiarize-se com o conceito de metadados

O que torna o SharePoint único e diferente dos sistemas de gerenciamento de documentos é o fato de que o permite que você armazene documentos não apenas por meio de pastas, mas também por meio de metadados. A ideia é que, em vez de despejar arquivos em pastas e subpastas, você crie e aplique tags de metadados (rótulos) aos documentos.

Veja também nosso outro artigo sobre os Novos recursos do SharePoint pelos quais estamos animados

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast