Transformação digital nas empresas: como fazer na prática?

Por Luiz Antonio Sgargeta
Transformação digital nas empresas: como fazer na prática?

A transformação digital nas empresas é um assunto que está bastante em alta no momento e que vem sendo bastante abordado pela mídia. Mas você sabe do que se trata esse conceito e como colocá-lo em prática? É o que veremos a seguir!

Podemos definir a transformação digital como o uso de soluções e recursos tecnológicos para que vantagens competitivas sejam alcançadas. Com o uso da tecnologia, uma companhia pode sair na frente e ter mais lucros do que os concorrentes que ainda não atentaram para essa realidade.

Na sequência, vamos explicar como fazer a transformação digital na prática. Confira!

Avalie os processos

O primeiro passo para garantir a transformação digital nas empresas é avaliar todos os processos que ela faz e verificar como a tecnologia pode ser implementada para melhorá-los. Na comunicação interna, por exemplo, os antigos jornais internos e murais com avisos podem ser substituídos por ferramentas modernas de intranet, como a SharePoint.

Digitalize a inteligência do negócio

As questões relacionadas à inteligência do negócio também precisam ser digitalizadas. Isso significa que a companhia deve utilizar softwares de gestão para monitorar e realizar as suas atividades de forma mais rápida e prática.

O fluxo de caixa, o controle do estoque, a comunicação com os públicos interno e externos, entre outras ações são exemplos de digitalização da inteligência do negócio que podem ser aplicados.

Revisite a cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de valores em que a empresa acredita, bem como a sua missão e a sua visão. Em alguns casos, é preciso reavaliar esses conceitos, para verificar se eles condizem com a realidade atual.

Para que a transformação digital nas empresas se efetive, é necessário que as companhias tenham valores como a renovação e modernização constante de suas atividades, por exemplo.

Garanta a transformação das pessoas

Mais do que mudar os processos, na transformação digital, é preciso modificar o comportamento das pessoas. Os colaboradores mais jovens e que cresceram em meio a um cenário altamente tecnológico já sabem como lidar com os novos recursos.

Porém funcionários mais antigos e acostumados a uma antiga modalidade de trabalho necessitam se adaptar. Proporcionar treinamentos adequados é uma das melhores maneiras para isso.

Pratique o desapego

Ainda falando sobre a transformação das pessoas, é preciso promover o desapego de métodos de trabalho antiquados, como a comunicação interna por meio de cartazes e outros recursos que já não impactam nos dias atuais.

A sociedade se desenvolve e a sua empresa não pode ficar para trás, utilizando métodos e recursos que já são ultrapassados ou obsoletos. Por isso, convém ter desapego a formas antigas de realizar um trabalho.

Em suma, a transformação digital nas empresas é benéfica para que a companhia seja vista pelos públicos como uma organização moderna, que se preocupa em inovar e trabalhar de forma atualizada. Por isso, não deixe de colocar esse conceito em prática.

Também compartilhe este artigo em suas redes sociais! Assim mais pessoas aprenderão sobre essa nova realidade, que já faz parte do nosso dia a dia.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast