Terceirização de TI: desafios e como enfrentá-los?

Por Luiz Antonio Sgargeta
Terceirização de TI: desafios e como enfrentá-los?

Você já se perguntou o quão seguro é a terceirização de TI?

Primeiramente, a segurança de um projeto é uma das preocupações mais comuns que as pessoas têm ao decidir sobre a terceirização de desenvolvimento de software.

Assim, esses desafios ou riscos podem incluir:

  • Qualidade do código – a equipe é experiente o suficiente para entregar seu projeto?
  • Problemas de gerenciamento – como você pode manter o controle sobre o projeto?
  • Comunicação – como transmitir sua mensagem?
  • Vazamento de ideias ou informações – como evitá-lo?

Então, vamos descobrir como terceirizar com segurança o desenvolvimento do seu projeto de TI.

1. A qualidade do projeto

Portanto, o principal risco em relação à terceirização de projetos de TI é acabar com um produto de má qualidade. Ou seja, nesse caso, você perde muito tempo e dinheiro apenas para receber algo que precisará fazer novamente ou consertar com outra empresa.

Assim, para evitar isso, você precisa validar a experiência e as habilidades da equipe de terceirização. Sua tarefa no estágio de encontrar uma software house confiável é provar para si mesmo que a equipe tem a experiência e o conhecimento de que você precisa, que podem fornecer a qualidade de código de que você precisa.

Sendo assim, sempre experimente antes de comprar. Pois, não é uma má ideia encontrar uma pequena tarefa ou um recurso para desenvolver com a equipe. Mesmo que não seja de graça, vale a pena cada centavo para ver se os problemas se manifestam. Às vezes, é a única maneira de detectar conflitos de cultura de negócios.

2. Gerenciando o projeto

Seguir as melhores práticas de gerenciamento de projetos é crucial para o sucesso do seu projeto. Assim, você deve exigir que seu fornecedor de TI também os siga. Pois, caso contrário, você pode acabar com um produto inacabado.

Gerenciar equipes remotas, embora às vezes desafiador, geralmente é um processo simples. Depois que você aprender a fazer isso, as coisas se tornarão muito mais fáceis. As tarefas comuns incluem:

  • Escopo do projeto – decidir quais recursos farão parte do projeto. O lançamento do projeto  é uma das etapas mais críticas para iniciar um novo projeto.
  • Planejando o projeto – tornando as metas e marcos claros e viáveis ​​e reagindo às mudanças.
  • Ficar atualizado – ter uma comunicação próxima com a equipe. Não é uma má ideia agendar ligações semanais ou quinzenais para obter atualizações sobre a entrega do projeto.

Portanto, certas regras devem ser seguidas. Ferramentas como Azure DevOps, Trello ou Jira podem fornecer ajuda.

3. Evitando falhas de comunicação

A comunicação tem um papel crucial no desenvolvimento de software. Para o sucesso do projeto, cada membro da equipe deve saber o que fazer. A ideia original precisa ser transmitida do autor original ao executor. É vital manter seu caminho de comunicação o mais curto possível, de preferência direto.

Tenha um lugar onde você possa compartilhar as informações sobre o projeto e se comunicar em grupo. Ferramentas de comunicação da equipe como Microsoft Teams, podem ser úteis aqui. 

Escolha canais de comunicação para falar com a equipe, agende ligações regulares e certifique-se de que seu fornecedor o atualize sobre o andamento de seu projeto.

Garantindo Terceirização de TI Segura

Se você está prestes a contratar uma empresa de TI para entregar seu projeto, não tema. Gerenciar projetos de TI pode ser mais simples e seguro do que você pensa. A regra é seguir as melhores práticas do setor em relação à qualidade e às táticas de gerenciamento de projetos que você emprega.

Claro, você não precisa saber tudo – neste caso; é bom encontrar um parceiro de TI que irá apresentá-lo à entrega de desenvolvimento de software e ser capaz de sugerir a melhor solução para o seu projeto.

Procurando um parceiro técnico para o seu projeto?

Temos mais de doze anos de experiência na entrega de projetos de TI para clientes corporativos. Vamos falar sobre o sucesso do seu projeto.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast