SharePoint On-Premises vs. SharePoint Online: Qual a melhor opção?

Por Luiz Antonio Sgargeta
SharePoint On-Premises vs. SharePoint Online: Qual a melhor opção?

Se a sua empresa utiliza o SharePoint On-Premises com certeza você já se perguntou se vale a pena migrar para o SharePoint Online ou se a melhor opção é continuar com o software que já está sendo usado pelas equipes.

Para encontrar a resposta certa para essa pergunta você precisa analisar pontos importantes de ambas as plataformas. A seguir, vamos listar o que sua empresa deve considerar na decisão entre SharePoint On-Premises vs. SharePoint Online. Dessa forma, você saberá qual é a melhor opção para o seu negócio. Confira!

SharePoint On-Premises

Uma das principais diferenças entre o On-Premises e o Online é que essa plataforma é instalada diretamente na infraestrutura da empresa. Sendo assim, a sua equipe de TI é responsável por administrar e aprimorar o funcionamento da infraestrutura do On-Premises.

Esse fato é, ao mesmo tempo, uma vantagem e uma desvantagem do On-Premises. Administrar a plataforma é um benefício, pois o seu negócio tem controle total sobre ela. Por outro lado, isso faz com que seu time de TI tenha mais serviço e não possa se dedicar tanto a outras atividades.

Você ainda precisa se lembrar de que para que ele continue funcionando bem a longo prazo, será necessário migrar para novas versões. Ou seja, são diversos pontos importantes que antes de se decidir, você deve considerar.  

SharePoint Online

O SharePoint Online é uma plataforma que já vem com a assinatura do Office 365. Então, se sua empresa possui o Office 365, ela também tem o Online disponível para utilização. Como foi dito, uma das principais diferenças entre o Online e o On-Premises é a forma de armazenar dados.

Sendo assim, ao escolher essa opção sua empresa não precisa se preocupar com a manutenção do software, não há a necessidade de o time de TI ser muito grande e ele poderá se dedicar a outras atividades.

Ademais dessas vantagens, outros benefícios do Online são: o único custo é o da assinatura, backup e atualizações são feitos regular e automaticamente pela Microsoft. Contudo, o SharePoint Online também apresenta desvantagens.

Entre elas estão: a integração limitada com serviços internos, a migração precisa de ferramentas extras e algumas dessas não possuem suporte da Microsoft. Além disso, em determinados casos, pode ser que sua empresa precise aprimorar a conexão da internet, pois o Office 365 demanda bastante da banda larga por ter um tráfego intenso.

Conclusão

Os itens listados aqui mostram que ambas as plataformas possuem suas vantagens e desvantagens. Por isso, cada empresa precisa analisar os prós e contras de cada software e decidir o que é mais importante para o seu negócio. Para uma instituição, por exemplo, o principal pode ser ter controle sobre o software enquanto para a outra o mais relevante pode ser justamente ter menos trabalho com a manutenção do programa.

Então, analise bem o que é essencial para sua empresa e qual plataforma lhe oferece isso. Depois de conferir as principais diferenças entre o SharePoint On-Premises vs. SharePoint Online, caso você queira saber mais sobre o Online para ter certeza de sua decisão, entre em contato conosco!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast