SharePoint: sites clássicos no centro de administração moderno

Por Erick Alves de Moura
SharePoint: sites clássicos no centro de administração moderno

Desde que o Office 365 se tornou o Microsoft 365, muitos usuários tiveram várias dúvidas sobre como usar o novo centro de administração. Especificamente, aqueles que estão familiarizados com a versão antiga acham difícil localizar muitos recursos do SharePoint, nos quais confiavam no passado. A versão mais recente é baseada na tecnologia mais recente, possui recursos atualizados e consiste em recursos modernos. 

Neste artigo, ajudamos não apenas a criar sites clássicos no novo centro de administração, mas também a entender o procedimento e aplicá-lo de forma praticamente rápida.

O que é o SharePoint?

O SharePoint da Microsoft é uma plataforma baseada na Web para colaboração que permite armazenar e distribuir conteúdo para outras pessoas. Os usuários podem gerenciar documentos e outros recursos, trabalhar neles juntos e acessá-los simultaneamente.

Embora essa plataforma exista há vinte anos, a experiência moderna não foi disponibilizada até 2016. A estrutura datada é o SharePoint clássico. O desatualizado ainda está em uso por muitas organizações.

As mudanças do SharePoint clássico para o moderno

Alterações no site

Havia vários tipos de sites na experiência clássica no passado. Hoje, existem apenas duas opções disponíveis (na experiência moderna do SharePoint) e são as seguintes:

  • Equipe
  • Comunicação (Publicação)

Vamos analisar cada tipo e ver como ele difere de uma experiência clássica e moderna.

Sites de equipe

Os sites de equipe são sites conectados ao grupo M365. Ao criar um site de equipe, você também obtém um grupo criado com o nome do site no centro de administração global e um ID de email de grupo. Dito isto, você também pode configurar um planejador para que as equipes gerenciem tarefas e, com o mesmo grupo, você pode criar equipes no Microsoft Teams. Em um site de equipe, feito para que as equipes trabalhem juntas, os usuários podem compartilhar dados e informações e até mesmo trabalhar em arquivos simultaneamente de diferentes dispositivos. 

Em termos de atualizações, além do aparente redesenho, você notará um menu de inicialização rápida no painel esquerdo. Os sites de equipe modernos usam o modelo de Site de Grupo do Office 365, que permite iniciar vários aplicativos diretamente do site.

Os usuários podem criar tarefas, configurar o calendário, fazer anúncios e fazer outras coisas usando o menu de início rápido. Além disso, a equipe interna pode acessar um espaço de trabalho compartilhado para documentos, calendários e conversas.

Com sites de equipe clássicos, essa função está ausente.

Sites de comunicação (publicação)

Um portal de publicação no passado e um site de comunicação no presente são feitos com o mesmo propósito: divulgar informações modernas, como notícias, reportagens e atualizações, para quem trabalha na organização (em larga escala). Um portal de publicação é difícil de atualizar e manter, além de parecer datado. Fazer atualizações significativas normalmente requer experiência em programação. Os portais de publicação lutam hoje em dia porque não são compatíveis com dispositivos móveis.

Na experiência moderna do SharePoint, você pode usar um dos três modelos para criar um site de comunicação:

  • Tópico (para notícias, eventos e outros assuntos)
  • Showcase (para compartilhar informações usando recursos visuais e gráficos)
  • Em branco (um modelo em branco)

Felizmente, os sites de comunicação parecem fantásticos. Essas páginas dinâmicas são simples de editar e atualizar como um site de equipe sem experiência em codificação. Todos os sites de comunicação são compatíveis com dispositivos móveis, o que significa que ainda ficam bem quando visualizados em um telefone ou tablet.

Na nova experiência moderna, a função de pesquisa também foi aprimorada. Conforme você digita, você verá resultados de pesquisa recomendados com base em suas pesquisas anteriores.

5 etapas para criar sites clássicos do SharePoint

Passo 1

 Clique em ‘SharePoint’ em ‘Centros de administração’ no ‘Centro de administração do Microsoft 365’.

Passo 2

Clique em Sites ativos abaixo da categoria Sites e clique em Criar.

Passo 3

No pop-up a seguir, clique em Outras opções.

Passo 4

Na tela subsequente, escolha uma seção de modelo e escolha mais modelos.

Passo 5

A etapa anterior leva você à tela clássica de criação de sites. Insira o nome do site e outros detalhes relevantes e clique em Ok.

Isso conclui as etapas para a criação de sites clássicos por meios prontos para uso. 

Conclusão

As etapas para criar um conjunto de sites clássico usando o novo centro de administração do SharePoint foram discutidas acima. Muitas pessoas continuam trabalhando nas coleções do site clássico, como já foi mencionado, para que não sejam obrigadas a mudar para o site moderno. Eles podem usar este breve tutorial para encontrar os sites que já criaram e aprender como criar novos. 

Claro, a Microsoft ainda não cortou o fio se você ainda prefere a experiência clássica. Mesmo que a experiência das configurações tenha sido atualizada, você ainda pode criar sites usando a interface clássica.

Mas todas as configurações e opções padrão indicam que a modernização é o caminho do futuro.

Se você precisar de ajuda com o SharePoint, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.

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