RPA: inovações de baixo código que fazem a automação brilhar

Por Fernando Viana e Sá
RPA: inovações de baixo código que fazem a automação brilhar

O software RPA permite um processo ou tarefa humana registrada ou programada em um script de software. Ou seja, o script imita a interação humana na interface do usuário do aplicativo. Pense nisso como uma automatização do front-end do aplicativo.

Portanto, um bot executa tarefas em uma taxa muito maior do que um humano sozinho. Os bots de software RPA nunca dormem e cometem menos erros e podem interagir com aplicativos internos, sites, portais de usuários e assim por diante. Assim, eles podem fazer login em aplicativos, inserir dados, abrir e-mails e anexos, calcular e concluir tarefas e depois sair.

Dois sabores: assistido e não assistido

A RPA assistida descreve tarefas de automação com um humano no circuito e acionada quando uma pessoa executa o bot em um dispositivo local. As automações assistidas se adequam mais para tarefas menores e mais fragmentadas ou tarefas que são apenas parte de um processo geral.

Para cenários de RPA autônomos, os dados são movidos para dentro ou para fora dos sistemas de aplicativos sem interação humana. Como eles estão localizados na nuvem, os bots RPA autônomos criados e dimensionados automaticamente em máquinas virtuais hospedadas com tecnologia Microsoft Azure.

Uma baixa barreira técnica

Com a RPA, a automação em escala está disponível para todos, desde profissionais da informação até superusuários e desenvolvedores profissionais. Não são necessárias habilidades de programação para configurar um bot RPA. Por ser uma tecnologia sem código, qualquer pessoa pode configurar o bot usando recursos de arrastar e soltar em uma interface gráfica do usuário.

O Power Automate Desktop torna a RPA ainda mais fácil com uma biblioteca crescente de fluxos de desktop prontos para uso. Para começar, certifique-se de estar usando a versão mais recente do Power Automate para sua área de trabalho e consulte a guia Exemplos na tela inicial do aplicativo. Basta iniciar um exemplo de RPA e explorar sua lógica ou começar a personalizá-lo para torná-lo seu.

A adição de IA generativa

Ao combinar o poder da IA ​​com a RPA tradicional, as empresas podem transformar as suas estratégias de automação, tornando-as mais inteligentes, adaptáveis ​​e fáceis de utilizar.

A RPA se concentra na automatização de tarefas repetitivas e baseadas em regras, sem o nível de compreensão ou geração contextual que a IA generativa possui. Estender sua estratégia de automação para incluir IA generativa pode trazer os seguintes benefícios:

  • Adaptabilidade — A IA generativa pode aprender e se adaptar a partir dos dados que processa, o que significa que sua estratégia de automação pode exigir menos atualizações e manutenção manuais. Isso pode levar a uma abordagem mais ágil à automação à medida que os processos evoluem.
  • Análises e insights avançados — A incorporação de IA generativa permite uma análise mais aprofundada de dados não estruturados e a extração de insights que antes eram inacessíveis à RPA tradicional. Isso pode resultar em melhor tomada de decisão e otimização de processos.
  • Adaptação da automação — Com a IA generativa, é possível ter soluções de automação mais especializadas e personalizadas, pois ela pode lidar com uma gama mais ampla de tarefas sem se limitar a ações específicas baseadas em regras.
  • Decisão de automação — A IA generativa pode melhorar o processo de tomada de decisão em torno da priorização de cenários de automação, analisando dados históricos para identificar processos e tendências, avaliar a complexidade de um processo e ajudar a calcular o impacto potencial da automação, como economia de custos e ROI.

Portanto, a IA generativa não substituirá o RPA, mas, quando usada estrategicamente, poderá ajudá-lo a tornar suas automações mais inteligentes e eficientes.

Conclusão

A Trinapse é especializada em automação como serviço, Microsoft Power Platform e outras soluções modernas. Entre em contato e veja como nossos especialistas podem modernizar seu negócio e aumentar a lucratividade.

Contate-nos hoje!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast