Reduza o número de variáveis ​​no seu fluxo do Power Automate

Por Erick Alves de Moura
Reduza o número de variáveis ​​no seu fluxo do Power Automate

Quando precisar de uma variável em um fluxo do Power Automate, você deverá inicializá-la com uma ação – uma variável, uma ação. Uma ação que deve ser de nível superior, o que significa que você não pode inicializá-la apenas quando precisar. Então você inicializa imediatamente, no início do fluxo. Uma série menor ou maior de ações de ‘Inicializar variável’ para preparar todas elas.

Embora não seja tão ruim, não gosto de ter muitas variáveis ​​em um fluxo. É chato inicializá-los, torna o fluxo mais longo do que o necessário, dificulta copiar/colar partes do fluxo e cria uma bagunça no conteúdo dinâmico, pois ficam sempre no topo.

Este artigo tratará de reduzir sua quantidade em um fluxo.

Usando conteúdos dinâmicos existentes?

Como cada ação do Power Automate fornece uma saída, muitas vezes não há necessidade de ter uma variável. Se tudo o que sua variável faz é armazenar algum valor de saída, você não precisa da variável.

Você pode referenciar a saída diretamente quando precisar dela. Mesmo se você aplicar algumas expressões na saída, você poderá fazer o mesmo mais tarde. Não há necessidade de uma variável.

Armazenando o resultado de uma condição?

Às vezes seu fluxo precisa de uma ‘Condição’, algo deve acontecer em um branch, algo mais no outro. Aqui você pode ficar novamente tentado a usar uma variável, mas isso não é necessário.

Se for apenas uma decisão, você pode substituir a variável pela expressão if(…).

if(equals(outputs(‘Get_item_-_by_ID’)?[‘body/ApprovalStatus/Value’], ‘New’), ‘New’, ‘Other’)

Novamente, utilizável quando necessário, sem necessidade de variável.

Não tem certeza de qual ação foi executada?

Da mesma forma, se você estiver executando ações diferentes nas ramificações e não tiver certeza de qual ramificação o fluxo usou.

Você não precisa de uma variável para obter a saída da ação ativa; em vez disso, você pode usar a expressão coalesce(…). Coalesce(…) fornecerá o primeiro parâmetro não vazio.

coalesce(<param1>, <param2>, <param3>…)

Se você usá-lo com saídas tanto das ações quanto dos parâmetros, ele retornará o resultado daquela que foi executada, pois a outra estará vazia. Não há necessidade de uma variável.

Anexando dados em um loop?

Outro uso para variáveis ​​que tenho visto com frequência é anexar dados em um loop. Neste caso, não é apenas uma variável inútil, mas também torna o fluxo lento, conforme explicado em um artigo anterior.

Armazenando configuração de fluxo em uma variável?

Se você estiver usando algo repetidamente em um fluxo, é uma boa prática configurar esses itens no início do fluxo. Pode ser o url de um site do SharePoint, nomes de listas, intervalos de tempo, etc. Aqui posso entender o uso de uma variável, mas não de uma variável por item de configuração!

Toda a configuração feita usando uma única variável de objeto. Conforme usado, por ex. no modelo de processo de aprovação, em vez de 7 variáveis ​​você pode ter apenas um objeto com 7 propriedades.

Os valores podem ser então acessados ​​usando uma expressão.

variables(‘<variableName>’)?[‘propertyName’]

e.g.

variables(‘var_flowConfig’)?[‘SPSite’]

Resumo

Como você pode ver, há muitas situações em que você realmente não precisa de uma variável. Como cada ação do Power Automate fornece sua saída, você pode fazer referência à saída diretamente, muitas vezes reduzindo o número de variáveis ​​necessárias para 0. E mesmo que você precise de uma variável, ela não precisa ser 1 variável = 1 valor. Uma única variável de objeto pode substituir muitas variáveis ​​por valores fixos, tornando seu fluxo muito mais limpo.

Veja também nosso artigo sobre Por que o Power Automate deve ser sua ferramenta de RPA.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast