PowerApps para Office 365: tudo o que você precisa saber

Por Fernando Viana e Sá
PowerApps para Office 365: tudo o que você precisa saber

O PowerApps é uma ferramenta que faz parte do Microsoft Power Platform e tem o objetivo de simplificar e agilizar a criação de aplicativos empresariais. Já o Office 365 é uma plataforma da Microsoft que reúne diversos aplicativos da empresa, como o OneDrive e SharePoint.

Sua empresa pode utilizar o PowerApps com uma licença do Office 365 ou por meio de um plano independente. Agora, vamos listar as principais funcionalidades do PowerApps para Office 365 para que você saiba como ele pode ser interessante para seu negócio. Confira!

Funcionalidades oferecidas pelo PowerApps para Office 365

Automatização de processos

O PowerApps é utilizado pelas empresas para criar aplicativos que aprimorem os processos do negócio. Um dos motivos pelo qual os aplicativos conseguem melhorar os processos é que eles automatizam procedimentos, como os burocráticos ou repetitivos.

Dessa forma, esses são realizados mais rapidamente e os colaboradores possuem mais tempo para se dedicar a atividades que precisam do olhar e pensamento humano para serem realizadas.

Diferentes tipos de apps

A ferramenta da Microsoft oferece também a possibilidade de criar dois tipos de apps. O aplicativo pode ser um canva (aplicativo de tela), por exemplo, ou um model-driven.

No primeiro modelo, o criador pode pegar dados de diferentes fontes, como uma lista do SharePoint ou um dashboard do Power BI, e customizar o design do aplicativo da maneira que preferir. Ou seja, ele tem bastante controle sobre o processo.

Já no model-driven, o aplicativo é criado com base em um modelo pré-moldado. Então, ele é ótimo para criar apps rapidamente. Contudo, também é possível fazer pequenas personalizações nesse tipo de aplicativo.

Uma empresa pode ter ambos os tipos de aplicativos ao mesmo tempo e, independente do modelo escolhido, o criador não precisa ter um grande conhecimento sobre códigos e programação para montar o app.

Fácil compartilhamento de dados

O PowerApps para Office 365 possui uma plataforma que facilita bastante o compartilhamento de dados em uma empresa e, por isso, melhora a comunicação entre colaboradores de diferentes setores.

Essa plataforma é a Common Data Service (CDS), em que as informações do negócio podem ser armazenadas. Com ela, os colaboradores podem encontrar informações de diferentes setores no mesmo local.

Compartilhamento de informações com pessoas de fora

Além de melhorar o compartilhamento de informações entre os profissionais da empresa, o PowerApps também permite que a instituição aprimore o compartilhamento de dados com pessoas de fora, como clientes ou parceiros.

Isso acontece porque o PowerApps possui portais, em que a empresa consegue fornecer acesso aos seus dados para pessoas de fora da organização de maneira segura.

A instituição pode, por exemplo, enviar requerimentos de autenticação, personalizar os dados para cada usuário e garantir que as informações fornecidas pelos usuários serão privadas. Dessa forma, a colaboração entre profissionais da empresa e de fora melhora e tudo é feito de maneira segura para todos.

Ao oferecer essas funcionalidades, o PowerApps para Office 365 é capaz de aprimorar a produtividade de uma empresa e os processos dessa. Como a ferramenta melhora a realização dos processos, é comum que os resultados obtidos pela empresa também sejam aprimorados depois da implementação do PowerApps.

Sendo assim, caso você deseje melhorar os resultados de seu negócio, o PowerApps pode ser uma ótima aquisição. Depois de conferir o porquê é preciso considerar a utilização dessa ferramenta, veja também os principais benefícios da integração entre o Microsoft Office 365 SharePoint e OneDrive!

Apresentando o SharePoint Syntex
em SharePoint

Apresentando o SharePoint Syntex

Disponível a partir do início de outubro, o SharePoint Syntex fornecerá a você a capacidade de automatizar a extração de…

por Fernando Viana e Sá
ago 30, 2021
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast