Soluções Power Platform e DevOps-Deploy entre ambientes

Por Erick Alves de Moura
Soluções Power Platform e DevOps-Deploy entre ambientes

Neste artigo, explicaremos a integração entre o Power Platform e o DevOps e aprenderemos como mover automaticamente as soluções entre ambientes e implantá-las usando uma abordagem de entrega contínua com a assistência do Azure DevOps.

ALM do Power Platform

Primeiramente, antes de se aprofundar na Power Platform e no DevOps, conheça o ALM de gerenciamento do ciclo de vida do aplicativo.

O que é ALM?

Então, o ALM é o gerenciamento do ciclo de vida de aplicativos que facilita a gestão de projetos, desde os requisitos até a implantação e inclui três áreas,

  • A governança: Primeiramente, inclui gerenciamento de requisitos, gerenciamento de recursos, segurança de dados, acesso de usuários, rastreamento de alterações, revisão, auditoria, controle de implantação e reversão,
  • O desenvolvimento: Ou seja, identificando problemas atuais e planejando, projetando, construindo e testando o aplicativo,
  • A manutenção: Sendo assim, inclui a implantação do aplicativo e a manutenção de tecnologias opcionais e dependentes.

ALM com Power Platform

Assim, na plataforma Power, existem alguns tipos de ambiente usados ​​no ALM, como o ambiente Sandbox, o  ambiente de produção, o ambiente da comunidade  e o ambiente padrão.

Portanto, o ambiente é o container que armazena seus dados, aplicativos e processos de negócios.

Assim, um ambiente serve como um contêiner para separar aplicativos que podem ter diferentes funções, requisitos de segurança ou públicos-alvo. Portanto, ter vários ambientes de desenvolvimento, como desenvolvimento, teste e produção, com vários desenvolvedores colaborando no mesmo ambiente e talvez trabalhando no mesmo aplicativo e compartilhando código-fonte que dificultará saber onde estão as personalizações mais recentes e a versão mais recente, portanto, é importante implementar um ALM especialmente para desenvolvimento de equipe, é uma boa prática usar ferramentas ou processos para obter o isolamento do desenvolvedor. É por isso que é importante adicionar os ativos, como fluxos, arquivos, aplicativos, etc., ao DevOps.

Sendo assim, as soluções são o mecanismo para implementar o ALM no Power Apps e no Power Automate.

Power Platform e DevOps

Então, o Azure DevOps oferece serviços de desenvolvedor que permitem que as equipes planejem seu trabalho, colaborem no desenvolvimento de código e criem e implantem aplicativos.

Portanto, o objetivo de usar o DevOps com o Power Platform é evitar conflitos ao fazer alterações no código compartilhado.

Como implantar a solução do Power Platform para DevOps?

Você pode exportar manualmente as soluções do Power Platform de um ambiente e importá-las para outro ambiente. Agora podemos implantar uma solução de plataforma de energia usando o pipeline de DevOps do Azure automaticamente e você também pode usar as ferramentas de compilação da plataforma de energia da Microsoft para automatizar tarefas comuns de compilação e implantação relacionadas a aplicativos criados na plataforma de energia da Microsoft.

  • A implantação é uma das partes mais importantes do ciclo de vida do desenvolvimento.
  • Ter um processo de implantação automatizado aumentará o valor de sua equipe e qualquer um pode fazer a implantação e economizar tempo por ser mais rápido e eficiente.

Nesta implantação, usaremos as ferramentas de compilação do Microsoft Power Platform para Azure DevOps.

Ferramentas de compilação do Microsoft Power Platform para Azure DevOps, usamos as ferramentas de compilação do Microsoft para automatizar tarefas comuns de compilação e implantação relacionadas a aplicativos criados no Microsoft Power Platform.

Implantar uma solução usando Azure DevOps Pipeline

  1. Abra a URL do Azure DevOps , se você ainda não criou uma organização, crie uma
  2. Se você não tiver um projeto DevOps, crie um novo
  3. Navegue até a seção Pipeline >> Releases >> vamos criar um novo pipeline de Releases
  4. Escolha trabalho vazio

Depois de criar um novo trabalho, você verá um trabalho por padrão

  1. Defina as tarefas clicando na palavra ‘ tarefa ‘.
  2. Clique no ícone + e procure a ferramenta Power Platform Build

Power Platform Build

Se for a primeira vez que você usa as ferramentas do Power Platform Build, clique em Obter gratuitamente e siga as etapas para fazer o download para sua organização.

Se você instalou antes, você encontrará como mostrado na imagem abaixo

  1. Escolha a solução de exportação do Power Platform e clique em Adicionar e, em seguida, clique em Configurar a tarefa de solução de exportação

Se você não tiver conexão de serviço >> clique em Gerenciar para criar sua primeira conexão de serviço ou em Configurações do projeto > Conexões de serviço > Nova conexão de serviço > escolha o tipo de conexão que você precisa.

Voltar para a solução de exportação da Power Platform >>

  1. Escolha a conexão de serviço ” O ambiente de destino do qual você deseja exportar a solução”
  2. No nome da solução $( SolutionName )
  3. No arquivo de saída da solução $( SolutionName ).zip
  4. Adicione a solução Power Platform Import como fizemos na etapa 6
  5. Escolha a conexão de serviço ” O ambiente de destino para o qual você deseja importar a solução”
  6. Na solução Arquivo de saída $(SolutionName).zip
  7. Adicione a personalização do Power Platform Publisher como fizemos na etapa 6
  8. Escolha a conexão de serviço “O ambiente de destino”
  • Salve o pipeline de lançamento> clique no botão salvar na parte superior
  • Criar uma nova versão
  • Implante e você descobrirá que a implantação está em andamento

Após uma versão bem-sucedida, você encontrará sua solução implantada no ambiente de destino.

Conclusão

Um trabalho de implantação é  um conjunto de etapas executadas sequencialmente no ambiente .Assim, usar o Azure Pipeline é simples, você pode configurar uma compilação básica e lançamento/implantação em alguns minutos. Portanto, nesta postagem, aprendemos como usar o Azure DevOps para mover as soluções entre os ambientes da Power Platform e como implantar a solução da plataforma de energia para devops.

Por fim, veja também nosso artigo sobre as ferramentas de baixo / sem código do Power Platform

Como usar o SharePoint File Insights
em Como Fazer

Como usar o SharePoint File Insights

O Microsoft SharePoint oferece gerenciamento e acessibilidade eficientes de arquivos. Hoje, as principais empresas e organizações usam o SharePoint para aprimorar…

por Luiz Antonio Sgargeta
maio 06, 2022
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast