O Microsoft Power BI é parte de uma solução maior de análise de dados

Por Fernando Viana e Sá
O Microsoft Power BI é parte de uma solução maior de análise de dados

O Power BI é uma ferramenta de relatório poderosa que tem dominado o mercado e está evoluindo rapidamente. Ainda assim, em muitas organizações, as pessoas parecem não ter consciência de seu verdadeiro potencial ou propósito central. Como resultado, muitas vezes ele é implantado para simplesmente extrair ou visualizar pontos de dados em uma forma de relatório ad hoc.

Power BI é maior que um relatório

O Power BI não deve ser considerado um produto separado para estratégia geral de dados. Entretanto, as organizações precisam incluí-lo como parte de uma cultura de dados com todos os produtos trabalhando em união.

Para implantar o Power BI com êxito, não o use simplesmente para criar relatórios. Entretanto, projete uma cultura e arquitetura. Então, isso permite que os usuários de negócios entendam, interpretem e reajam a insights ricos e poderosos baseados em dados.

Os muitos produtos, serviços e recursos adicionais que vêm empacotados no Power BI são frequentemente esquecidos. Como resultado, as pessoas veem apenas o nível superior – visuais em relatórios e painéis. Mas existe uma série de recursos ricos e interessantes abaixo da superfície.

Com isso, aqui estão alguns erros comuns que frequentemente vejo novos usuários cometem ao implantar o Power BI.

Erros cometidos ao subutilizar o Power BI

  • Usando-o para extração de dados
    Tabelas grandes com uma seleção de filtros que você pode ou não querer exportar. Contudo, o Power BI foi projetado para tendências, insights e cross slice and dice. Assim, tabelas grandes e despejos de dados não fornecem insights.
  • Usando-o para uma visualização de dados para dizer um único ponto
    Crie um visual que possa transmitir informações rapidamente, em vez de uma solução do tipo infográfico. Ou seja, se você está procurando aquela visualização de dados perfeita em pixels para uma notícia que conta um ponto específico, pode haver outras opções. Assim, relatórios paginados ou documentos Excel predefinidos são opções viáveis. Projete pipelines de dados que são atualizados regularmente. Crie recursos visuais projetados para serem interativos. Isso ajudará os usuários a se aprofundar e encontrar insights.
  • Ferramenta de relatório atual / substituição do Excel
    Uma solicitação comum é “elevar e mudar” todos os relatórios do Excel para o Power BI. Esses produtos são diferentes e têm usos diferentes. Se você estiver mudando para o Power BI, não tente recriar soluções antigas. Em vez disso, uma abordagem melhor é projetar novos relatórios que explorem os pontos fortes do Power BI. o Excel pode jogar com a força de cada ferramenta.

Erros cometidos ao implantar

  • Focando em números brutos, não em percepções de negócios
    Portanto, em vez de simplesmente exibir números, ótimos relatórios geralmente têm os seguintes KPI, tendências, detalhamento, interatividade e recursos de fatiamento. Isso permite que os usuários de negócios obtenham informações significativas sobre a direção do negócio.
  • Ignorando as abordagens de implantação
    Muitos usuários de negócios estão familiarizados com um processo típico de relatórios; um usuário envia um tíquete para a TI. A TI grava várias consultas SQL para obter os dados dessa solicitação. Em seguida, eles apresentam os dados em tabelas e gráficos simples. Em contraste, o Power BI faz um ótimo trabalho em quebrar essa longa recuperação e colocar os dados nas mãos dos usuários rapidamente. Uma organização deve implantar uma abordagem de cima para baixo, combinada ou de baixo para cima . Como resultado da utilização dessa abordagem, eles podem mesclar o lado comercial e de TI das operações e remover silos.
  • Deixar de pensar como a empresa e agir como a TI
    A organização de TI tem muitos pontos fortes relacionados a como disponibilizar dados de forma rápida e confiável. Portanto, o Power BI tem recursos que se inspiram nas práticas recomendadas de TI. Uma dessas práticas recomendadas é o uso de Deployment Pipelines .

Usando o Power BI da maneira certa

O Power BI deve ser unificado e parte de todo o estágio de dados – não uma camada de visualização sobre ele. Uma plataforma de dados moderna normalmente tem 4 etapas:

  • Carregar e Ingerir – extraia os dados do sistema de origem e os transforme.
  • Armazenar – Coloque esses dados em algum lugar para que possamos executar uma análise neles.
  • Processo (ou transformação) – execute análises em seus dados e extraia KPIs, IA e previsões.
  • Servir – apresente esses dados de uma maneira fácil para que as partes interessadas os consumam.

O Power BI pode ser todas essas etapas. Ou seja, a partir de um único relatório usando consulta avançada ( Carregar e Ingerir ) para importar dados ( Armazenar ). Em seguida, você pode construir um modelo e medidas DAX ( Processo ). Por fim, você pode exibir os dados em elementos visuais nas páginas do relatório ( veicular ).
Gostou deste artigo? Veja também nosso outro artigo, por que usar o Microsoft Power BI? Seu guia completo.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast