Power BI: 5 dicas e truques para obter melhores relatórios

Por Luiz Antonio Sgargeta
Power BI: 5 dicas e truques para obter melhores relatórios

O Power BI é a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft que auxilia empresas no armazenamento de dados e em apresentações, já que ela consegue organizar diversas informações de maneira atrativa.

Então, ela é muito utilizada para facilitar a análise e a apresentação de dados da empresa. A seguir, vamos lhe dar 5 dicas para que seu negócio possa aproveitar ao máximo essa ótima ferramenta da Microsoft e obter relatórios melhores!

1. Pense em seu público-alvo

Primeiro, você deve pensar em seu público-alvo e quais informações são relevantes para ele. Dessa maneira, você e seu time saberão quais métricas devem constar no relatório e até como montá-lo para que os dados sejam facilmente compreendidos pelo público.

Saber como o relatório será apresentado para esse público-alvo, por exemplo, em uma tela grande ou pequena, também é importante. Esse fato é relevante, porque permite que você saiba como organizar o tamanho dos dados na tela e até quanto conteúdo fornecer no relatório.

2. Forneça contexto

O contexto é fundamental para que o público entenda o porquê os dados mostrados são importantes. Sendo assim, você precisa fornecê-lo em um relatório.

Para criar esse contexto, você pode utilizar recursos do Power BI, como caixas de texto e dicas de ferramenta para explicar informações, fazer perguntas e até chamadas para ações.

Dessa maneira, além de facilitar a compreensão de dados, você também garante que não ficará perdido durante a apresentação das informações.

3. Explore os recursos de design

O Power BI oferece diversos recursos de design para a criação de relatórios, como diferentes tipos de gráficos, categorias, formas e cores. Isso é ótimo, pois certos dados são mais compreensíveis em um tipo de gráfico, por exemplo, ou quando se usa cores distintas em pontos específicos para chamar a atenção do público.

Então, explore os recursos de design disponibilizados pelo Power BI para deixar seu relatório mais bonito e compreensível.

4. Mantenha o relatório objetivo

Apesar de o Power BI oferecer diversos recursos de design, isso não significa que você deve utilizar vários deles em uma apresentação. Utilizar muitos recursos de uma vez só, inclusive, não é recomendado, porque você pode acabar dificultando a leitura de dados em vez de facilitá-la.

Então, lembre-se de que seu relatório deve ser simples e objetivo para que todos possam compreendê-lo. Ou seja, utilize somente os recursos adequados para o relatório e que facilitem a compreensão do documento.

5. Preocupe-se mais com o recado do que com os números

Os dados são essenciais em um relatório, pois explicam e comprovam as informações fornecidas no documento. Ou seja, são eles que mostram se há algo a ser investigado, melhorado ou se determinada estratégia está funcionando bem.

Mas, você não deve se esquecer de que o mais importante em um relatório é a mensagem que tem que ser passada e não os dados. O público precisa compreender claramente o que está acontecendo e não se perder em meio a diversos dados. Por isso, foque no recado e coloque somente dados relevantes em seu relatório.

Salve essas dicas e sempre as coloque em prática com o Power BI para obter os melhores relatórios. Para aproveitar ainda mais essa ferramenta, veja também como usar dados do SharePoint no Power BI!

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