Power Automate: Gatilho OneDrive for Business Quando um arquivo é modificado

Por Erick Alves de Moura
Power Automate: Gatilho OneDrive for Business Quando um arquivo é modificado

É praticamente impossível rastrear manualmente quando um arquivo é criado em uma pasta ou lista de pastas. Mesmo que você tenha uma boa estratégia, você perderá arquivos, cometerá erros e, pior ainda, perderá tempo fazendo isso. É por isso que o Power Automate existe, e o OneDrive for Business “Quando um arquivo é modificado (somente propriedades)” está aqui para ajudar. Ele ficará de olho na pasta ou em uma lista de pastas e acionará os metadados completos do arquivo quando for modificado.

Vamos ver como encontrá-lo e como usá-lo.

Onde encontrá-lo?

Você pode pesquisar o gatilho do Power Automate “Quando um arquivo é modificado (somente propriedades)” ou clicar em “OneDrive for Business”.

Gatilhos Power Automate
Gatilhos Power Automate

Aqui está o que parece.

Conector Power Automate

Você pode aproveitar algumas propriedades avançadas que exploraremos um pouco mais abaixo.

Conector Power Automate

Vamos ver como usá-lo.

Uso Power Automate

Usá-lo é bem simples. Você aponta para uma pasta e ela retornará os metadados do arquivo. Se você quiser o arquivo, você precisa usar o gatilho “Quando um arquivo é modificado” . Se você conhece o identificador do arquivo, pode incluí-lo aqui, mas é raro e propenso a erros ser útil fazê-lo dessa maneira. É melhor escolher a pasta na lista de pastas na interface do usuário.

Conector Power Automate

Incluir subpastas

Esta opção é bastante útil ao detectar arquivos, pois não estamos limitados à pasta que selecionamos. Você pode escolher essa opção se quiser ver as alterações no arquivo em toda a árvore de pastas abaixo da que você escolheu.

Conector Power Automate

Esteja ciente de que os arquivos são muito modificados, portanto, ativar essa opção acionará muito esse fluxo. Você precisa pensar em duas coisas essenciais ao permitir isso:

  1. Eu tenho corridas suficientes para acomodar isso? Existem limitações para o número de execuções, por isso é importante não esgotá-las com gatilhos desnecessários.
  2. Tenho bons filtros após o Flow ser acionado? É incomum precisar de todos os arquivos modificados, especialmente se estivermos analisando subpastas, então pense se você tem filtros excelentes suficientes, apenas os arquivos que deseja obter nas seguintes seções do Fluxo.

Número de arquivos a serem retornados

É aqui que as coisas ficam estranhas. O gatilho não fornece a ação “Values” que normalmente contém um array de elementos.

Conector Power Automate

Então, por que incluir essa opção? Tenho certeza de que há uma boa razão para isso, como analisar os arquivos em massa, mas deve haver então o parâmetro “Values” que podemos fazer uma ação ”Apply to each” .

Para ter mais certeza e cuidado caso a Microsoft altere o comportamento no futuro, altere a opção para 1 para que você saiba que apenas um arquivo de cada vez será retornado.

Saídas

O gatilho retorna os metadados do arquivo, mas se você precisar do arquivo inteiro, deverá usar o gatilho “Quando um arquivo é modificado” , que retornará o arquivo e alguns metadados básicos. Se você precisar do arquivo após o gatilho, você pode usar a ação “Obter conteúdo do arquivo” com o “Identificador de arquivo” que você obteve no gatilho.

Limitações Power Automate

Ele rastreará apenas os arquivos criados. Um arquivo movido para a pasta que você está rastreando, ele não aciona o Fluxo.

Veja também nosso artigo sobre como obter a data de resposta de qualquer ação.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast