Power Apps: Guia de otimização de performance

Por Fernando Viana e Sá
Power Apps: Guia de otimização de performance

Carregar vários conjuntos de dados simultaneamente

Fazer chamadas de conector sequencialmente é lento porque a chamada de conector atual deve ser concluída antes do início da próxima. Ou seja, a função Simultânea permite que o Power Apps carregue dados mais rapidamente processando simultaneamente várias chamadas de conector de uma só vez. Portanto, use apenas a função Simultânea para recuperar dados armazenados na nuvem. Não há vantagem em usar concorrente ao trabalhar com dados já no dispositivo (ou seja, variáveis ​​e coleções).

Escreva fórmulas que usam delegação

Sempre escreva fórmulas que possam ser delegadas à fonte de dados na nuvem. A delegação é quando as operações de dados, como filtro, pesquisa e pesquisa, são executadas na nuvem (ou seja, SharePoint, Dataverse) em vez de no dispositivo do usuário. As operações de dados podem ser executadas mais rapidamente na nuvem porque há mais recursos de computação do que um laptop ou telefone celular. Além disso, menos dados serão transmitidos para o dispositivo do usuário porque já foram filtrados pela fonte de dados.

Portanto, consulte a documentação oficial do Power Apps para determinar quais funções do Power Fx podem ser delegadas. As funções suportadas são diferentes para SharePoint , Dataverse e SQL . Um aviso aparecerá no verificador de aplicativos quando uma função não puder ser delegada.

Cache de dados em coleções e variáveis

Armazene dados usados ​​com freqüência em coleções e variáveis. Os dados armazenados na memória podem ser acessados ​​muito rapidamente. Um datasrouce em nuvem deve receber uma chamada de conector, realizar uma consulta e enviar uma resposta de volta ao dispositivo antes que os dados possam ser exibidos na tela.

Limitar o tamanho das coleções

Limite o tamanho das coleções ao menor número de linhas e colunas exigido pelo aplicativo. Pois, os dispositivos móveis têm restrições rígidas no uso de memória. As coleções são armazenadas na memória do dispositivo. Se muita memória estiver em uso, o sistema operacional móvel interromperá o processo do Power Apps e o aplicativo falhará.

Use a função ShowColumns para selecionar apenas colunas específicas e solte o restante da coleção. Habilite a seleção de coluna explícita para buscar apenas colunas de tabela usadas no aplicativo ao se conectar ao Dataverse.

Minimize o número de controles em uma única tela

Cada controle adicionado a uma tela aumenta o uso de memória quando a tela é carregada. Tente obter um design de tela com o mínimo de controles possível. Uma tela com menos controles é mais rápida para renderizar e consome menos memória. Para telas com muitos controles, considere dividir sua funcionalidade em várias telas.

Use uma galeria para exibir controles repetitivos. Cada controle em uma galeria conta apenas como 1 controle, não importa quantas vezes ele seja exibido.

Não faça referência a controles em outras telas

Ao escrever fórmulas, apenas faça referência aos controles na tela atual. Não faça referência a controles em outras telas. Isso forçará o Power Apps a manter essa outra tela na memória, mesmo que ela não esteja sendo exibida no dispositivo. Use uma variável global para armazenar os valores encontrados em outras telas e, em vez disso, consulte a variável. 

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast