Por que deixar o Excel de lado e utilizar o Power BI?

Por Erick Alves de Moura
Por que deixar o Excel de lado e utilizar o Power BI?

Qual é a melhor forma de organizar e apresentar dados e informações para os colaboradores de uma empresa? Muitos profissionais diriam que o jeito mais fácil e adequado de fazer essas tarefas é utilizando uma planilha de Excel. Mas, será que atualmente essa ferramenta ainda é a melhor maneira de realizar essas atividades?

Se você não gosta ou não aguenta mais trabalhar com o Excel, uma ótima saída é usar o Power BI. Essa é uma ferramenta de Business Intelligence criada pela Microsoft e que pode ser encontrada entre os aplicativos adicionais do Office 365.

Confira a seguir como ela pode te ajudar a sair do Excel e, ainda, a melhorar as suas apresentações de dados!

Como o Power BI pode ajudar sua empresa a sair do Excel?

Com o Power BI, sua empresa é capaz de armazenar e organizar dados importantes para que eles sejam compreendidos de maneira mais fácil e rápida pelos colaboradores. Dessa forma, também é mais simples fazer com que a empresa obtenha bons resultados a partir da análise de dados.

Ele é considerado interessante para apresentações, pois juntamente ao SharePoint, o Power BI consegue organizar as informações de uma forma visualmente atrativa e até interativa.

Além disso, esses dados ficam na nuvem. Então, as informações e apresentações podem ser acessadas a qualquer hora e a partir de qualquer lugar que tenha internet. Ou seja, além de melhorar uma apresentação, o Power BI ainda facilita o compartilhamento e acesso do documento.

Segurança de dados

Ao pensar em fazer essa mudança do Excel para o Power BI, muitos profissionais ficam preocupados com a segurança dos dados, já que esses passam a ser armazenados na nuvem.

Porém, se você for cuidadoso, não é preciso se preocupar com a proteção de suas informações. Isso porque o Power BI permite que você limite o acesso e as ações nos documentos armazenados na ferramenta.

Você pode decidir, por exemplo, quais colaboradores da empresa podem ter acesso à nuvem do Power BI, quem tem permissão para ver os documentos e quem pode editá-los. Dessa forma, você protege seus dados e evita que eles sejam roubados ou alterados.

Atualmente, empresas coletam uma grande quantidade de dados para analisar e, assim, encontrar soluções para seus problemas e conquistar melhores resultados. Por isso, quando aparece uma ferramenta que melhora a apresentação de dados e facilita essa análise, elas precisam parar e observar.

Sendo assim, você deve considerar seriamente em sair do Excel e começar a trabalhar pelo Power BI. Afinal, com essa mudança, sua empresa vai ser capaz de organizar melhor os próprios dados e montar apresentações interativas e visualmente mais atrativas.

Caso seu negócio já trabalhe com o Office 365, realizar essa mudança pode ser ainda mais fácil, pois a interface é parecida com a de outros produtos da Microsoft. Ela foi feita dessa maneira justamente para despertar familiaridade com os profissionais que já utilizam outras ferramentas dessa empresa.  

Então, não perca tempo e saia do Excel com o Power BI! Depois de entender como o essa ferramenta pode ajudar sua empresa a melhorar a organização de dados e apresentações, que tal conferir o que é o Microsoft Power Apps?

Inteligência de negócios com SharePoint
em Inovação

Inteligência de negócios com SharePoint

No cenário empresarial atual, orientado por dados, as organizações dependem de soluções robustas de Inteligência de Negócios (BI) para extrair…

por Erick Alves de Moura
mar 11, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast