Personalize o formulário do SharePoint com Power Apps

Por Luiz Antonio Sgargeta
Personalize o formulário do SharePoint com Power Apps

No passado, para personalizar formulários do SharePoint, você precisava escrever código tradicional, como C# ou usar outro aplicativo, como Info Path, que levava horas e horas de trabalho. Agora você pode personalizar facilmente os formulários do SharePoint usando Power Apps, pois o Microsoft Power Apps  está integrado ao SharePoint para que não haja necessidade de instalar outro aplicativo em seu sistema.

Personalizar formulário de lista do SharePoint

Para personalizar seu formulário de lista do SharePoint, faça o seguinte:

  1. Abra sua lista do SharePoint
  2. Na seção Integrar, escolha Power Apps
  3. E, em seguida, escolha Personalizar formulários
Integar Power Apps

Assim, o formulário de lista do SharePoint é carregado no Power Apps Studio e você pode fazer sua personalização.

Entretanto, se você deseja retornar à lista do SharePoint, basta selecionar a opção “Voltar ao SharePoint” no Microsoft Power Apps Studio no canto superior esquerdo.

Obs.: Depois de concluir sua personalização, você deverá realizar a sua publicação para que possa ser utilizada no SharePoint.

Adicionar e remover campos no Power Apps

  • Para remover um campo no PowerApps, tudo o que você precisa é clicar no ícone … , em seguida, escolher remover campo conforme mostrado abaixo.
Adicionar Remover Campos Power Apps
  • Para adicionar campos, pressione + Adicionar campo e selecione os campos que deseja adicionar ao formulário, em seguida, pressione o botão Adicionar.
Adicionar Remover Campos Power Apps

Reordenar os campos do formulário no Power Apps

Ainda na aba de campos descrita acima, basta arrastar e soltar o campo na posição desejada.

Personalize a IU do formulário

  • Cada campo do formulário está em um cartão e você pode personalizar esses cartões ou adicionar cartões personalizados.
  • Para personalizar o cartão, primeiro você deseja desbloquear o cartão para poder editar os campos dentro do cartão.

Selecione o cartão que deseja personalizar e, na barra de edição ao lado direito selecione avançado, escolha desbloquear para alterar as propriedades, conforme mostrado na imagem abaixo.

Editar campos Power Apps

Agora você pode editar os campos dentro do cartão e alterar suas propriedades. Por exemplo, você pode alterar o nome de exibição do campo para ser mais significativo.

Adicionar cartões personalizados

Você pode adicionar um cabeçalho ou rodapé ao formulário. Para fazer isso, você precisará adicionar cartões personalizados.

  • Certifique-se de que você está no formulário do SharePoint
  • Selecione o formulário e em seguida na barra de edição escolha Propriedades e Editar campos, em seguida, os três pontos e adicione um cartão personalizado conforme mostrado abaixo.
Adicionar cartões personalizados Power Apps
  • Você adicionou um cartão personalizado, agora você pode alterar a posição do cartão arrastando e soltando o cartão na ordem que desejar.
  • Você pode inserir os controles dentro do cartão e fazer a personalização desejada, como formatar o texto, alterar o tamanho, alterar a cor e assim por diante.

Personalize o tamanho da tela do formulário Power Apps

Você pode personalizar o tamanho da tela do formulário do SharePoint para aumentar ou diminuir a largura e a altura do formulário.

  • No Power Apps Studio no menu Arquivo , selecione Configurações e , em seguida, na seção Exibição , você pode alterar a orientação e o tamanho da tela.
Personalize o tamanho da tela do formulário Power Apps
  • Na lista suspensa Orientação, você pode escolher exibir seu formulário no modo Retrato ou Paisagem.
  • Na lista suspensa de tamanhos, você pode escolher entre três opções ”Pequeno, Grande, Personalizado” .
  • Clique em Aplicar após sua alteração.

Alterar a configuração do formulário do SharePoint

Você pode alterar a configuração da lista do SharePoint para escolher o formulário padrão do SharePoint e o formulário personalizado. Para fazer isso, selecione Configurações na lista, escolha Configurações da lista e selecione Configurações do formulário.

configuração do formulário do Power Apps

Você pode excluir seu formulário personalizado criado usando Power Apps, basta escolher a opção de exclusão de formulário personalizado.

Conclusão

O Power Apps é considerado uma ótima maneira de personalizar o formulário do SharePoint. Principalmente pela facilidade proporcionada e as inumeras possibilidades oferecidas. Veja também nosso artigo sobre como criar um formulário com Power Apps, Automate e SharePoint e descubra como integrar o power automate e abrir um novo mundo de possibilidades.

Apresentando o SharePoint Syntex
em SharePoint

Apresentando o SharePoint Syntex

Disponível a partir do início de outubro, o SharePoint Syntex fornecerá a você a capacidade de automatizar a extração de…

por Fernando Viana e Sá
ago 30, 2021
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast