Obtendo o máximo proveito da Azure Cloud

Por Erick Alves de Moura
Obtendo o máximo proveito da Azure Cloud

A Azure Cloud oferece às empresas de todos os tamanhos e setores funcionalidades que podem aumentar a produtividade e permitir a inovação, ao mesmo tempo que diminuem os custos gerais. Isto pode ser feito através da substituição da infraestrutura física existente ou do uso de tecnologias como IA e aprendizado de máquina.

No entanto, a migração para a Azure Cloud não garante poupanças de custos, uma vez que a execução de trabalho pode resultar em faturas elevadas. Felizmente, existem muitas ferramentas para ajudar as empresas a gerir os orçamentos de forma eficaz.

Neste artigo discutimos como as empresas podem tirar o máximo partido da Azure Cloud com gestão de custos, de tecnologias e segurança.

Azure Portal

Aproveite as vantagens da análise de big data

Um efeito colateral das empresas dependentes de tecnologia é que elas coletam uma quantidade exorbitante de dados. Estes dados podem ser analisados ​​para ajudar as empresas a tomar decisões mais bem informadas para garantir um crescimento sustentável a longo prazo. No entanto, existem dois obstáculos principais a superar para realmente gerar valor a partir dos dados capturados: armazenamento e análise.

O Azure tem opções de banco de dados adequadas a todos os negócios e casos de uso. Algumas opções para armazenamento de arquivos de big data incluem Azure Lake Store e Azure Storage Blobs. Esses blobs podem ser qualquer formato de arquivo, incluindo logs e backups de banco de dados. O Azure Data Lake Store é um repositório de hiperescala para cargas de trabalho analíticas de big data que permite às empresas capturar dados de qualquer tamanho e tipo para armazená-los em um único local para análise.

Depois que as empresas implementarem uma solução de armazenamento de big data, elas poderão usar o Azure para analisar os dados e tomar decisões informadas. Mais uma vez, existem inúmeras soluções de análise de big data disponíveis através do Azure para atender a diferentes necessidades de negócios. As três soluções mais comuns incluem Azure Analysis Services, Data Lake Analytics e Azure Synapse Analytics. Todas soluções projetadas para escalar de forma rápida e fácil, para fornecer análises poderosas que podem permitir a tomada de decisões baseada em dados.

Utilize a gestão de custos do Azure

Independentemente da carga de trabalho que uma empresa hospeda na Nuvem do Azure, é importante aproveitar ao máximo o Azure Cost Management para obter a melhor relação custo-benefício. Uma forma simples de o fazer é utilizar a secção de análise de custos do Azure Cost Management. Isso permite que os proprietários de empresas visualizem projeções de custos futuros com base no uso atual. Também é possível inserir um orçamento de gastos e, se houver probabilidade de o uso ultrapassar o orçamento, eles poderão tomar medidas para reduzir o consumo.

As empresas também podem definir alertas na seção de orçamentos da ferramenta Cost Management para quando uma determinada porcentagem do orçamento for atingida. Quando acionado o alerta, enviado um e-mail para informar o proprietário da empresa. Esta notificação antecipada torna mais fácil para as empresas ajustarem o seu consumo para garantir que excedem o orçamento.

Ambas as sugestões ajudarão os proprietários de empresas a permanecer dentro dos limites de gastos ao usar a Azure Cloud. Porém, para otimizar custos, é possível usar a seção de recomendações do consultor da Cost Management Tool. Esta secção fornece recomendações práticas sobre como otimizar custos para obter o melhor valor para os gastos do Azure.

Habilitar SSO e MFA no Azure AD

As empresas que utilizam o Microsoft 365 já estão a utilizar o Azure Active Directory, a plataforma de gestão de identidades e acessos da Microsoft, mas nem todas estão a tirar o máximo partido da solução. No Azure Active Directory é possível habilitar o logon único (SSO), que permite aos usuários ativar um conjunto de credenciais de login para uma infinidade de aplicativos de software como serviço (SaaS). A ativação do SSO aumenta a produtividade, pois os usuários não precisam inserir diversas credenciais de login e aumenta a segurança, pois os usuários só precisam se lembrar de uma senha longa e complexa, em vez de muitas.

No Azure AD, também é possível habilitar a autenticação multifator (MFA) – um processo de autenticação em que um usuário deve fornecer duas ou mais formas de identificação para fazer login em sua conta. A autenticação multifator do Azure AD requer dois ou mais dos seguintes métodos de autenticação: algo que você sabe (normalmente uma senha), algo que você tem (normalmente um telefone confiável ou uma chave de hardware) e algo que você é (normalmente biometria, como uma impressão digital ou digitalização facial). A ativação da MFA aumenta muito a segurança e pode impedir 99,9% dos ataques de comprometimento de contas , pois mesmo que um cibercriminoso conheça as credenciais de login de um usuário, ele não conseguirá acessar sua conta.

Quer aproveitar ao máximo a Azure Cloud?

Estas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais as empresas podem trabalhar de forma mais produtiva, economizar dinheiro e aumentar a segurança através da Azure Cloud. Se você quiser dar o próximo passo para aproveitar ao máximo a computação em nuvem, entre em contato ainda hoje.

Como configurar o Viva Connections
em Como Fazer

Como configurar o Viva Connections

Microsoft Viva Connections é sua porta de entrada para uma experiência moderna do funcionário e foi projetada para manter todos…

por Fernando Viana e Sá
fev 05, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast