Categoria : Dicas

O que é a indústria 4.0 e como se preparar para ela?

O que é a indústria 4.0 e como se preparar para ela?

Entender o que é indústria 4.0 é um desafio para os empresários atuais. Afinal, estamos nos referindo a uma nova realidade, embasada na transformação digital, que já está presente em nosso dia a dia, mas que nem sempre sabemos como lidar com ela.

Para que você possa tirar as suas dúvidas sobre o assunto e saber como se preparar para essa nova era da indústria, continue a leitura! Respondemos aos principais questionamentos que os empresários fazem acerca do tema.

Afinal, o que é indústria 4.0?

Os meios de comunicação evoluíram de forma significativa nas últimas décadas. Um celular, que antes servia apenas para fazer ligações telefônicas, hoje pode ser utilizado para inúmeras atividades, como pedir comida, chamar um carro, compartilhar conteúdo nas redes sociais etc.

Essa evolução migrou para outras áreas e deu origem a chamada indústria 4.0. Isso porque as novas tecnologias contribuíram para a automatização de processos e hoje muitas empresas podem utilizar recursos, como a inteligência artificial, para desenvolver as suas atividades.

O termo 4.0 é dado porque esse tipo de indústria está vinculado à 4ª Revolução Industrial, momento pelo qual estamos passando por conta das mudanças tecnológicas. Essas transformações romperam as barreiras que regiam a produção industrial durante a metade do século passado e início do atual.

Quais são as principais características da indústria 4.0?

O uso da tecnologia está presente em todos os momentos da indústria 4.0. Assim sendo, surge um novo cenário empresarial, que tem características como:

  • uso constante da inteligência artificial;
  • popularização da internet das coisas;
  • armazenamento de dados em cloud computing;
  • menos mão de obra humana para atividades operacionais.

Qual a situação dessa tendência no Brasil?

Um levantamento feito pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), divulgado em uma reportagem do jornal Gazeta do Povo, se estima que, no Brasil, o total de empresas que adotam a manufatura avançada é de 15%.

Esse número ainda é modesto, mas cada vez mais as empresas se dão conta de quanto é importante se modernizar para continuar atuante em um mercado tão competitivo.

Como ela impactará as empresas?

O principal impacto da indústria 4.0 para as empresas é a diminuição do trabalho que exige esforço humano para atividades burocráticas ou operacionais. Assim sendo, a inteligência humana deverá ser mais utilizada em ações estratégicas. Isso extinguirá alguns cargos, mas abrirá diversas oportunidades em áreas como a de TI, por exemplo.

Como se preparar para essa nova era?

As empresas devem sempre buscar se atualizar e utilizar as novas tecnologias nas suas operações. Isso gera mais competitividade e poder de mercado, fazendo com que a companhia se destaque dos concorrentes.

Entendeu o que é indústria 4.0 e como se preparar para ela? Então agora é só garantir que essa nova era chegue até a sua empresa e se beneficiar de todas as vantagens que ela apresenta.

Para se manter atualizado e se preparar para a indústria 4.0, recomendamos que você assine a nossa newsletter. Assim, sempre terá conteúdos interessantes sobre esse e outros temas diretamente no seu e-mail.