Microsoft Fabric vs Power BI: Qual é a diferença?

Por Fernando Viana e Sá
Microsoft Fabric vs Power BI: Qual é a diferença?

Escolher a ferramenta certa de análise de dados pode ser difícil com tantas opções disponíveis. Duas escolhas populares são o Microsoft Power BI e o Microsoft Fabric. Vamos nos aprofundar em sua funcionalidade, design, segurança e muito mais. 

Microsoft Fabric vs. Power BI: Arquitetura

Visão geral da arquitetura do Microsoft Fabric

O Microsoft Fabric baseado no OneLake, utilizando uma arquitetura lakehouse para buscar dados de armazéns e lagos em nuvem, incluindo plataformas Microsoft e Amazon S3. Esse afastamento do armazenamento relacional tradicional permite dados armazenados no formato delta lake de código aberto.

No geral, o Microsoft Fabric compreende sete cargas de trabalho executadas no OneLake:

  • Data Factory: um serviço de integração de dados.
  • Serviços Synapse Analytics: oferecendo armazenamento de dados, engenharia de dados, ciência de dados e análise em tempo real.
  • Power BI: O serviço de inteligência de negócios.
  • Data Activator: Um serviço de monitoramento em tempo real.

Visão geral da arquitetura do Power BI

Power BI é uma ferramenta de visualização de dados que ajuda os usuários a criar relatórios e painéis. Seus componentes incluem:

Uma tecnologia de conexão de dados para transformação de dados.

  • Power Pivot: um componente de modelagem de dados na memória.
  • Expressões de análise de dados (DAX): a linguagem de fórmula usada no Power BI.
  • Servidor de relatórios do Power BI: uma plataforma baseada em servidor para publicação de relatórios dentro do firewall de uma organização.
  • Gateway do Power BI: uma ponte entre o serviço de nuvem do Power BI e fontes de dados locais.
  • Visuais do Power BI: elementos gráficos como tabelas e gráficos para visualização de dados.

Limitações arquitetônicas

Embora o Microsoft Fabric ofereça uma solução de dados versátil, ela está atualmente em fase de visualização, o que pode resultar em suporte limitado para determinados recursos de visualização de dados e relatórios em comparação com a plataforma autônoma do Power BI. Além disso, as opções de personalização no Microsoft Fabric podem ser mais restritas, tornando potencialmente demorada a criação de componentes exclusivos fora da biblioteca padrão.

O Power BI, por outro lado, pode ter desafios ao descobrir qual componente é ideal para casos de uso específicos, e a solução de problemas na ferramenta pode ser demorada devido à ausência de peças móveis.

Microsoft Fabric x Power BI: recursos

Recursos do Microsoft Fabric

O Microsoft Fabric permite que os usuários automatizem a movimentação e transformação de dados, armazenem e analisem grandes volumes de dados em um lakehouse centralizado, construam, treinem e implantem modelos de aprendizado de máquina, processem e analisem dados em tempo real e visualizem e analisem dados por meio de relatórios e painéis. Além disso, os serviços de IA do Microsoft Fabric podem ser aproveitados em fluxos de trabalho, e o futuro suporte a linguagem de conversação facilitará a interação dos usuários corporativos com o sistema.

Capacidades do Power BI

O Power BI permite que os usuários integrem, transformem e visualizem dados. Seu Power BI Desktop oferece uma ampla gama de opções de visualização para a criação de relatórios interativos, que podem então ser publicados no serviço Power BI baseado em nuvem para colaboração e compartilhamento. O Power BI também oferece suporte à construção de painéis interativos que fornecem visualizações consolidadas das principais métricas e visualizações, permitindo que os usuários explorem e analisem dados por meio de filtragem e divisão.

Limitações Gerais de Capacidade

As limitações do Microsoft Fabric incluem recursos de proteção de informações, onde o suporte para rotulagem manual, rotulagem padrão, rotulagem obrigatória e herança pode variar para diferentes itens na plataforma. Além disso, a capacidade de avaliação do Microsoft Fabric (versão prévia) não dá suporte ao dimensionamento automático.

Por outro lado, o Power BI tem limitações no desenvolvimento visual personalizado, pois a criação de visuais personalizados requer conhecimento de codificação (JavaScript). Também possui restrições na capacidade de processamento de dados, com o Power BI Pro lidando com até 10 GB de dados por usuário.

Microsoft Fabric x Power BI: segurança e governança

Segurança e governança do Microsoft Fabric

O Microsoft Fabric garante a segurança dos dados por meio de recursos como Acesso Condicional, que permite controlar o acesso com base na identidade e localização do usuário, Resiliência Regional para confiabilidade dos dados e Lockbox, proporcionando controle de aprovação explícito sobre o acesso dos engenheiros da Microsoft aos dados. Para governança e conformidade, o Microsoft Fabric oferece proteção de informações com rótulos de confidencialidade, permitindo descoberta, classificação e proteção de dados.

Segurança e governança do Power BI

O Power BI usa controle de acesso baseado em função (RBAC) e segurança em nível de linha (RLS) para fornecer controle de acesso a dados mais granular. Ele também oferece classificação de dados, auditoria, recursos de monitoramento, certificação de conjuntos de dados, linhagem de dados e análise de impacto para governança de dados. Outros recursos incluem atualização agendada de dados, colaboração e funcionalidades de compartilhamento.

Microsoft Fabric x Power BI: considerações finais

Concluindo, o Microsoft Fabric e o Power BI são ferramentas valiosas de análise de dados com pontos fortes e casos de uso distintos. O Microsoft Fabric oferece uma plataforma abrangente para dados e análises, incluindo integração de dados, engenharia e análises em tempo real. Por outro lado, o Power BI é uma ferramenta especializada de business intelligence para visualização e relatórios de dados.

Embora essas ferramentas possam ser usadas de forma independente, elas são projetadas para funcionarem juntas para fornecer uma solução de dados mais robusta e completa. Ao aproveitar os pontos fortes do Microsoft Fabric e do Power BI, as organizações podem otimizar seus processos de análise de dados e tomar decisões baseadas em dados de forma eficaz.

Veja também nosso artigo sobre Microsoft Fabric: Um tutorial para iniciantes.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast