Posso usar o Microsoft AI Builder para processar faturas?

Por Luiz Antonio Sgargeta
Posso usar o Microsoft AI Builder para processar faturas?

Você sabia que é possível usar IA (Inteligência Artificial) para processar faturas de contas a pagar? A Microsoft oferece esses recursos no AI Builder. Tecnologias de IA, como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, podem ser aplicadas para automatizar e otimizar o fluxo de trabalho de processamento de faturas. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a IA e o Microsoft AI Builder podem ajudar no processamento de faturas:

Microsoft AI Builder

Extração de dados AI Builder

Algoritmos de IA podem ser treinados para extrair informações relevantes de faturas, como detalhes de fornecedores, números de faturas, datas, itens de linha e valores. O Microsoft AI Builder oferece modelos predefinidos para faturas. Usando a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), a IA pode ler e interpretar com precisão dados de faturas digitalizadas ou digitais.

Validação de dados AI Builder

A IA pode ajudar a validar os dados extraídos da fatura em relação a regras e critérios predefinidos. O Power Automate, usando os dados extraídos usando o AI Builder, pode aplicar essas regras e definir ações e condições de fluxo de trabalho para automação. Ele pode identificar inconsistências ou erros, como valores incompatíveis, informações ausentes ou faturas duplicadas, e sinalizá-los para revisão ou resolução.

Codificação e classificação inteligentes

Algoritmos de IA nos modelos do AI Builder podem aprender com dados históricos de faturas para atribuir automaticamente códigos de razão geral (GL) apropriados ou categorias de despesas às faturas. Ao analisar padrões e semelhanças, a IA pode classificar faturas com base em critérios predefinidos, agilizando o processo de codificação.

Automação do fluxo de trabalho de aprovação

Sistemas baseados em IA que utilizam o Power Automate podem facilitar fluxos de trabalho de aprovação automatizados encaminhando faturas para as partes interessadas apropriadas com base em regras, limites ou estruturas hierárquicas predefinidas. Isso elimina a intervenção manual e garante tempos de processamento mais rápidos.

Tratamento de exceções

Os resultados da extração de IA junto com o Power Automate podem ajudar na identificação e no gerenciamento de exceções no fluxo de trabalho de processamento de faturas de AP. Por exemplo, se uma fatura exceder um determinado limite ou contiver dados incomuns, o sistema poderá sinalizá-la para revisão manual, evitando pagamentos errados ou fraudulentos.

Detecção de fraude

Algoritmos de IA com ações correspondentes do Power Automate podem ajudar a detectar e prevenir fraudes em faturas analisando padrões, histórico de faturas e comportamento de faturas. Faturas suspeitas, como aquelas com detalhes de fornecedores ou instruções de pagamento irregulares, podem ser sinalizadas para investigação adicional, minimizando o risco de transações fraudulentas.

Analíticas e insights

Sistemas de processamento de faturas de contas a pagar com tecnologia de IA podem gerar informações e análises valiosas. Aproveitando o Power BI, você pode analisar dados, tendências e padrões de faturas. A partir desses dados, as organizações podem obter uma compreensão mais profunda dos padrões de gastos, do desempenho dos fornecedores e do gerenciamento do fluxo de caixa, facilitando uma melhor tomada de decisões.

Conclusão

Como você pode ver, existem diversas ferramentas no Microsoft Power Platform que podem aproveitar os resultados da IA ​​para automatizar a automação de faturas AP. Tudo isso é uma ótima notícia, pois é um aplicativo baseado no Microsoft 365 e ganha inerentemente todos esses recursos. É importante observar que a implementação de IA para processamento de faturas de requer treinamento de dados apropriado, integração com sistemas existentes e monitoramento e refinamento contínuos. No entanto, os benefícios do uso de IA incluem maior precisão, tempo de processamento reduzido, conformidade aprimorada e controle de custos aprimorado.

Se quiser saber mais sobre o produto Invoice Automation entre em contato ainda hoje.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast