Microsoft 365 Copilot explicado para administradores

Por Luiz Antonio Sgargeta
Microsoft 365 Copilot explicado para administradores

IA, ou Inteligência Artificial por completo, é um tema quente nos dias de hoje – não importa se falamos de contexto pessoal ou profissional. A popular oferta Microsoft 365 da Microsoft foi habilitada para IA no final de 2023 por meio da introdução do Copilot, uma solução para aumentar a produtividade dos usuários finais. Vamos dar uma olhada mais de perto, pois, como administrador, você poderá enfrentar a tarefa de configurar essa tecnologia no locatário da sua organização em breve.

O que é o Copilot no Microsoft 365?

Numa perspectiva mais ampla, Copilot é uma gama de soluções desenvolvidas pela Microsoft baseadas na tecnologia GPT-4 da OpenAI como sucessora indireta da assistente digital Cortana. Além do Microsoft 365 Copilot, também existem as seguintes ofertas do Copilot destinadas a usuários não empresariais:

  • Copilot Pro, uma contraparte não empresarial limitada (por exemplo, não funciona com Teams), disponível como uma assinatura premium por US$ 20 por usuário por mês para indivíduos em planos pessoais e familiares da Microsoft, e
  • Microsoft Copilot, a oferta mais limitada, mas gratuita. Disponível nos aplicativos Microsoft Edge, Microsoft Copilot e Bing para iOS e Android.

Durante o Build 2023, a Microsoft também revelou seus planos de integrar ao Windows 11.

Passo a passo do copiloto da Microsoft

Licenciamento e preços

Para usar, seu usuário final precisa de uma licença separada além da licença do Microsoft 365/Office 365. E, no momento em que este artigo foi escrito, o custo da licença era de US$ 30 por usuário, por mês. Como não posso garantir que este preço estará sempre atualizado, antes de optar, visite esta página oficial de preços da Microsoft.

O importante é que a licença pode ser adquirida apenas para usuários com licenças selecionadas do Microsoft 365 Enterprise:

  • Microsoft 365 E5 , E3 , Business Premium , Business Standard , A5 para professores ou A3 para professores
  • Office 365 E5 , E3 , A5 para professores ou A3 para professores

O requisito mínimo de 300 usuários não se aplica mais.

Observe também que não há versão de avaliação disponível.

Como obter o Copilot para sua organização?

Se a sua organização estiver em um dos planos mencionados acima, você deverá atender essencialmente a todos os pré-requisitos para a implantação. As únicas duas coisas a mais a lembrar são as seguintes:

  • As pessoas a quem você deseja atribuir licenças precisam estar no Canal Atual ou no Canal Empresarial Mensal de atualizações de aplicativos do Microsoft 365.
  • Atualmente, o Microsoft 365 Copilot está disponível em inglês, espanhol, japonês, francês, alemão, português, italiano e chinês simplificado, exceto para a experiência no Excel, que está disponível apenas em inglês. Para obter mais informações sobre idiomas a serem adicionados no futuro, consulte a seção Perguntas frequentes da Microsoft.

Se você ainda não tiver 100% de certeza sobre a preparação da sua organização, entre no centro de administração do Microsoft 365 e vá para Reports > Usage > Copilot for Microsoft 365 > Readiness , conforme mostrado abaixo.

Microsoft 365 admin center

Depois de adquirir o número necessário de licenças e elas aparecerem no centro de administração do Microsoft 365 ( Faturamento > Licenças ), você poderá atribuí-las a usuários ou grupos específicos clicando nas licenças do Copilot e no botão Atribuir licenças na seção Usuários. ou guia Grupos . É isso.

Assim que as alterações forem propagadas, a experiência começará a aparecer para os usuários licenciados – em alguns aplicativos como um botão na faixa de opções, enquanto em outros, como o Word, ela aparecerá apenas quando você criar um novo documento. Observe que para usar no Teams, seus usuários precisam adicionar o aplicativo Copilot ao Teams.

Como gerenciar o Copilot no dia a dia?

Depois que for implantado, você poderá gerenciar suas configurações clicando em Copilot no menu de navegação esquerdo do centro de administração do Microsoft 365:

Microsoft 365 admin center

Você pode personalizar a experiência com as seguintes configurações:

  • Copilot no Bing, Edge e Windows: permite desligar ou reativar a versão empresarial pública do Copilot no Bing, Edge e Windows.
  • Plug-ins: permite estender a capacidade do Microsoft 365 Copilot em seu locatário. Você pode fazer isso instalando aplicativos (ou plug-ins) de terceiros que permitirão que o Copilot. Você pode instalar e gerenciar os plug-ins normalmente acessando Configurações > Aplicativos integrados.
  • Conteúdo público da Web: ao responder às suas dúvidas, o Microsoft 365 Copilot no Bing, Edge e Teams pode fazer referência a conteúdo público na Internet, além de sua documentação corporativa interna.
  • Copiloto de segurança: este item permite acessar as configurações de outro produto Copilot voltado especificamente para a segurança do seu locatário. Atualmente, a solução está disponível para usuários selecionados apenas no Programa de Acesso Antecipado. Quando estiver disponível publicamente, o Security Copilot estará sujeito a licenciamento separado.
  • Segurança e conformidade de dados: isso leva você ao portal de conformidade do Microsoft Purview, onde você pode ajustar as interações entre o Microsoft 365 Copilot e os documentos internos da sua organização por meio de rótulos de confidencialidade ou políticas de retenção.

Conclusão

O resultado final é o seguinte: considere cuidadosamente todos os prós e contras e reserve um tempo para configurar seu ambiente em termos de segurança e treinar os usuários finais. Afinal, o Microsoft 365 Copilot é uma tecnologia totalmente nova com capacidade impressionante e potencial para mudar radicalmente a forma como as pessoas trabalham na sua organização.

Veja também nosso artigo sobre Aspectos de governança mais importantes para o Microsoft Copilot.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast