Maneiras pelas quais as empresas usam o Power BI

Por Erick Alves de Moura
Maneiras pelas quais as empresas usam o Power BI

À medida que as empresas se tornam mais dependentes da tecnologia para as operações diárias, elas coletam e criam enormes quantidades de dados. Assim, a visualização e a análise desses dados podem transformar a forma como as empresas tomam decisões estratégicas. No entanto, a enorme quantidade de dados pode representar um desafio para as empresas, especialmente porque os dados são frequentemente armazenados em vários locais e recolhidos a partir de diferentes serviços.

Portanto, é aqui que o Microsoft Power BI, uma plataforma de business intelligence, pode ajudar. O Power BI permite que as empresas conectem fontes de dados não relacionadas e as transformem em insights coerentes, visualmente imersivos e interativos. Então, neste artigo, discutimos cinco maneiras pelas quais as empresas podem obter valor com o Power BI.

Dashboard Power BI

Visualize dados para contar uma história no Power BI

O Power BI ajuda as empresas a visualizar seus dados em um formato simples e fácil de entender. Essas visualizações ajudam as empresas a visualizar tendências e correlações que seriam impossíveis de encontrar de outra forma.

Ou seja, as visualizações de dados são uma ferramenta poderosa para compartilhar e comunicar a história por trás das informações. Portanto, para fins de relatórios, a visualização de dados ajuda as pessoas a compreender tendências, desempenho e relacionamentos sem ter um conhecimento prático profundo de como os dados são coletados.

Portanto, como as visualizações de dados são interativas, você pode ter uma visão geral ou detalhar pontos de dados individuais.

Tomada de decisão baseada em dados

Para empresas que buscam um crescimento sustentável a longo prazo, a modelagem de dados é uma etapa importante no processo de tomada de decisão. Com o Power BI, as empresas podem visualizar as tendências atuais e antecipar resultados de vários cenários com análise preditiva e funcionalidade de previsão.

Os modelos de previsão construídos a partir de dados históricos, tudo sem qualquer conhecimento especializado ou necessidade de codificação explícita.

Mantenha-se atualizado com dados em tempo real com Power BI

Com o Power BI, as empresas podem transmitir dados e atualizar painéis subsequentes em tempo real. Essas fontes de dados podem ser qualquer coisa, desde sensores de fábrica até métricas de mídia social e tudo mais. Essa funcionalidade fornece insights com base no que está acontecendo em um determinado momento.

Independentemente do setor operacional, ter acesso a insights de dados em tempo real permite que as empresas se destaquem da concorrência com tomadas de decisão muito mais rápidas, proativas e reativas.

Se um relatório não precisar ser atualizado em tempo real, também é possível configurar painéis para atualização automática em uma cadência especificada, o que garante que os dados estejam atualizados quando necessário.

Crie painéis departamentais personalizados

Cada departamento de uma empresa tem seus próprios requisitos de visualização de dados e inteligência de negócios. Com o Power BI, as empresas podem criar painéis personalizados para cada departamento ou funcionário individual. Isso significa que cada funcionário tem os insights de dados necessários para tomar decisões informadas.

Embora os funcionários de um departamento provavelmente exijam níveis de dados mais aprofundados, isso muitas vezes não é necessário para gerentes ou executivos. Para esses funcionários, podem ser criados dashboards personalizados com os principais indicadores de desempenho de cada departamento, permitindo-lhes acompanhar os resultados, sem complexidade desnecessária.

Agregue dados de múltiplas fontes

As empresas que buscam aproveitar ao máximo seus dados podem conectar diversas fontes de dados diferentes para visualizar correlações, causas e tendências. Este processo de conexão de dados pode ser extremamente tedioso, demorado e caro. O Power BI torna isso significativamente mais fácil, com mais de 150 conectores de dados disponíveis para uso e mais sendo adicionados regularmente. Esses conectores de dados incluem muitas fontes populares baseadas em nuvem, como Azure, Google Analytics, SalesForce, MailChimp e muito mais. Existem também conectores para planilhas Excel e outros dados locais, como bancos de dados SQL.

Com esses conectores, as empresas podem carregar modelos de painel pré-construídos do Power BI instantaneamente e usar outras funcionalidades para análise de dados aprofundada. Esta ampla variedade de fontes de dados garante que, independentemente de onde ou como as empresas coletam dados, elas possam aproveitá-los ao máximo, de forma rápida e fácil.

Pronto para aprender o poder dos dados em sua empresa?

O Power BI pode transformar a maneira como sua empresa usa os dados. Os recursos e funcionalidades do Power BI capacitam as empresas a analisar dados com precisão, melhorar a produtividade e fornecer a todos os seus departamentos as ferramentas necessárias para decisões estratégicas baseadas em dados.

Se você quiser saber mais sobre como sua empresa pode se beneficiar do Power BI, vamos conversar.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast