Como implantar listas e bibliotecas com o Power Automate

Por Luiz Antonio Sgargeta
Como implantar listas e bibliotecas com o Power Automate

Se você quiser reproduzir uma estrutura de site em vários ambientes, o Power Automate é ótimo para implantar listas e bibliotecas. Por exemplo, como consultor, você pode querer construir uma estrutura em seu tenant de desenvolvimento e implantar a estrutura em um tenant do cliente.

Você também pode optar por complementar o Power Apps que você construiu, que tem uma conexão de dados com um site do SharePoint contendo listas e bibliotecas. Assim o Power Automate implantaria as dependências associadas ao Power Apps. Normalmente, você executaria um script do PowerShell, mas esta é outra opção a ser considerada ao automatizar esses artefatos de site em vez de executar a tarefa de criar as listas e bibliotecas manualmente.

Power Automate Parte 1

  1. Primeiramente, defina o acionador desse fluxo para Acionar um fluxo manualmente.
    Eu escolhi ele como nosso gatilho porque queremos apenas executar esse fluxo manualmente para provisionar as dependências para um site de destino.
  • Em seguida, passe o mouse sobre a seta para baixo e clique em (+), para adicionar uma ação após o acionador.

Então iremos inicializar uma variável que será usada para definir o site de destino.

Entretanto, opcionalmente, você pode cancelar essa ação inicializar variável e escolher criar entradas no acionador clicando em + Adicionar uma entrada.

  • Além disso, definiremos a lista ou biblioteca que você deseja criar. Portanto, usaremos a ação Enviar uma solicitação HTTP para o SharePoint (SharePoint) ALOT.

As propriedades a seguir dentro desta ação são preenchidas usando a API REST, POST https : // {site_url} / _api / web / lists documentados aqui . 

Assim com base nas informações acima podemos determinar como preencher nossa ação Enviar uma solicitação HTTP para o SharePoint (SharePoint).

  • Endereço do site – preenchido usando nossa variável chamada varSitePrefix.
    • Método – defina como POST como iremos usar para criar listas e bibliotecas.
    • Uri – defina com este valor: / _api / web / lists para criar a lista ou biblioteca.
    • Cabeçalhos – contém informações sobre a conexão da solicitação HTTP, como o tipo de conexão, token de autenticação, proxies, etc.
    • Corpo – especifica os dados relacionados à solicitação POST.

Tabela ID de modelo

Com o intuito de referência, abaixo está uma tabela que descreve o ID do modelo correspondente a alguns modelos de lista.

NomeID do modeloDescrição
Anúncios104Uma lista de itens de notícias, status e outras informações curtas.
Calendário106Um calendário de próximas reuniões, prazos ou outros eventos. 
Contatos105Uma lista de pessoas com quem sua equipe trabalha, como clientes ou parceiros. 
Lista Personalizada100O uso de uma lista permite que você compartilhe informações da maneira que desejar com os membros de sua equipe.
Biblioteca de Documentos101Use uma biblioteca de documentos para armazenar, organizar, sincronizar e compartilhar documentos com as pessoas. 
Biblioteca de Formulários115Um local para gerenciar formulários de negócios, como relatórios de status ou pedidos de compra. 
Rastreamento de problemas1100Uma lista de questões ou problemas associados a um projeto ou item. Você pode atribuir, priorizar e rastrear o status do problema.
Links103Uma lista de páginas da web ou outros recursos.
Biblioteca de Imagens109Um lugar para fazer upload e compartilhar fotos.
Pesquisa102Uma lista de perguntas que você gostaria que as pessoas respondessem. 
Tarefas171Um lugar para tarefas de equipe ou pessoais.
Biblioteca de páginas wiki119Um conjunto interconectado de páginas da web facilmente editáveis, que pode conter texto, imagens e web parts.

Power Automate Parte 2

  • Em seguida, continuaremos a usar a ação Enviar uma solicitação HTTP ao SharePoint (SharePoint), para criar colunas para a lista. Desse modo, as propriedades desta ação conterão o seguinte:
  • Endereço do site – preencher usando nossa variável varSitePrefix
    • Método – defina-o como POST, pois usaremos para criar as colunas
    • Uri – defina como: _api / lists / getbytitle (‘<Site Title>’) / fields para criar um campo personalizado para uma lista ou biblioteca
    • Cabeçalhos – devem conter informações sobre a conexão da solicitação HTTP, como o tipo de conexão, token de autenticação, proxies, etc.
    • Corpo – deve especificar os dados relacionados à solicitação POST

Todavia, consulte o link Referência de FieldType para identificar o número FieldType para o campo. Então iremos criar um campo Status com um tipo de dados de Choice que contém as opções de In Progress, Approved e Rejected.

  • Assim, para criar colunas adicionais para sua lista, continue a usar a ação Enviar uma solicitação HTTP ao SharePoint (SharePoint) e repita as etapas que fizemos para o campo Status. Então quando terminar, você pode agrupar todas as ações usando uma ação de escopo (controle) para uma interpretação mais fácil ao revisar seu fluxo. Entretanto a ação Escopo é útil para agrupar ações e condições em seu fluxo, especialmente se seu fluxo for complexo e muito ocupado para ser entendido de relance.
  • Por fim, clique no botão Salvar quando terminar de definir as listas, bibliotecas e colunas a serem implantadas a partir deste fluxo do Power Automate. Agora, você pode executar o fluxo manualmente para que ele provisione as listas, bibliotecas e colunas definidas.

Conclusão

Neste post analisamos uma maneira alternativa de como implantar listas e bibliotecas com o Power Automate. Por fim, para ver outros posts como este acesso nosso blog e fique por dentro das últimas novidades do Microsoft 365.

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