Gerenciamento do ciclo de vida do aplicativo Power Platform

Por Fernando Viana e Sá
Gerenciamento do ciclo de vida do aplicativo Power Platform

O Microsoft Power Platform é um conjunto poderoso de ferramentas de baixo código projetadas para criar aplicativos que se integram perfeitamente a outras tecnologias da Microsoft, como Dynamics 365 e Microsoft 365. No entanto, gerenciar o ciclo de vida desses aplicativos pode ser um processo complexo, especialmente porque o complexidade de suas soluções cresce. É aqui que o Microsoft Power Platform Application Lifecycle Management (ALM) entra em ação.

O que é o Microsoft Power Platform ALM?

O Microsoft Power Platform ALM é um conjunto de processos e ferramentas projetados para ajudar as organizações a gerenciar o ciclo de vida de seus aplicativos Power Platform. Portanto, isso inclui tudo, desde o planejamento e design de sua solução até a criação, teste, implantação e manutenção.

Em sua essência, o ALM está focado em garantir que seus aplicativos atendam às necessidades de sua organização, mantendo a mais alta qualidade possível. Ou seja, isso significa que você precisa ser capaz de monitorar e medir o desempenho de seus aplicativos. Além disso, identificar e resolver problemas conforme eles surgem e melhorar continuamente a experiência do usuário.

Por que o Microsoft Power Platform ALM é importante?

A importância do ALM não pode ser exagerada. Assim, Sem um processo bem definido para gerenciar o ciclo de vida de seus aplicativos, você corre o risco de introduzir bugs, erros e outros problemas que podem afetar o desempenho de suas soluções.

O ALM fornece uma estrutura para gerenciar todo o ciclo de vida de seus aplicativos, do início ao fim. Isso inclui tudo, desde planejamento e design até testes e implantação, e até manutenção e suporte contínuos.

Benefícios do Microsoft Power Platform ALM

A implementação do Microsoft Power Platform ALM tem vários benefícios, incluindo:

  • Maior qualidade: o ALM ajuda a garantir a mais alta qualidade, fornecendo uma estrutura para gerenciar todo o ciclo de vida de seus aplicativos.
  • Time-to-market mais rápido: simplificando o processo de desenvolvimento, o ALM ajuda você a colocar seus aplicativos no mercado mais rapidamente, oferecendo uma vantagem competitiva.
  • Colaboração aprimorada: o ALM incentiva a colaboração entre desenvolvedores, testadores e outras partes interessadas, o que ajuda a garantir que todos trabalhem em direção aos mesmos objetivos.
  • Melhor visibilidade: com o ALM, você tem melhor visibilidade de todo o ciclo de vida do aplicativo, o que ajuda a identificar problemas e resolvê-los antes que se tornem grandes problemas.
  • Melhoria contínua: o ALM é um processo iterativo que incentiva a melhoria contínua, o que ajuda você a ficar à frente e manter seus aplicativos atualizados com as tecnologias e tendências mais recentes.

Principais componentes do ALM

Há vários componentes principais do Microsoft Power Platform ALM dos quais você precisa estar ciente:

  • Gerenciamento de requisitos: envolve definir os requisitos para seus aplicativos e gerenciá-los durante todo o processo de desenvolvimento.
  • Controle de origem: envolve o gerenciamento do código de seus aplicativos usando ferramentas de controle de origem como o Git.
  • Gerenciamento de build e release: envolve a automatização do processo de build e release para garantir que seus aplicativos sejam implantados com rapidez e eficiência.
  • Teste e garantia de qualidade: Isso envolve testar seus aplicativos para garantir que eles atendam aos requisitos e sejam da mais alta qualidade possível.
  • Gerenciamento de alterações: envolve o gerenciamento de alterações em seus aplicativos e a garantia de que elas sejam devidamente documentadas e comunicadas.
  • Gerenciamento de projetos: envolve o gerenciamento de todo o projeto, incluindo cronograma, alocação de recursos e orçamento.

Conclusão

O Microsoft Power Platform ALM é um componente essencial do processo de desenvolvimento de aplicativos de qualquer organização. Ou seja, ao fornecer uma estrutura para gerenciar todo o ciclo de vida de seus aplicativos, o ALM ajuda a garantir que seus aplicativos tenham a mais alta qualidade possível, sejam entregues com rapidez e eficiência e sejam aprimorados continuamente para atender às crescentes necessidades de sua organização. Quer você seja uma pequena ou grande empresa, a implementação do Microsoft Power Platform ALM pode ajudá-lo a ficar à frente e impulsionar a inovação em sua organização.

Para maiores informações entre em contato e veja como nossos especialistas podem ajudar o seu negócio.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast