Estratégia de ambientes para Microsoft Power Platform

Por Fernando Viana e Sá
Estratégia de ambientes para Microsoft Power Platform

Os ambientes são contêineres que os administradores podem usar para gerenciar aplicativos, fluxos, conexões e outros ativos, juntamente com permissões para permitir que os membros da organização usem os recursos. Este artigo apresenta detalhes importantes sobre ambientes no Microsoft Power Platform e discute maneiras recomendadas de se beneficiar do gerenciamento proativo deles.

Desenvolver uma estratégia ambiental significa configurar ambientes e outras camadas de segurança de dados de uma forma que apoie o desenvolvimento produtivo na sua organização, ao mesmo tempo que protege e organiza os recursos. Uma estratégia para gerenciar o provisionamento e o acesso ao ambiente e controlar os recursos dentro deles é importante para:

  • Dados e acesso seguros.
  • Entenda como usar o ambiente padrão corretamente.
  • Gerencie o número correto de ambientes para evitar expansão e conservar capacidade.
  • Facilite o gerenciamento do ciclo de vida do aplicativo (ALM).
  • Organize recursos em partições lógicas.
  • Apoie as operações (e helpdesk) na identificação de aplicativos que estão em produção, colocando-os em ambientes dedicados.
  • Garanta os dados armazenados e transmitidos em regiões geográficas aceitáveis ​​(por motivos de desempenho e conformidade).
  • Garanta o isolamento dos aplicativos em desenvolvimento.

Entenda os ambientes do Power Platform

Antes de começarmos, vejamos alguns fatos importantes sobre ambiente e segurança:

  • Os ambientes estão vinculados a uma localização geográfica configurada no momento de criação do ambiente.
  • Os ambientes ​​para atingir públicos diferentes ou para finalidades diferentes, como desenvolvimento, teste e produção.
  • As políticas de prevenção contra perda de dados (DLP) podem ser aplicadas a ambientes individuais ou ao locatário.
  • Cada inquilino tem um ambiente padrão.
  • Ambientes não padrão podem ser criados por usuários licenciados do Power Apps, Power Automate e Dynamics 365. A criação pode ser restrita apenas a administradores globais e de serviço por meio de uma configuração de locatário.
  • Ambientes não padrão oferecem mais controle sobre permissões .
  • Um ambiente pode ter uma ou nenhuma instância do Common Data Service .
  • Os ambientes incluem  funções de segurança predefinidas  que refletem tarefas comuns do usuário com níveis de acesso definidos para corresponder à meta de práticas recomendadas de segurança de fornecer acesso à quantidade mínima de dados de negócios necessários para usar o aplicativo.

Tipos de ambientes

Antes de começar a desenvolver uma estratégia ambiental, certifique-se de compreender os diferentes tipos de ambientes.

Diferentes personas têm diferentes níveis de acesso e representada de duas maneiras diferentes, dependendo se o ambiente possui CDS provisionado. Caso o ambiente possua CDS, a permissões através do modelo Security Role (que é uma tabela armazenada no CDS). Se não houver CDS, permissões através de atribuições de funções baseadas no Azure .

PessoaDetalhesTem CDSNão possui CDS
Administrador de ambientePode executar todas as ações administrativas em um ambiente.Função de segurança do Administrador do Sistema (predefinida)Atribuição de função de administrador de ambiente
Criador de AmbientePode criar recursos (por exemplo, aplicativos e fluxos) em um ambiente, mas não pode realizar ações administrativas no próprio ambiente. Se o CDS for provisionado, eles poderão opcionalmente receber acesso de fabricante ao banco de dados.Função de segurança do Environment Maker (predefinida) para Canvas e Flow. Função de segurança do Personalizador de Sistema (predefinido) para personalização de Modelo/CDS.Atribuição de função de criador de ambiente
Usuário finalPodem acessar ativos como aplicativos e botões de fluxo que são compartilhados com eles, mas não podem criar ativos por conta própria. Observe que os usuários finais não recebem permissão para o ambiente em si, eles apenas têm acesso compartilhado aos aplicativos e ao banco de dados localizados em um ambiente.Função de segurança personalizada que fornece acesso a ativos no ambiente (como CDS e aplicativos baseados em modelo). Se estiver usando aplicativos de tela, o acesso será compartilhado da mesma forma que em ambientes não CDS – no nível do aplicativo.Os usuários têm acesso compartilhado ao aplicativo de tela (nenhuma função de ambiente atribuída)

Desenvolvendo uma estratégia

Aqui está um ponto de partida recomendado para sua estratégia ambiental.

  • Atribua aos seus administradores a  função de administrador de serviço do Microsoft Power Platform  ou de administrador de serviço do Dynamics 365.
  • Restrinja a criação de novos ambientes de produção aos administradores.
  • Trate o ambiente padrão como um ambiente de produtividade de usuários e equipes para seus grupos de negócios.
  • Estabeleça um processo para solicitação de acesso ou criação de ambientes.
  • Ambientes de desenvolvimento/teste/produção para grupos de negócios ou aplicativos específicos.
  • Ambientes de uso individual para provas de conceitos e workshops de treinamento.
  • Estabeleça políticas de prevenção contra perda de dados (DLP) no nível do locatário e do ambiente

Abordagem em camadas para ambientes de produtividade de equipes e usuários

Ambiente padrão

Todos no seu locatário têm permissões para criar aplicativos e fluxos aqui. Atualmente não há como bloquear a atribuição de função Criador de Ambiente neste ambiente. Esse também é o ambiente usado para integrações primárias, como a criação de um aplicativo a partir de uma lista do SharePoint.

Ambiente de usuário avançado

Embora o ambiente padrão cubra muitos casos de uso, alguns usuários avançados terão necessidades mais avançadas para seus aplicativos e fluxos, como integração com Microsoft Teams, Azure Active Directory (Azure AD) ou Azure DevOps.

Ambientes personalizados

Embora os ambientes compartilhados cubram muitos casos de uso de aplicativos, equipes e projetos podem se beneficiar de ter um ambiente personalizado para dar suporte a casos de uso específicos de unidades de negócios ou cenários de gerenciamento do ciclo de vida de aplicativos.

Além das recomendações acima, estabelecer sua estratégia ambiental também moldará e direcionará sua estratégia de DLP.

Veja també nosso artigo sobre Melhores práticas da política de DLP no Power Platform

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast