Data Warehouse e Data Mining: Saiba como empregar na sua empresa?

Por Luiz Antonio Sgargeta
Data Warehouse e Data Mining: Saiba como empregar na sua empresa?

Data warehouse e data mining são termos que ouvimos com cada vez mais frequência. Mas você sabe o que eles significam e que impacto podem ter nos resultados do seu negócio?

Data warehouse é um termo do inglês que significa repositório de dados. Sendo assim os repositórios funcionam como coleções de dados que a sua empresa acumulou ao longo dos anos e podem armazenar tanto dados estruturados quanto dados não estruturados. Portanto ele é um dos recursos maisimportante para que o Data mining funcione, mas um não se trata da evolução do outro.

Quer entender melhor qual a relação entre esses dois termos e como podem ser utilizados pela sua empresa? Continue a leitura para aprender.

O que é Data mining?

Data mining é um conceito que surgiu ainda nos anos 1990, reunindo múltiplas ideias como o uso de Inteligência Artificial, bancos de dados, estatística e visualização de dados para melhorar a eficiência dos negócios. Mas ao notar que as organizações coletavam e armazenavam cada vez mais dados, os Data Scientists começaram a empregar as disciplinas mencionadas aqui para entender padrões e orientar a tomada de decisões no negócio.

Data mining, portanto, é uma atividade e não um tipo de armazenamento. Por isso, não depende do Data warehouse para ocorrer, mas pode ser beneficiado por ele.

Qual a relação entre os dois conceitos?

Geralmente ouvimos falar de Data warehouse e Data mining em uma mesma conversa, mas qual é a relação entre esses dois conceitos? O Data warehouse se diferencia de outros repositórios e bancos de dados por um motivo: há muitas informações contidas neles e, geralmente, essa informação está organizada e centralizada. Por esse motivo, é muito mais fácil aplicar os princípios do Data mining e obter bons resultados.

Podemos então dizer que o Data warehouse é um parceiro do Data mining e que as empresas que fazem mineração de dados utilizando Data warehouses conseguem fazer descobertas importantes nas montanha de dados que acumularam ao longo dos anos. Esses insights facilitam a tomada de decisão e ajudam negócios a criarem expectativas para o futuro.

Quais os benefícios para as empresas?

Ambos Data mining e Data warehouses podem contemplar as demandas do seu negócio em níveis diferentes. Quando combinados, porém, eles oferecem uma série de benefícios adicionais para a análise de dados em uma empresa.

Confira como eles poderão ajudá-lo a tomar decisões melhores. Veja a lista de benefícios que se tem ao empregar ambos:

  • performance otimizada;
  • melhor entendimento do perfil do cliente e dos hábitos de consumo dele;
  • facilidade de identificar oportunidades de negócio;
  • melhorias operacionais;
  • agilidade na análise de dados; e
  • excelente Retorno sobre Investimento (ROI).

Segundo o Gartner, análises e estratégias tradicionais utilizadas pela maioria dos negócios hoje já não podem mais satisfazer as necessidades das empresas na era digital. Assim a transformação que ocorreu nos últimos anos impactou muito essa área e para conseguir encontrar estratégias assertivas os negócios precisam ficar atentos a novidades como o Data warehouse e o Data mining.

E aí, pronto para empregar o que aprendeu aqui para melhorar o seu negócio? Assine a newsletter agora mesmo e receba os posts antes de todo mundo por e-mail!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast