Como compartilhar um aplicativo de tela no Power Apps

Por Fernando Viana e Sá
Como compartilhar um aplicativo de tela no Power Apps

Depois de criar um aplicativo de tela que soluciona uma necessidade de negócio, especifique quais usuários na organização podem executar o aplicativo e quais podem modificá-lo e até mesmo compartilhá-lo novamente. Neste artigo veremos o passo a passo de como realizar este compartilhamento.

Pré-requisitos

Antes de compartilhar um aplicativo, é necessário salvá-lo na nuvem (não localmente) e publicá-lo.

Dê ao seu aplicativo um nome significativo e uma descrição clara para que as pessoas saibam o que seu aplicativo faz e para que possam localizá-lo facilmente em uma lista. No menu Arquivo no Power Apps Studio, selecione Configurações do aplicativo, especifique um nome e, em seguida, digite ou cole uma descrição.

Portanto, sempre que fizer alterações, você deverá salvar e publicar o aplicativo novamente se quiser que outras pessoas vejam essas alterações.

Compartilhar um aplicativo

  1. Entrar no Power Apps.
  • Selecione Aplicativos no painel esquerdo.
  • Depois o aplicativo que você deseja compartilhar, selecionando seu ícone.
  • Então Compartilhar no menu superior. Você também pode selecionar Mais Comandos () e, em seguida, selecionar Compartilhar no menu suspenso
  • Especifique pelo nome ou apelido os usuários ou grupos de segurança no Azure Active Directory com os quais você deseja compartilhar o aplicativo.
    • Para permitir à organização inteira executar o aplicativo (mas não modificá-lo ou compartilhá-lo), digite Todos no painel de compartilhamento.
    • Então você poderá compartilhar um aplicativo com uma lista de apelidos, nomes amigáveis ou uma combinação deles (por exemplo, Meghan Holmes <meghan.holmes@contoso.com>) se os itens forem separados por ponto-e-vírgula. Se mais de uma pessoa tiver o mesmo nome, mas apelidos diferentes, a primeira pessoa encontrada será adicionada à lista. Uma dica de ferramenta aparecerá se um nome ou alias já tiver permissão ou não puder ser resolvido.

Observação

Não é possível compartilhar um aplicativo com um grupo de distribuição na sua organização ou com um grupo fora da sua organização.

  • Se você quiser permitir que os usuários editem e compartilhem o aplicativo, marque a caixa de seleção Coproprietário.

Então você não pode conceder a permissão Coproprietário a um grupo de segurança se tiver criado o aplicativo de dentro de uma solução.

Observação

Independentemente de permissões, duas pessoas não podem editar um aplicativo ao mesmo tempo. Se uma pessoa abrir o aplicativo para edição, outras pessoas poderão executá-lo, mas não editá-lo.

  • Se o seu aplicativo se conectar a dados para os quais os usuários precisam de permissões de acesso, especifique-os.

Para obter mais informações sobre como gerenciar a segurança de uma entidade, acesse Gerenciar permissões de entidade.

Se o seu aplicativo usar uma conexão com outras fontes de dados, como um arquivo do Excel hospedado no OneDrive for Business, garanta o compartilhamento dessa fonte de dados com os usuários com os quais você compartilha o aplicativo.

  • Se você quiser ajudar as pessoas a encontrar seu aplicativo, marque a caixa de seleção Enviar um convite por email aos novos usuários.
  • Na parte inferior do painel de compartilhamento, selecione Compartilhar.

Os usuários agora podem executar o aplicativo usando o Power Apps Mobile em um dispositivo móvel. Ou do AppSource no Dynamics 365 em um navegador. Os coproprietários podem editar e compartilhar o aplicativo no Power Apps.

Se você enviou um convite por email, os usuários também poderão executar o aplicativo selecionando o link no email de convite.

  • Um usuário selecionar o link em um dispositivo móvel, o aplicativo será aberto no Power Apps Mobile.
    • Se um usuário selecionar o link em um computador desktop, o aplicativo será aberto em um navegador.

Os coproprietários que recebem um convite obtêm outro link que abre o aplicativo para edição no Power Apps Studio.

Alterar as permissões de um usuário ou grupo de segurança:

  • Permitir aos coproprietários executar o aplicativo, mas não editá-lo ou compartilhá-lo, desmarque a caixa de seleção Coproprietário.
  • Parar de compartilhar o aplicativo com esse usuário ou grupo, selecione o ícone Remover (x).

Considerações sobre grupos de segurança

  • Todos os membros existentes do grupo de segurança herdam as permissões do aplicativo. Os novos usuários que ingressarem no grupo de segurança herdarão as permissões do grupo de segurança no aplicativo. Os usuários que saírem do grupo não terão mais acesso por meio desse grupo. Os usuários podem continuar tendo permissões diretamente ou por meio da associação a outro grupo de segurança.
  • Todo membro de um grupo de segurança tem as mesmas permissões para um aplicativo que o grupo geral. No entanto, você pode especificar mais permissões para um ou mais membros do grupo para permitir que eles possuam um maior acesso. Por exemplo, você pode conceder ao Grupo de Segurança A permissão para executar um aplicativo. E, em seguida, você também pode fornecer ao Usuário B, que pertence a esse grupo, a permissão Coproprietário. Todos os membros do grupo de segurança podem executar o aplicativo, mas apenas o Usuário B pode editá-lo. Se você conceder a permissão Coproprietário ao Grupo de Segurança A e permissão para executar o aplicativo ao Usuário B, esse usuário ainda poderá editar o aplicativo.

Para trazer mais melhorias para sua empresa, confira também como melhorar a implementação do Power Apps com uma prova de conceito!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast