Comparando Microsoft Loop com SharePoint para empresas

Por Erick Alves de Moura
Comparando Microsoft Loop com SharePoint para empresas

O anúncio do Loop pela Microsoft trouxe várias questões – em particular, como o novo produto se compara a produtos legados, como o SharePoint. Aqui, descubra como os dois diferem.

O que é SharePoint?

As organizações consideram o SharePoint um serviço de intranet que oferece suporte ao armazenamento e gerenciamento de conteúdo empresarial. Recursos como compartilhamento de arquivos, controle de versão , entrega e criação de listas personalizadas ajudaram os funcionários a acessar dados corporativos de qualquer lugar usando um navegador ou aplicativo móvel.

O SharePoint oferece vários componentes para dar suporte à colaboração , incluindo os seguintes:

  • Repositório de dados;
  • Acesso offline a arquivos e opções de sincronização;
  • Compartilhamento de conteúdo e colaboração para ajudar os usuários a serem coautores de documentos;
  • Listas e aplicativos personalizados para gerenciar conteúdo;
  • Páginas da web para os usuários acessarem conteúdo de diferentes fontes;
  • Formulários de entrada para capturar dados do usuário através de páginas da web ou Power Apps ;
  • Automação de fluxo de trabalho para dar suporte a regras de negócios para aprovação de conteúdo e notificações;
  • Modelos de sites para componentes como calendários, listas e gerenciamento de documentos; e
  • Suporte para web parts que exibem conteúdo de fontes externas.

O que é Loop?

Com o Loop, os usuários podem interagir e atualizar conteúdo em diferentes plataformas da Microsoft , como Outlook, Teams, SharePoint, OneNote e Word. Essas plataformas refletem então as mudanças, já que o Loop mantém uma versão do conteúdo, independentemente da plataforma.

Loop possui três recursos principais: páginas, áreas de trabalho e componentes.

Páginas em loop

Alguns usuários podem ver o recurso de páginas semelhante ao OneNote. No entanto, as páginas Loop permitem que os usuários insiram dados e componentes ativos de diferentes fontes em tempo real, o que o OneNote não faz.

Os elementos nas páginas Loop incluem arquivos, links ou dados do Dynamics 365 e outras plataformas do Microsoft 365.

Loop page

Espaços de trabalho em loop

Os espaços de trabalho Loop funcionam como o explorador de conteúdo da Microsoft. Eles permitem que os usuários armazenem documentos críticos e componentes do Loop em um só lugar. Os usuários podem ver o conteúdo em que trabalham para projetos específicos, e os espaços de trabalho do Loop permitem que eles interajam, compartilhem ideias e colaborem em diferentes conteúdos de forma assíncrona e síncrona . Esse recurso pode ajudar a organizar todos os itens nos quais as equipes trabalham juntas.

Loop workspace

Os espaços de trabalho em loop permitem que os usuários armazenem todos os documentos do projeto em um só lugar.

Componentes de loop

Os componentes do loop podem ser tabelas, listas com marcadores, listas de verificação, parágrafos ou listas de tarefas que os usuários podem editar, e os componentes permanecem atualizados em ferramentas conectadas, como Word, Outlook ou Teams. As atualizações dos componentes em tempo real significam que os usuários podem ver as mesmas informações nos componentes em todas as plataformas.

Os componentes do loop também são interativos, pois os usuários podem visualizá-los para ver quem foi o autor do conteúdo e atualizá-los em tempo real.

Loop components

Os usuários podem acessar e editar componentes do Loop em qualquer aplicativo, incluindo Teams.

As diferenças entre Loop e SharePoint

O Microsoft Loop pode parecer realizar as mesmas atividades que o SharePoint em relação ao armazenamento de conteúdo , mas o Loop introduz uma nova experiência de colaboração onde o conteúdo – independentemente de sua localização ou formato – pode ser transmitido para vários aplicativos do Microsoft 365.

As principais diferenças entre Loop e SharePoint são as seguintes:

  • Atualizações em tempo real. Com o Loop, os usuários podem atualizar e editar conteúdo em uma plataforma – como Outlook, Teams, Excel, PowerPoint ou Word – e o Loop mantém o conteúdo sincronizado entre esses clientes. O SharePoint não oferece esses recursos.
  • Acessibilidade de conteúdo. O SharePoint exige que os usuários usem exclusivamente essa plataforma para atualizar e editar conteúdo compartilhado. O Loop, se integrado a outros aplicativos, pode atualizar o conteúdo entre plataformas. Além disso, o SharePoint requer configuração adicional para definir onde o conteúdo deve residir.
  • Integrações do Microsoft 365. A Microsoft integrou o Loop com todos os 365 aplicativos. Os espaços de trabalho do Loop podem mostrar todo o conteúdo com o qual o usuário interage, independentemente da origem da informação. O SharePoint exige que os usuários naveguem até diferentes seções ou sites do SharePoint para acessar diferentes conteúdos.

Embora ainda seja muito cedo para dizer o quão bem-sucedida a adoção do Loop pode ser, os componentes atuais do Loop parecem fornecer funcionalidade suficiente para os usuários tirarem proveito dele.

Veja também nosso artigo sobre SharePoint: recursos recentes e futuros em 2024.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast