Como utilizar IA no Microsoft Power BI

Por Erick Alves de Moura
Como utilizar IA no Microsoft Power BI

A inteligência artificial está transformando negócios em todo o mundo. Assim, existem várias ferramentas e tecnologias para perceber os benefícios da IA ​​de forma eficiente e eficaz. Contudo, A Inteligência Artificial no Power BI vem com recursos funcionais e visuais.

Este artigo fornece uma visão geral dos recursos de Inteligência Artificial disponíveis no Power BI. Assim, ele explica, em alto nível, o que esses recursos fazem e, por meio de um relatório habilitado para IA, mostra um dos recursos em ação.

Recursos de inteligência artificial no Power BI

Existem principalmente quatro recursos de IA, conforme indicado no gráfico abaixo:

  • Relatórios e visuais – O recurso Key Influencer do Power BI ajuda a entender os fatores que afetam uma métrica específica.
  • Q&A (Perguntas e Respostas) e Quick Insights – As Perguntas e Respostas do Power BI e o recurso de insight rápido permitem que você explore o processamento de linguagem natural realizando a exploração de dados semiestruturados. 
  • Fluxos de dados e Power Query – O Power Query vem com uma GUI usada para transformar e preparar dados para modelagem de dados posterior. Duas Power Queries estão disponíveis no Power BI – Power Query Online e Power Query for Desktop.
  • Serviços Cognitivos e AutoML – O Auto ML refere-se ao Aprendizado de Máquina Automatizado. Esse recurso permite que os usuários habilitem modelos de aprendizado de máquina criando, treinando e invocando modelos de ML.

Acesse o relatório habilitado para IA do Power BI

Como primeiro passo, você precisa acessar https://app.powerbi.com/ e entrar com suas credenciais. Nesta página, você pode criar uma conta gratuita da Microsoft e entrar nessa página se ainda não estiver registrado. Portanto, uma vez logado com sucesso, você deve clicar em “ aprender ” no painel de navegação.

Nos relatórios de amostra, selecione “ Amostra de inteligência artificial ”.

Power BI

O Power BI abrirá automaticamente o relatório de Inteligência Artificial. Você verá o relatório com três páginas.

  1. Key Influencers
  2. Decomposition Tree
  3. Anomaly Detection

Eles são mostrados na folha de páginas no espaço de trabalho.

Por fim, seu relatório completo deve se parecer com o exibido abaixo:

Power BI

Exploração de inteligência artificial para encontrar os principais contribuintes para vitórias e derrotas

Permaneceremos na página “Key Influencers” para encontrar os principais contribuintes para vitórias e derrotas. Esse recurso nos ajuda a analisar o driver por trás de uma condição ou tendência.

O recurso Power BI AI gerou insights ao analisar todos os dados para determinar os fatores com maior impacto. Por padrão, você notará que o menu suspenso após “O que influencia o status a ser” é Ganho. Isso indica quais são os fatores para o status ser Ganho

Power BI
Power BI

Você pode fatiar e cortar esse visual para responder a perguntas semelhantes para outras categorias de produtos.

Análise exploratória de inteligência artificial para encontrar a causa raiz usando uma árvore de decomposição

A Árvore de Decomposição é um dos visuais mais altamente interativos do Power BI. Ele pode ser usado para análise exploratória de dados para entender a causa raiz. O relatório de árvore de decomposição padrão se parece com a figura abaixo.

Você pode detalhar a árvore nesta página clicando em uma das categorias. Depois disso, selecionaremos o Produto correspondente para realizar um AI Split. Por fim, identificaremos os valores altos e baixos correspondentes para as oportunidades de vendas.

Neste visual, primeiro feche o Produto e a Região. Agora devemos ter apenas categorias listadas nesta página. Aqui, clique no sinal de + ao lado da categoria Móveis.

Isso abrirá outro menu com “Valor alto”, “Valor baixo” etc.

Se você clicar em ” Valor alto“, o Power BI usará Divisões de IA para determinar o valor mais alto para a categoria Móveis. Ele preencherá os valores altos da região para a categoria de móveis. No exemplo, o valor mais alto para a região é para “América do Norte”.

Aqui, novamente, vamos clicar no sinal de + ao lado da América do Norte.

O menu semelhante será substituído por “Valor alto”, “Valor baixo” etc. Clique em Valor alto e o Power BI executará novamente a Divisão de AI e determinará o valor mais alto do Produto para esta Região. Nesse cenário, o valor mais alto para o Produto é “Stand-up Desks”. Clicar no sinal + e selecionar o valor Alto novamente executa as Divisões AI e determina o valor mais alto para o Território. Podemos continuar assim para determinar o valor mais alto para o Proprietário de Vendas. Neste exemplo, o valor mais alto para o proprietário de vendas é David So.

Conclusão

Neste artigo, aprendemos sobre os recursos de Inteligência Artificial incorporados ao Power BI. Sendo assim, também interagimos com um relatório baseado em IA da Microsoft para dividir dados para explorar recursos de IA, como o Influenciador-chave e os recursos da Árvore de Decomposição.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast