Como personalizar o menu de navegação de um site do SharePoint

Por Erick Alves de Moura
Como personalizar o menu de navegação de um site do SharePoint

O Microsoft SharePoint vem com muitas opções para tornar mais fácil para os usuários fazerem as coisas rapidamente. Assim , o acesso, o compartilhamento, a localização e a criação de tarefas precisam ser processados ​​de maneira fácil e rápida. Portanto, a navegação é o fator mais importante em um site do SharePoint para permitir que os usuários encontrem o que precisam . Então pode ser uma página, link ou outra informação que o usuário esteja procurando.

Ou seja, torná-lo facilmente acessível permite que o usuário tomar decisões, atualizar dados ou interagir com outras pessoas. Mesmo que exista a funcionalidade de pesquisa para encontrar qualquer coisa, a maioria dos usuários do SharePoint opta por encontrar por meio da navegação. Entretanto, um site com navegação ideal garante que os usuários obtenham uma imagem completa do site a partir da navegação. Neste artigo, ensinaremos como personalizar a navegação de um site do SharePoint conforme necessário.

Quais são as customizações que você pode fazer no SharePoint

Você precisa personalizar a navegação do seu site do SharePoint se quiser tornar mais fácil para os usuários encontrarem suas páginas, sites e outros conteúdos direcionados. Sendo assim, entre uma série de coisas que você pode fazer para melhorar a navegação do seu site do SharePoint, listamos as mais potenciais aqui:

O que você precisa para realizar essas ações

Mas ao realizar as ações mencionadas acima, você pode personalizar a navegação do seu site do SharePoint para um estado ideal. Então para fazer alterações na navegação de um site, você precisará de permissões de edição ou deverá ser o proprietário do site. Contudo, se o menu superior ou o menu do lado esquerdo não estiverem visíveis, isso significa que o proprietário do site já personalizou o site. Por outro lado, em um site de equipe do SharePoint, você poderá personalizar o menu à esquerda a partir de agora. Se você estiver no modo clássico, também será uma exceção.

Aqui estão as etapas que você precisa seguir para adicionar um link ao menu do lado esquerdo de um site de equipe do SharePoint:

  • Vá para o site da equipe e clique na opção Editar encontrada na parte inferior do menu à esquerda.
  • Mova o ponteiro do mouse em direção à área do menu onde deseja adicionar um link.
  • Clique no ícone + e, na caixa de diálogo Adicionar um link , escolha a opção de link apropriada.

Estas são as opções que você encontrará:

  • URL – esta opção permite que você adicione um link para qualquer fonte fora ou dentro de sua organização.
  • Conversas – pode ser usado para vincular a qualquer conversa de grupo do Microsoft 365 relacionada ao site da equipe.
  • Bloco de anotações – a opção permite adicionar um link para o bloco de notas do OneNote conectado ao site da equipe.
  • Calendário – use esta opção para vincular o calendário de grupo do Microsoft 365 que está vinculado ao site da equipe.
  • Planner – você pode vincular a instância do Microsoft Planner vinculada ao site da equipe usando esta opção.
  • Escolha as opções adequadas e clique em OK .

Também é possível adicionar uma página ao menu a partir da lista Páginas do site. Siga as etapas aqui para concluir essa ação:

  • No menu à esquerda, escolha Páginas .
  • Selecione a página que deseja adicionar ao menu. E clique na barra de navegação superior ou ao lado da página na lista.
  • Escolha Adicionar à opção de navegação na lista.
  • Quando terminar de personalizar a navegação, você pode clicar em Salvar ou escolher Cancelar para descartar as alterações.

Conclusão

Com a personalização de seu site de equipe do SharePoint você facilita a navegação dos usuários e deixa as informações importantes a poucos cliques do público-alvo. Portanto, essa facilidade irá aumentar a produtividade dentro do site. Veja também nosso outro artigo sobre como promover links e conteúdo em um site do SharePoint Online e aumente ainda mais o engajamento dentro da plataforma.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast