Saiba como melhorar o processo de recrutamento e seleção da empresa!

Por Luiz Antonio Sgargeta
Saiba como melhorar o processo de recrutamento e seleção da empresa!

Como melhorar o processo de recrutamento e seleção na sua empresa? O primeiro passo para dominar essas duas instâncias é entender a diferença entre recrutamento e seleção. Embora as duas palavras pareçam se referir à mesma coisa, esses são processos bastante distintos. Dominá-los vai ajudá-lo a obter resultados melhores na contratação de novos profissionais.

O recrutamento diz respeito a todos os processos e técnicas utilizados para atrair um novo candidato potencialmente qualificado. Pense, por exemplo, na abordagem de profissionais ou no envio de peças de marketing que promovem as vagas disponíveis no seu negócio.

Já a seleção é o que acontece, muitas vezes, depois do recrutamento. Ela consiste em analisar os perfis dos candidatos que buscaram contato com uma empresa para encontrar aquele que melhor se adéqua ao perfil do negócio e mais pode trazer benefícios no longo prazo.

Ambos, recrutamento e seleção, são processos que, quando alinhados às metas e aos objetivos do negócio, contribuem bastante para o sucesso da empresa. Hoje, mostraremos como aprimorá-los e o que fazer para obter uma equipe alinhada e pronta para levar o seu negócio mais longe. Confira!

Conheça bem a vaga

Para conseguir recrutar e selecionar bem os profissionais que vão integrar a sua empresa nos próximos anos, é preciso conhecer muito bem a vaga que você está ofertando. Um recrutador deve estar familiarizado com as particularidades do trabalho, com os diferenciais que tornam um candidato mais ou menos bem-sucedido na realização das suas tarefas e com a formação e a experiência mínimas para ocupar um cargo.

São esses conhecimentos que permitirão que ele cruze as informações que recebe e identifique as contratações mais vantajosas para a empresa.

Faça um recrutamento interno

Antes de procurar profissionais no mercado de trabalho, um bom recrutador deve olhar internamente e verificar se não há alguém na empresa que pode ser promovido para o cargo. Educar um profissional para que ele se alinhe às necessidades do negócio é um processo muito mais oneroso e trabalhoso do que incentivar alguém já familiarizado com a cultura da empresa a assumir uma nova responsabilidade.

Por isso, os gestores de RH devem se comunicar bem com todos os departamentos da companhia e procurar internamente antes de fazer uma contratação.

Procure os valores da empresa no candidato

Como você viu no tópico anterior, os valores de uma empresa são difíceis de incutir em um novo profissional. Por isso, os recrutamentos internos devem ser realizados. Mas e se for preciso olhar para fora até encontrar alguém pronto para assumir um cargo?

É hora de elencar quais são as qualidades que todo profissional da organização deve ter. Com elas em mente, será muito mais fácil filtrar os candidatos qualificados até encontrar aqueles que são também alinhados à cultura organizacional.

O processo de recrutamento e seleção é fundamental para que os negócios consigam ser bem-sucedidos. É por meio dele que será possível encontrar, em um mar de candidatos, aquele que está pronto para trazer contribuições significativas para a organização.

Utilizar uma plataforma de RH é uma maneira de otimizar os dois processos, reduzindo os custos do departamento de RH na contratação de novos profissionais e aumentando a produtividade dos membros desse setor.

O que achou de conhecer essas dicas sobre como melhorar o processo de recrutamento e seleção na empresa? Assine a newsletter e não perca nenhuma atualização do blog!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast