Como funciona o Microsoft Teams e como implementá-lo?

Por Luiz Antonio Sgargeta
Como funciona o Microsoft Teams e como implementá-lo?

Como funciona o Microsoft Teams? Nos últimos anos, ferramentas de conversação para o ambiente de trabalho tornaram-se bastante populares. Elas tiram a complicação e a formalidade dos e-mails e garantem que o seu time se mantenha sempre conectado e em sintonia.

A Microsoft levou certo tempo para entrar nesse mercado apenas para desenvolver uma ferramenta incrível, que se integra com facilidade a todos os outros softwares da empresa. Entenda como funciona o Microsoft Teams e descubra as vantagens de usar esse software!

O que é Microsoft Teams?

O Microsoft Teams é o software desenvolvido pela Microsoft para facilitar a comunicação nos ambientes corporativos. Da mesma maneira como uma intranet pode colaborar para manter o seu time mais unido, o Microsoft Teams trabalha para garantir que as informações trocadas pelo seu time sejam atualizadas em tempo real e todas as aplicações que eles utilizam rotineiramente estejam integradas ao sistema.

Como o Microsoft Teams funciona?

A ferramenta, que já foi conhecida pelo nome Skype Teams, é um espaço de trabalho no qual conteúdos, pessoas e softwares utilizados pelos negócios são centralizados para tornar a comunicação e o engajamento de profissionais mais eficazes.

Ao abrir o programa, você verá uma interface de conversação, similar à de um bate-papo em grupo, e poderá gerenciar múltiplas conversas. Elas, por sua vez, podem ser separadas por canais, tópicos e equipes, organizadas em grupo ou feitas entre apenas dois indivíduos.

Quais softwares podem ser integrados ao Teams?

Todos os recursos da Microsoft podem ser integrados ao Microsoft Teams, ou seja, ferramentas como Word, Excel, Microsoft Planner, OneDrive, PowerPoint e SharePoint têm suporte nativo na plataforma.

Além disso, o recurso ainda oferece integração com muitos outros softwares, como soluções de segurança e antivírus (McAfee e Smarsh), Google Analytics, MeisterTask, Stack Overflow, Github, MailChimp, Zendesk e outros apps em uma lista que chega a contar com 252 serviços.

Quais são as vantagens de utilizar o Microsoft Teams?

Agora que você já conhece melhor o Microsoft Teams, é hora de entender quais são os benefícios de apostar nesse recurso para integrar melhor a sua equipe. Conheça algumas das vantagens de usar Microsoft Teams!

Flexibilização do trabalho

O principal objetivo da Microsoft ao criar o Teams foi flexibilizar ambientes de trabalho, dando a eles mais mobilidade e agilidade. Por isso, a ferramenta desenvolvida conta com aplicações que podem ser executadas em todas as plataformas, inclusive em dispositivos móveis. Isso ajuda os seus funcionários a estarem sempre conectados e disponíveis.

Integrações com ferramentas Microsoft

O fato de que o sistema se integra completamente a outras ferramentas Microsoft é outra das vantagens de o implementar. As integrações fazem com que seja fácil operar todas essas soluções em conjunto, sem precisar instalar add-ons ou sair do Microsoft Teams para usar os aplicativos do Office365.

Segurança de dados

Outro grande benefício de utilizar Microsoft Teams na sua empresa é a segurança oferecida pela plataforma. A Microsoft dedicou bastante tempo para criar uma solução que conseguisse garantir que a troca de informações, muitas vezes sigilosas, necessária para o sucesso de uma empresa, fosse feita de maneira segura. Por isso, ela encriptou as mensagens e adicionou recursos extra para auditoria e monitoramento das conversas que acontecem na plataforma.

Como o implementar na empresa?

Gostou do que viu aqui e quer começar a utilizar a ferramenta o quanto antes? A implementação do serviço é muito simples, principalmente se você puder contar com um parceiro certificado pela Microsoft. Ele vai ajudá-lo a garantir que a ferramenta se integre completamente aos serviços do Office 365 e aos demais recursos de software utilizados pela sua empresa. Além disso, poderá lhe dar dicas valiosas sobre como maximizar o uso do novo sistema.

Porém, se quiser conhecer melhor a plataforma antes de firmar um compromisso, inscreva-se gratuitamente com uma conta Microsoft e faça o teste da ferramenta agora mesmo.

E aí, conseguiu entender como funciona o Microsoft Teams e por que você deveria implementá-lo na sua empresa? Aproveite e continue aprendendo como melhorar a comunicação interna na sua empresa com o uso de tecnologia!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast