Como excluir ou restaurar um site do Microsoft SharePoint

Por Luiz Antonio Sgargeta
Como excluir ou restaurar um site do Microsoft SharePoint

Manter um ambiente limpo do SharePoint com conteúdo atualizado fornecerá uma experiência melhor para seus usuários. Entretanto em um ambiente local, a eliminação de dados obsoletos diminuirá seus custos de armazenamento. Portanto, isso também aumentará a velocidade e a eficiência dos servidores. Contudo, uma das principais etapas para manter um ambiente limpo é saber como excluir um site.

Para saber como a exclusão de um site pode ajudá-lo a otimizar seu ambiente, continue lendo.

Permissões

No SharePoint, os usuários devem ter permissões de Controle Total ou ser atribuídos à função de Proprietário para excluir um site. Portanto isso é obrigatório tanto para o local quanto para o online.

Se você tiver essas permissões e não puder excluir seu site, o(s) administrador(es) podem ter alterado os recursos dos usuários para excluir sites.

Como excluir um site do SharePoint

Primeiramente, se você estiver pronto para começar, descrevemos as etapas para excluir um site no SharePoint moderno e clássico. Cada um é semelhante, mas único. Continue lendo para começar.

Excluir um site moderno

Você excluirá um site moderno se usar uma das seguintes versões do SharePoint:

  • SharePoint Online
  • SharePoint Server 2019

No site do SharePoint que você deseja excluir, clique no ícone Configurações no canto superior direito. Em seguida, selecione o link Informações do site no menu.

No painel Informações do site, clique no link Excluir site na parte inferior do formulário.

Uma caixa de diálogo de confirmação aparecerá. Para continuar, clique na caixa de seleção para reconhecer sua compreensão das consequências da exclusão do site.

Quando um site do SharePoint é excluído, todas as páginas, listas, bibliotecas e conteúdo contido no site também são excluídos. Se o site estiver no SharePoint Online e vinculado a um Grupo Microsoft 365, todos os recursos do grupo também serão excluídos. Isso inclui a equipe do Microsoft Teams, caixa de correio e calendário compartilhados do Exchange Online, bloco de notas compartilhado do OneNote e muito mais.

Por fim, clique no botão Excluir.

Excluir um site clássico do SharePoint

Pode ser necessário excluir um site clássico se usar uma das seguintes versões:

  • SharePoint Online
  • SharePoint Server 2019, 2016 e 2013

Para começar, no canto superior direito da tela, clique no ícone Configurações (em forma de engrenagem) e, em seguida, clique no link Configurações do site.

Em seguida, na página Configurações do site, sob o título Ações do site, clique no link Excluir este site.

Todos os itens filhos de um site (listas, bibliotecas, páginas, etc.) serão excluídos junto com o próprio site.

Por fim, clique no botão Excluir.

Como restaurar um site do SharePoint excluído

No Microsoft 365, os sites do SharePoint Online são retidos por 93 dias por padrão em uma lixeira acessível por administradores do tenant. A menos que um administrador esvazie manualmente a lixeira e exclua permanentemente seu site, você pode solicitar que ele seja restaurado dentro desse período.

Então se o site estiver vinculado a um Grupo Microsoft 365, todos os recursos do grupo serão restaurados junto com o próprio site do SharePoint.

Para o SharePoint local (2019, 2016 e 2013), o período de retenção padrão da lixeira é de 30 dias.

No entanto, muitas organizações com implantações locais mantêm um arquivo de backups de banco de dados SQL, que é onde os sites são armazenados. Vale a pena discutir a possibilidade de restauração do site com o administrador do SharePoint, mesmo que 30 dias tenham se passado desde a exclusão inicial do site.

Obtenha ajuda para excluir um site do SharePoint

Se sua organização precisa de ajuda para limpar o conteúdo antigo do SharePoint na preparação para uma migração ou como parte da manutenção regular, entre em contato!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast