Como configurar o Viva Connections

Por Fernando Viana e Sá
Como configurar o Viva Connections

Microsoft Viva Connections é sua porta de entrada para uma experiência moderna do funcionário e foi projetada para manter todos engajados e informados. Viva Connections é um aplicativo personalizável no Microsoft Teams que fornece a diferentes públicos em sua organização um destino personalizado para descobrir outros aplicativos Viva para os quais sua organização está licenciada, notícias relevantes, conversas e as ferramentas necessárias para ter sucesso.

Como acessar Viva Connections no centro de administração da Microsoft

  • Navegue até admin.microsoft.com e entre com suas credenciais.
  • Selecione Configurações para expandir a seleção e selecione Viva.
  • Selecione Viva Connections para abrir o centro de administração Viva Connections.
  • O centro de administração Viva Connections é aberto. Se você já tiver um site inicial do SharePoint (portal de intranet), Viva Connections o exibirá como uma experiência automaticamente.
Centro de administração Microsoft 365

Criar uma nova experiência de Viva Connections

Crie uma experiência de Connections abrangente para toda a organização ou para públicos distintos. Opcionalmente, ao criar uma nova experiência, você pode optar por criar uma experiência de Connections autônoma ou criar uma experiência Connections e criar um portal de intranet existente (site inicial do SharePoint).

  • As organizações estão limitadas a criar no máximo dez experiências de Viva Connections geral por locatário.
  • Uma licença Microsoft Viva Suite ou uma licença do Viva Communications and Communities é necessária para criar mais de uma Viva Connections experiência. Verifique a licença atual da sua organização na cobrança em licenças.
  • Você deve ter permissões de administrador global, permissões de administrador do SharePoint ou superior para acessar o MAC.
  • Se essa for a primeira vez que você estiver configurando Viva Connections, é recomendável fixar o aplicativo no Teams.

Etapa 1: criar uma nova experiência

Os administradores são capazes de criar várias experiências autônomas, bem como sites domésticos de intranet com sua própria experiência Viva Connections. Como resultado, agora há duas opções para criar uma nova experiência:

Criando uma experiência de Connections: essa opção é a maneira mais rápida de começar. Ele cria uma experiência de Connections autônoma e fora da caixa como um aplicativo no Teams sem a necessidade de um portal de intranet existente. Um contêiner de site especial será criado de onde o dashboard, os recursos e a experiência inicial geral do Viva são hospedados e provenientes. Em seguida, os proprietários podem começar a adicionar seu próprio conteúdo. Um portal de intranet pode ser adicionado a qualquer momento e designado como um site doméstico.

Compilar a partir de um portal de intranet existente: Opção ideal para organizações que possuem um site de comunicações do SharePoint e utilizaram o próprio conteúdo ou adicionarão um portal de intranet que inclua Connections componentes facilmente estendidos para a Web. Essa opção cria uma nova experiência de Connections e designa automaticamente o site de comunicações como um site inicial do SharePoint (portal de intranet) que exibe elementos de navegação e compartilha permissões.

Criar uma nova experiência Viva Connections

Criar uma experiência de Connections

Essa opção é ideal se sua organização não tiver um portal de intranet existente e precisar apenas criar uma experiência. Essa opção fornece uma experiência leve sem um portal de intranet do SharePoint que os usuários podem usar para adicionar seu próprio conteúdo. Depois, com a experiência de Connections criada, ela pode ser definida como um portal de intranet do SharePoint.

  • Selecione + Criar novo, exibido na parte superior da lista de experiências.
  • Selecione Criar uma experiência de Connections e selecione Avançar.
  • Dê um nome à nova experiência, adicione uma descrição, decida as configurações e selecione Avançar.
  • Depois de revisar suas configurações, selecione Criar experiência.

O nome dado à experiência no MAC também exibirá para proprietários e membros que ajudam a gerenciar e editar experiências.

Cada experiência que você criar não ficará acessível pelos espectadores até que habilitada e as permissões atribuídas pelos proprietários da experiência.

Compilar a partir de um portal de intranet existente

Se sua organização tiver um portal de intranet existente, essa opção permitirá que você use o conteúdo existente ou adicione um portal de intranet que inclua Connections componentes que podem ser facilmente estendidos para a Web.

  1. Selecione + Criar novo, exibido na parte superior da lista de experiências.
  2. Selecione Compilar em um portal de intranet existente e selecione Avançar.
  3. Depois de revisar suas configurações, selecione Criar experiência.
  4. Cole a URL do seu site de comunicação do SharePoint na URL do site de comunicação que você deseja usar.

O nome dado à experiência no MAC também exibirá para proprietários e membros que ajudam a gerenciar e editar experiências.

Cada experiência que você criar não ficará acessível pelos espectadores até que habilitada e as permissões atribuídas pelos proprietários da experiência.

Etapa 2: Atribuir permissões

Atribua dois ou mais proprietários a cada experiência para que eles tenham acesso total para editar a experiência e gerenciar permissões e acesso para outras pessoas.

  • Depois de criar suas experiências de Conexão, selecione a experiência para atribuir proprietários a ela.
  • Selecione a guia Permissões no painel de configurações. Os proprietários atribuídos à experiência aparecerão aqui.
Permissões Viva Connections

Etapa 3: Habilitar a experiência

Habilite cada Viva Connections experiência para torná-la visível para seu público-alvo.

  1. Selecione uma experiência de conexão.
  2. Na guia Geral, em Status, selecione Editar status.
  3. Selecione a caixa de seleção Habilitar experiência e selecione Salvar.
Habiulitar Viva Connections

Se você precisar atualizar a experiência, também poderá devolvê-la ao Draft status e escondê-la dos espectadores.

Veja também nosso artigo O que é o Microsoft Viva?.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast