Como bancos e serviços financeiros se beneficiam do SharePoint

Por Erick Alves de Moura
Como bancos e serviços financeiros se beneficiam do SharePoint

Com a mudança dos tempos, o setor bancário também entrou em uma nova era de tecnologias de última geração, como portais, aplicativos móveis, internet banking e muito mais. Assim, o SharePoint também evoluiu nestes últimos anos. Então, vamos ver como o setor financeiro pode-se benificar deles.

Gerenciamento de ativos, gerenciamento de patrimônio, processamento de empréstimos, classificação de crédito e outro amplo espectro de serviços tornaram-se hoje uma parte essencial dos portfólios de serviços bancários modernos.

Contudo, considerando a natureza rígida do setor bancário, as cooperativas de crédito, as instituições financeiras são obrigadas a praticar sistemas de intranet colossais antigos e soluções de software legadas.

Ou seja, a pressão para manter a governança regulatória e garantir a segurança de dados confidenciais de clientes coloca os bancos em uma situação difícil.

Melhorando os processos

Os procedimentos bancários envolvem muita burocracia e formalidades documentais que atrasam os pedidos e arquivos dos clientes. Assim, um sistema que gerencia e mantém documentos em tempo real pode agilizar o processo para sua equipe.

Ou seja, para oferecer serviços de classe mundial e vencer a concorrência, você precisa simplificar os fluxos de trabalho, automatizar os processos de negócios e estabelecer uma força de trabalho bem integrada e colaborativa.

Todas essas tarefas parecem assustadoras? Implante o SharePoint para instituições financeiras e personalize a plataforma de acordo com suas necessidades.

Vamos destacar os benefícios que esta plataforma impecável tem a oferecer.

Recursos de pesquisa inteligente do SharePoint

Esqueça os momentos em que você passa o mouse sobre vários resultados de pesquisa para encontrar um único documento. Com o recurso de pesquisa avançada, obtenha exatamente o que você está pesquisando. 

Além disso, seus funcionários podem marcar, fixar, categorizar ou marcar os documentos para facilitar a descoberta. Elimina a necessidade de uma enorme equipe de pesquisa para buscar informações.

Soluções de fluxo de trabalho personalizados

O portal de intranet do SharePoint permite a criação de sites e soluções separados para atender às necessidades de diferentes departamentos de serviço. Ele permite que as equipes se concentrem em suas tarefas específicas, exibam notícias relacionadas ao departamento, anúncios e atualizações de políticas.

Facilita ainda mais o gerenciamento de projetos, rastreamento de problemas, priorização de trabalho e gerenciamento de tarefas usando painéis.

Segurança do SharePoint

Como instituição financeira, você precisa gerenciar informações cruciais e confidenciais, registros de clientes, políticas e contratos.
Assim, a segurança dos dados se torna sua principal preocupação. Não é? A intranet do Microsoft 365, que incorpora os recursos de segurança e backup da Microsoft, oferece criptografia avançada de dados, segurança e backups em tempo real.

Cumprimento de compliance e normas regulatórias

Você pode alterar o sistema de gestão de compliance do portal da intranet bancária e reformulá-lo de acordo com as compliances que regem sua instituição. Defina alertas para atualizações regulatórias, prepare listas de verificação de documentos e acione mensagens para a conclusão oportuna dos requisitos regulatórios.

Com o SharePoint, registre, mantenha e rastreie facilmente a conformidade com as normas nacionais e internacionais.

Automatiza e agiliza os processos

O SharePoint automatiza suavemente os processos sem prejudicar o trabalho atual.

Os funcionários podem criar formulários digitais (seja para KYCs, planilhas de horas, reembolsos de despesas ou outros) e fluxos de trabalho, criar ciclos de processo e simplificar aprovações e conclusão de processos, geração de relatórios, conformidade regulatória oportuna e muito mais.

Permissão customizada do SharePoint

O portal da intranet bancária oferece permissão granular em vários níveis e controle de acesso para você.

Seus recursos de autorização e sistema de permissão integrado garantem quem pode acessar o quê, o grau de acesso e quem modifica os dados.

Você pode até restringir o acesso comum a certas áreas. Permissão especial para acesso pode ser dada a diferentes equipes, departamentos e até filiais localizadas de forma diversa.

Conclusão

Por fim, nesses cenários altamente competitivos, a introdução de mudanças significativas, como a implantação do SharePoint, pode resultar em uma enorme economia de tempo e recursos, aumentar a eficácia dos negócios e dar a você uma vantagem sobre os concorrentes.

Essa plataforma interativa com o usuário não apenas aumenta a eficiência e a produtividade, mas também permite que a equipe ofereça atendimento imediato ao cliente e integração a longo prazo. Veja também nosso artigo sobre como RPA + IA abrr o caminho para a hiperautomação de processos.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast