Azure Key Vault: protegendo seus ativos no Power Platform

Por Erick Alves de Moura
Azure Key Vault: protegendo seus ativos no Power Platform

No cenário digital atual, a segurança de dados é de suma importância. À medida que as organizações migram cada vez mais suas infraestruturas e aplicativos para a nuvem, é necessário garantir a proteção de informações sensíveis. O Azure Key Vault, um serviço em nuvem fornecido pela Microsoft Azure, surge como uma solução para armazenar e gerenciar chaves criptográficas e segredos. Este artigo explora os recursos e benefícios do Azure Key Vault, na proteção de ativos digitais valiosos e como ele se integra ao Power Platform.

1. Compreendendo o Azure Key Vault

O Azure Key Vault é um serviço em nuvem que permite aos usuários proteger chaves criptográficas, certificados e segredos usados em seus aplicativos e cargas de trabalho. Ele oferece uma solução de armazenamento altamente escalável e segura, protegendo informações sensíveis contra acesso não autorizado. O Key Vault utiliza algoritmos de criptografia padrão do setor, módulos de segurança de hardware (HSMs) e políticas rigorosas de controle de acesso para garantir a confidencialidade e integridade dos dados.

2. Recursos e Funcionalidades Principais

  • Gerenciamento seguro de chaves: O Azure Key Vault oferece um repositório centralizado para o gerenciamento de chaves, eliminando a necessidade de armazenar chaves e segredos diretamente no código do aplicativo ou em arquivos de configuração. Isso reduz o risco de exposição acidental e aprimora a segurança.
  • Geração e Importação de Chaves: O Key Vault permite a criação de chaves criptográficas dentro do serviço ou a importação de chaves geradas fora do ambiente Azure. Essa flexibilidade facilita a integração perfeita com práticas de segurança existentes.
  • Gerenciamento de Segredos: Além de chaves e certificados, o Key Vault permite o armazenamento seguro e o gerenciamento de segredos do aplicativo, como strings de conexão de banco de dados, chaves de API e senhas. Ele oferece recursos de versionamento, controle de acesso e auditoria para segredos, garantindo governança abrangente.
  • Módulos de Segurança de Hardware (HSMs): O Azure Key Vault utiliza HSMs dedicados para proteger chaves criptográficas. Esses dispositivos de hardware à prova de violação fornecem uma camada adicional de segurança ao armazenar e gerenciar as chaves em um ambiente validado FIPS 140-2, Nível 2.
  • Controle de Acesso e Auditoria: O Key Vault permite controle de acesso granular por meio da integração com o Azure Active Directory (Azure AD). O Controle de Acesso Baseado em Função (RBAC) possibilita permissões detalhadas, garantindo que apenas usuários e aplicativos autorizados possam acessar as chaves e segredos armazenados. O Key Vault também fornece registros detalhados de auditoria para fins de conformidade e regulamentação.

3. Integração com o Power Platform

O Azure Key Vault se integra perfeitamente com o Power Platform, que inclui Power Apps, Power Automate e Power BI, para aprimorar a segurança de dados e simplificar o gerenciamento de acesso. Veja como essa integração beneficia o Power Platform:

Armazenamento e Recuperação Segura de Segredos:

A integração do Key Vault permite ao Power Platform armazenar e recuperar com segurança segredos, como chaves de API, strings de conexão de banco de dados e senhas. Isso reduz o risco de exposição em código de aplicativos ou configurações e centraliza o gerenciamento de segredos.

Proteção de Dados no Power Apps e Power Automate:

Ao integrar o Azure Key Vault, o Power Apps e o Power Automate podem armazenar com segurança chaves de criptografia usadas para proteger dados sensíveis em aplicativos e fluxos de trabalho. Isso garante a confidencialidade dos dados e oferece uma camada adicional de segurança.

Segurança Aprimorada de Dados no Power BI:

A integração do Key Vault permite ao Power BI armazenar e gerenciar com segurança chaves de criptografia usadas para proteger conjuntos de dados e relatórios. Isso garante a privacidade e confidencialidade dos dados, mesmo ao compartilhá-los com partes externas.

Gerenciamento Simplificado de Acesso:

A integração do Azure Key Vault com o Power Platform possibilita o gerenciamento centralizado de acesso e controle sobre chaves criptográficas e segredos. As políticas de controle de acesso granular, aplicadas por meio do Azure Active Directory, garantem que apenas usuários e aplicativos autorizados possam acessar os segredos armazenados.

4. Conformidade e Normas Regulatórias

O Azure Key Vault ajuda as organizações a atender aos requisitos de conformidade ao usar o Power Platform. O Key Vault adere a várias normas do setor e estruturas regulatórias, como GDPR, HIPAA, ISO 27001, PCI DSS e SOC 1 e SOC 2 Tipo II. Essa integração permite que as organizações garantam a segurança de dados sensíveis e demonstrem conformidade durante auditorias e avaliações.

Conclusão

O Azure Key Vault serve como uma ferramenta poderosa para proteger ativos digitais, fornecendo gerenciamento seguro de chaves e segredos na nuvem. Ele oferece recursos robustos, incluindo geração segura de chaves, gerenciamento de segredos, proteção por HSMs, controle de acesso e recursos de auditoria. Quando integrado ao Power Platform, o Azure Key Vault aprimora a segurança de dados, protege informações sensíveis e simplifica o gerenciamento de acesso em Power Apps, Power Automate e Power BI. Ao aproveitar essa integração, as organizações podem construir aplicativos seguros e em conformidade, protegendo seus valiosos ativos digitais.

Entre em contato ainda hoje e veja como nossos especialista em Power Platform podem ajudar o seu negócio.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast