Por que deixar o Excel de lado e utilizar o Power BI?

Por Erick Alves de Moura
Por que deixar o Excel de lado e utilizar o Power BI?

Qual é a melhor forma de organizar e apresentar dados e informações para os colaboradores de uma empresa? Muitos profissionais diriam que o jeito mais fácil e adequado de fazer essas tarefas é utilizando uma planilha de Excel. Mas, será que atualmente essa ferramenta ainda é a melhor maneira de realizar essas atividades?

Se você não gosta ou não aguenta mais trabalhar com o Excel, uma ótima saída é usar o Power BI. Essa é uma ferramenta de Business Intelligence criada pela Microsoft e que pode ser encontrada entre os aplicativos adicionais do Office 365.

Confira a seguir como ela pode te ajudar a sair do Excel e, ainda, a melhorar as suas apresentações de dados!

Como o Power BI pode ajudar sua empresa a sair do Excel?

Com o Power BI, sua empresa é capaz de armazenar e organizar dados importantes para que eles sejam compreendidos de maneira mais fácil e rápida pelos colaboradores. Dessa forma, também é mais simples fazer com que a empresa obtenha bons resultados a partir da análise de dados.

Ele é considerado interessante para apresentações, pois juntamente ao SharePoint, o Power BI consegue organizar as informações de uma forma visualmente atrativa e até interativa.

Além disso, esses dados ficam na nuvem. Então, as informações e apresentações podem ser acessadas a qualquer hora e a partir de qualquer lugar que tenha internet. Ou seja, além de melhorar uma apresentação, o Power BI ainda facilita o compartilhamento e acesso do documento.

Segurança de dados

Ao pensar em fazer essa mudança do Excel para o Power BI, muitos profissionais ficam preocupados com a segurança dos dados, já que esses passam a ser armazenados na nuvem.

Porém, se você for cuidadoso, não é preciso se preocupar com a proteção de suas informações. Isso porque o Power BI permite que você limite o acesso e as ações nos documentos armazenados na ferramenta.

Você pode decidir, por exemplo, quais colaboradores da empresa podem ter acesso à nuvem do Power BI, quem tem permissão para ver os documentos e quem pode editá-los. Dessa forma, você protege seus dados e evita que eles sejam roubados ou alterados.

Atualmente, empresas coletam uma grande quantidade de dados para analisar e, assim, encontrar soluções para seus problemas e conquistar melhores resultados. Por isso, quando aparece uma ferramenta que melhora a apresentação de dados e facilita essa análise, elas precisam parar e observar.

Sendo assim, você deve considerar seriamente em sair do Excel e começar a trabalhar pelo Power BI. Afinal, com essa mudança, sua empresa vai ser capaz de organizar melhor os próprios dados e montar apresentações interativas e visualmente mais atrativas.

Caso seu negócio já trabalhe com o Office 365, realizar essa mudança pode ser ainda mais fácil, pois a interface é parecida com a de outros produtos da Microsoft. Ela foi feita dessa maneira justamente para despertar familiaridade com os profissionais que já utilizam outras ferramentas dessa empresa.  

Então, não perca tempo e saia do Excel com o Power BI! Depois de entender como o essa ferramenta pode ajudar sua empresa a melhorar a organização de dados e apresentações, que tal conferir o que é o Microsoft Power Apps?

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast