Perguntas sobre as ferramentas de baixo / sem código do Power Platform

Por Erick Alves de Moura
Perguntas sobre as ferramentas de baixo / sem código do Power Platform

Nesta postagem, combinamos nossa experiência com Microsoft Dynamics 365 e Power Platform com a riqueza de recursos online gratuitos da Microsoft para responder às cinco perguntas mais comuns que recebemos sobre essas ferramentas transformacionais para “ desenvolvedores cidadãos ” – funcionários que não são de TI e veem oportunidades para que a automação torne o trabalho mais fácil e eficiente.

Com um pouco de ajuda, os desenvolvedores podem fechar rapidamente a lacuna entre as expectativas de seus funcionários por soluções rápidas e automatizadas para seus problemas de negócios e seus processos atuais. Sua empresa estará então pronta para começar a melhorar as tarefas do dia-a-dia.

1. Power Platform parece ótimo, mas todas as ferramentas são opressivas. Como posso obter uma visão geral?

Power Platform não é uma ferramenta, mas um conjunto de soluções :

  • O Power Automate oferece aos desenvolvedores o poder de aumentar a produtividade dos negócios, fornecendo a todos as ferramentas para automatizar os processos organizacionais. Interfaces gráficas fáceis de usar e blocos de código pré-compilados permitem automatizar usando um mouse e um ambiente de arrastar e soltar sem conhecimento avançado de inteligência artificial ou aprendizado de máquina.
  • Power Apps transforma ideias em soluções organizacionais, permitindo que todos criem aplicativos personalizados que resolvem os desafios de negócios. Semelhante ao Power Automate, é uma solução sem código que permite a construção de aplicativos sem ampla experiência em codificação.
  • O Power BI permite que você tome decisões de negócios informadas e confiantes ao colocar insights baseados em dados nas mãos de todos. A capacidade da Power Platform de gerar métricas significativas combinada com soluções de automação rápidas e criação de aplicativos para produzir um impacto poderoso.
  • Power Virtual Agents são chatbots que permitem que os usuários obtenham as informações de que precisam rapidamente, sem ficar “em espera”, navegando em uma central de atendimento ou amarrando um agente de help desk – sem a necessidade de codificação.
  • O Microsoft Dataverse é o repositório de dados central dinâmico e baseado em nuvem para dados de negócios por trás do Power Platform, Dynamics 365 e muitas outras soluções da Microsoft.

2. Que tipos de projetos são melhores para a Power Platform?

Assim, o Power Platform é melhor para projetos de automação. Ou seja, essas iniciativas seguem nossos três Rs de automação – rotineira, repetível e baseada em regras. Essas são tarefas simples e objetivas, de baixo custo, mas que fornecem soluções valiosas com rapidez.

Por exemplo, eles podem exigir automação de tarefas simples, como notificações ou aprovações. Portanto, podem ser problemas de automação de fluxo de trabalho que requerem a conexão de vários sistemas. Ou ainda, problemas mais complexos podem exigir ferramentas de automação de raciocínio, como aprendizado de máquina ou chatbots.

3. Como posso ter certeza de que a implementação do Power Platform corra bem?

O lançamento de uma ferramenta poderosa como o Power Platform é uma grande mudança. A comunicação é essencial para o sucesso . Sua liderança, desenvolvedores não cidadãos de TI, TI e todos os funcionários devem entender que:

  • A administração está totalmente por trás do uso da Power Platform como parte de uma estratégia de negócios com objetivos claramente definidos para agilizar o trabalho diário, aliviar a pressão da TI e permitir que os usuários de negócios criem as soluções de que precisam.
  • Sua iniciativa de plataforma de energia começará lentamente e evoluirá com o tempo. Seus primeiros projetos de pequena escala renderão lições que você pode aplicar a pontos cada vez maiores de problemas de negócios.
  • Os usuários da Power Platform e a TI têm funções distintas a desempenhar. Embora a forma dessas funções varie de acordo com a organização, documentá-las e compartilhar essa documentação é essencial.

4. Depois que o Power Platform estiver instalado e funcionando, como faço para levá-lo para o próximo nível?

Em nossa opinião, a melhor abordagem é adotar um modelo de Centro de Excelência (CoE) para sua iniciativa de desenvolvimento cidadão com a Power Platform. Um CoE fornece a rede de pessoas necessária para supervisionar a tecnologia, os processos e as métricas necessárias para ajudar seus desenvolvedores cidadãos a prosperar.

Para seu pessoal, comece construindo uma comunidade de prática que identifica líderes entre o desenvolvedor cidadão e as classificações de TI e facilita o entendimento de sua documentação. O CoE pode então administrar a tecnologia, ser uma câmara de compensação para todos os projetos de desenvolvimento cidadão em potencial e se tornar um local de relatório centralizado para dados e métricas.

Conclusão

Dominar a Power Platform pode não ser fácil, mas não precisa ser difícil ou colocar sua organização em risco – e certamente não levará ao mesmo nível de frustração e baixo moral que um grupo de “TI sombra” pode criar. Aprendendo os fundamentos da Power Platform com as ferramentas gratuitas da Microsoft e a experiência de uma empresa Microsoft Gold Certified, você pode construir uma organização moderna que adote totalmente os benefícios das soluções de software de baixo código ou sem código. Veja também nosso artigo sobre as últimas novidades do Microsoft Power Platform!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast